Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

48 horas de natureza

09 de maio de 2010 23

Perto da sua cidade deve haver um vale, uma região serrana, um litoral deslumbrante. O que são 100km, ou 200km percorridos? Muito mais barato que uma passagem de avião. Nesse final de semana, percorri cerca de 120km de estrada e me senti na Itália. Juro.

*

Fui pro Vale dos Vinhedos, aqui no Rio Grande do Sul. Já conhecia, mas dessa vez conheci melhor. E com mais mordomia. Me hospedei na Pousada Borguetto Sant´Ana, numa casa de pedra com lareira, terraço, bom gosto, música suave e vista esplendorosa para os parreirais de Bento Gonçalves. Sai barato, isso? Não sai. Porém, bem mais barato que uma viagem à Toscana.

*

Dois dias de silêncio intenso. De vinho tinto do bom. De plátanos com folhas amarelas e vermelhas lá fora. De desconexão com as notícias do dia. Caramba, como isso é necessário para reordenar nossas prioridades. A vida urbana, caótica e barulhenta não me desagrada de todo, mas é preciso um refúgio, de vez em quando, pra gente lembrar do que importa de fato: o olho no olho, o sabor, o ar puro, a calma, a arte de contemplar.

*

Tudo que eu queria é um refúgio só meu. Tem gente que acha que sou rica, não sou. Mas se for um dia, vou ter um segundo lar com muita madeira, com muita lenha, com muita simplicidade, perto do mar ou no meio do mato, não importa, desde que seja longe de viadutos, asfalto, outdoors, sinaleiras. Não que eu conseguisse viver longe disso tudo a vida inteira: não conseguiria. Iria morrer de tédio. Sou urbana e há um pouco de fumaça correndo nas minhas veias, mas não concebo a vida sem o contato com o verde e com o ar puro. Nos finais de semana, gostaria de ser sempre outra, de dar vazão à bucólica em mim.

*

A gente está sempre querendo o que não tem.

*

Há cento e poucos quilômetros de Porto Alegre tem uma Itália, assim como perto da sua cidade tem uma Tailândia, tem um Machu Pichu, tem um Saara, tem uma floresta amazônica. É só a gente desgrudar da cadeira e se deslocar.

*

O Brasil é safo, mas é deslumbrante.

*

Bom início de semana!

Comentários (23)

  • celso mello diz: 11 de maio de 2010

    Quem não tem uma reforma interior para fazer? O sofrimento é uma realidade, mas as pessoas exigem de você um estado de alegria constante.
    A televisão, os parentes, os amores, até os vizinhos exigem um estilo de vida, no qual parece haver uma vida irreal, totalmente inebriada num constante bem-estar.

    Quem disse que precisamos estar no imaginário estado perfeito de alegria? Somos normais mesmo demonstrando sofrimento, não precisamos fugir desse sentimento

  • ALFREDO diz: 19 de maio de 2010

    Caramba… você fala a minha língua…
    Que coisa incrível. Tudo que você escreve
    é muito universal, pois é o que eu escreveria
    se tivesse o seu dom. Te amo sem te conhecer.
    Ou será que já te conheço, e não tô sabendo?

  • Maria Cristina diz: 12 de maio de 2010

    Martha, querida
    Há alguns anos troquei o último final de semana de `veraneio` pelo primeiro final de semana de `vindima`. Fiquei hospedada num hotel bárbaro no Vale dos Vinhedos e tive a mesma sensação que tu descreveste sobre sentir-se na Toscana. Até hoje lembro do cheiro doce invadindo o carro pelas janelas abertas e do sol da manhã entrando no quarto e nos fazendo carinho. Emoção realmente indescritível e inesquecível. Recomendo a todos.

  • Rubens / Pousada Borghetto Sant`Anna diz: 13 de maio de 2010

    Martha
    Foi uma felicidade para nós, do Vale e da Pousada Borghetto Sant`Anna receber vocês e se ver brindados por tua sensível companhia.
    Estaremos sempre de braços e corações abertos, na expectativa de poder curtir tua presença pelo ar.
    Abraços
    Rubens/Pousada Borghetto Sant`Anna

  • Nathi Hecz diz: 9 de maio de 2010

    Esse era o lugar secreto do Brasil então! Ah, que legal! Acho que vi na tv algo sobre esse lugar, mas faz tempo. Lembro de ter visto MUITA tranquilidade e paz nas faces das pessoas. Dar uma escapulida assim deve ser bom, dar uma desacelerada e relaxar… paz e amor. Aproveita que tu pode, Martha. Um beeeijoo, boa semana!

  • Juliana Amaral diz: 10 de maio de 2010

    Sounds great!! I`m here working hard to get my house with ocean view…Some day…
    Have a nice week, Life is good!!!
    By the way, Happy mother`s day, today, because everyday is your day!!!
    Love,

  • Monica Carvalho diz: 12 de maio de 2010

    Não conheço o Sul ainda, mas fiquei com mais vontade de conhecer depois de ler seu texto. Você tem razão, há poucos dias conheci um parque lindo aqui pertinho de SP, o Parque das Neblinas, um pequeno paraíso. Sou de Minas, e lá também tem belos lugares fora das “cidades”, perto da natureza e abençoados por Deus! bjs

  • Nat diz: 15 de maio de 2010

    Entendo perfeitamente! Morei quase 10 anos em Bento, e sinto a MAIOR falta… Foi um choque muito grande quando vim morar no Rio, mesmo depois de 3 anos ainda não me acostumei. Morro de saudades do RS!

