Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

De novo por aqui

21 de maio de 2010 21

Olá, todo mundo! Obrigada pelos vários links para a entrevista da Cissa no Jô. Incrivelmente, ainda não consegui assistir, cheguei ontem de viagem e já fui engolida pelo corre-corre, mas nesse final de semana assistirei com calma.

*

Queria contar pra vocês como foi bacana participar do projeto Leitura em Ação, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, um prédio espetacular na Barão de Tefé, no Rio – vale a pena conhecer. No dia em que estive lá houve a inaguração da biblioteca, que é aberta ao público, e eu li textos meus e depois bati um papo com estudantes de duas escolas, e isso foi o que mais me encheu de alegria, porque era uma garotada interessada, mesmo tendo pouquíssimo acesso à jornais e à literatura – ou por isso mesmo. Foi de fato uma ação de inclusão social que, aliás, deveria acontecer em diversos pontos do país. No final do bate-papo houve sorteio de livros e até parecia que se estava sorteando um carro 0km, tamanha a vontade da gurizada em levar os livros pra casa. Fiquei emocionada e convido vocês a entrarem no site para, do jeito que der, participarem dessa corrente pró-cultura.

www.acaodacidadania.com.br

*

Aproveitei minha ida ao Rio para participar de muitas reuniões de trabalho também. Estive com minha editora, Isa Pessoa, da Objetiva, e batemos o martelo, meu novo livro de ficção sai mesmo em outubro e em breve vou anunciar o título. Estive também com Lilia Cabral, prestigiadíssima depois de sua Tereza em “Viver a Vida”: vem mais Divã por aí, dessa vez em seriado para tevê dirigido pelo ótimo José Alvarenga, que dirigiu o filme.  Também conversei com Ana Beatriz Nogueira e Victor Peralta, atriz e diretor da peça Tudo que eu queria te dizer, e soube de algumas alterações que repasso agora pra vocês: a estreia não será mais dia 17 de julho como eu havia anunciado, eles primeiro farão o circuito Sesc aqui no Rio Grande do Sul (já passei pra vocês as datas e cidades) e participarão de alguns festivais de teatro pelo Brasil, para só então estrear no Rio, provavelmente em setembro. E Ana Beatriz estará sozinha no palco, será um monólogo, mas ela me deu uma palhinha e acho que vai ficar sensacional. Sendo a grande atriz que é, se desdobrará em várias personagens das cartas. Por fim, mais bate-papo com mulheres interessantes: jantei com Beatriz Kuhn, psicanalista e idealizadora do movimento Basta! (e minha ex-colega de colégio!), fiz um happy hour com a decoradora Cristina Brasil, que já postou no blog dela suas observações sobre nosso encontro – com fotos! – e tomei café-da-manhã ontem com a filósofa e poeta Viviane Mosé, também grande figura, além de talentosíssima. Depois de tanto assunto, tanto afeto, tanta conversa inteligente e divertida, volto com a cabeça a milhão, cheia de ideias para novos projetos. Bom, bom, bom.

*

Durante o trajeto Rio-Porto Alegre, no avião, devorei o último livro do Philip Roth, “Humilhação”. Roth é o meu Woody Allen da literatura, adoro tudo dele, sou fidelíssima a sua obra, mas esse novo livro não me pegou como os outros, me pareceu escrito com desleixo. Acontece. Minha admiração por ele não diminuiu, e se você nunca leu nada desse autor norteamericano, confira alguns títulos recentes como “Homem Comum”, “Fantasma Sai de Cena”, “O animal agonizante”, todos incríveis, e uma obra-prima chamada “A Marca Humana”.

*

Comprei também o último livro do Nick Hornby, “Juliet Nua e Crua” e o livro “A potência de existir”, de Michel Onfray – já li um livro dele que gostei muito, e dessa vez o título me ganhou. A potência de existir! Comento mais adiante.

*

E a L&PM, minha editora aqui do sul, lançou um produto bárbaro: uma caixa com 5 livros meus: Trem-Bala, Non-Stop, Montanha-Russa, Coisas da Vida e Cartas Extraviadas (4 coletâneas de crônicas e um de poemas), todos em formato pocket. Belíssimo presente para o dia dos namorados!!!! A caixa está a venda na Livraria Cultura, na Livraria da Travessa e em mais alguns pontos, mas todo mundo pode adquirir também pelo site www.submarino.com.br. Eles estão com um preço promocional, vale a pena!

*

Prometi o link para as cenas da peça De mim que tanto falam, está aqui. Não tem a mesma qualidade de som e de imagem do link que postei do “Doidas e Santas”, mas não se deixem levar apenas pela tecnologia, confiram ao vivo!

Bom final de semana a todos, beijos!

Comentários (21)

  • MARIA APARECIDA DAS CHAGAS diz: 27 de maio de 2010

    URGENTE!!!!!!

    Martha, adoro tudo o que escreve, me identifico tanto, como se eu mesma estivesse escrevendo. Sempre sonhei em te conhecer, e ficava pensando: quando essa mulher virá em Goiânia gente!!!
    Fiquei sabendo que estará em Goiânia, amanhã 28/05,seria possível conhecê-la? Ficaria imensamente feliz. Espero que leia essa mensagem antes de vir.
    PARABÉNS, por tudo o que escreve e FELICIDADES SEMPRE.

    Beijos

    Cida Chagas

  • Adilene Araújo diz: 26 de maio de 2010

    Olá querida Martha! É sempre um prazer visitar o seu blog, anoto todas as suas dicas de leitura. Hoje, na verdade, gostaria de saber o que você nos diz sobre a participação que fará no evento SÓ PARA MULHERES aqui em Goiânia. Estou muito animada!!!! Um beijo grande!!!

  • Guilherme Primo diz: 23 de maio de 2010

    Oi Martha, admiro muito seu blog, e aproveitando a passagem por aqui vou te pedir pra, se possível, acessar o meu também, que dá dicas de livros, filmes e séries: http://www.cinelise.blogspot.com
    acessa lá e comenta, espero que goste!! grande abraço

  • Sylvia B. diz: 23 de maio de 2010

    faço um comment geral pelo blog: é de excelência. voltarei pelas novidades.

    S.

  • Sinalva Gesângele diz: 26 de maio de 2010

    Bom Dia MArtha, quase não acreditei quando encontrei seu blog, li tudo,ou melhor quase tudo (risos). Gosto muito dos seus textos, me trazem muitas reflexões, guardo quase todos, com certeza existem alguns que não tenho acesso, tambem entrei no site da ação cidadania e parabenizei-os pelo projeto, a