  • Dolores Freire diz: 11 de maio de 2010

    Você tem toda razão, nada como contemplar a natureza para acalmar a nossa vida tão corrida no dia a dia das grandes cidades cidades.
    Me identifico praticamente com tudo que você escreve. Parabéns pela sensibilidade de captar, e pela habilidade de transformar em palavras, os nossos mais profundos sentimentos.

  • Neka diz: 12 de maio de 2010

    Martha, acho dispensável dizer q sou tua fã, gostaria q me indicasses uma crônica tua q fale sobre a mulher com mais de 50anos, que vive tudo por inteiro, que se apaixona por um homem mais jovem e casado, q talvez esteja, por ela mais apaixonado, e o grupo de amigos deles a esteja preterindo fazendo dele um homem ingênuo. Li, de Rubem Alves, “… Até q a morte…”, estou tentando compreender melhor a humanidade ou a hipocrisia. Brigada. Um abraço, Neka

  • Rose diz: 10 de maio de 2010

    olá Martha!
    Que frase bacana “dar vazão à bucólica em mim”…perfeito….
    como diz a linda Música de Almir Sater “Cheiro de Mato”…Esse contato com a natureza é mesmo encantador e faz bem sentir !!! beijos.
    Rose/XAP/SC

  • Leninha Ramos diz: 10 de maio de 2010

    Vale dos Vinhedos é um dos meus passeios favoritos, uma delícia!
    Bjos e Uma Semana cheia de Inspiração pra ti!

  • Marcelle Palhete diz: 13 de maio de 2010

    Nossa eu estava mesmo pensando em fugir dessa loucura toda mas ando em ritmo de prova d vestibular e não posso parar justo agora. Nossa Amei o video da Isabel Allende, é que nessa correria quase não tenho vindo aqui.
    Um grande beijo

  • Cristina diz: 11 de maio de 2010

    Oi Martha, descobri seu blog hoje e fiquei feliz.
    Adorei o toque deste post. Estou aqui tentando escolher um lugar para minha lua de mel e ele foi inspirador. Deu aquele estalo sabe?! rss
    Obrigada.
    Beijos
    Cris

  • Amelinha diz: 10 de maio de 2010

    Como sempre, seus textos nos transportam à outra realidade e nos inspiram…

  • Fabíola Barillo diz: 14 de maio de 2010

    Um amigo me escreveu dizendo que vê cada vez mais distante o sonho de viver em uma comunidade isolada do mundo, no alto de uma montanha, sem uso de dinheiro ou computadores. E eu respondi que partilho do mesmo sonho, porém, essa coisa de morar na montanha me desistimula quando penso na falta que faz papel higiênico, luz elétrica e água quente… rs
    Mas, se para morar não serve, umas férias bem que seriam ultra bem-vindas… rs
    Você me deu uma ótima idéia, Martha.
    Beijo imenso

  • euclides fernando f. rosa diz: 9 de maio de 2010

    sou aqui da campanha mas conheço essa região, morei em roca sales e seguidamente eu ia a bento e caxias onde tenho filhos, e um dos lugares mais lindos que eu passei e passeei, foi o percurso entre Nova roma e Dois Lageados
    ,inesquecivel.

  • PEDRO GIRARDI diz: 10 de maio de 2010

    MARTHA MEDEIROS,,,,CONCORDO COM VOÇE,,,EU E AMINHA ESPOSA JÉ ESTIVEMOS POR DUAS VEZES NESSE PARAISO NA TERRA,,,FOMOS Á GRAMADO,,CANÉLA,,NOVA PETRÓPOLIS ( LINDA)BENTO GONÇALVES,,CAXIAS DO SUL..ENFIM…SEI LÁ QUE TANTOS LUGARES BONITOS,,,,E CULINÁRIA NOTA 10;;;RECOMENDO Á QUEM NÃO CONHECE QUE VÁ ANTES DE MORRER;;;;;;POR FAVOR.

  • gaucho diz: 9 de maio de 2010

    mas quanto saiu esta brincadeira?

  • Ane diz: 11 de maio de 2010

    Como que não nos encontramos por lá? Também fui ao Vale dos Vinhedos esse final de semana. Só que ficamos no hotel Vila Michelos, muito bom tb!
    Realmente o lugar é lindo. que paz! Ainda não conhecia, apesar de morar tão pertinho (Caxias). Com certeza voltarei outras vezes.
    Um abraço!

  • elisa Marcelli diz: 12 de maio de 2010

    Cara Martha: Vc é RICA, porque consegue perceber o que a vida tem para lhe oferecer e disfrutar dela!!!!PARABENS!

  • Fabio Luiz Durigon diz: 9 de maio de 2010

    Seus textos conseguem expressar o que realmente vivenciamos e sentimos no nosso dia-a-dia, por isso sou seu fã, não perco suas crônicas.Parabéns.

  • Roselle diz: 11 de maio de 2010

    Uau! Minha terra é linda mesmo!
    O Vale é tudo de bom!!!!
    Pra nós aqui é algo normal, passa “batido” andamos todos os dias, moramos próximo… Mas de qualquer forma não me canso me deslumbrar-me com as vinícolas, vales e parreirais. Bjos

Envie seu Comentário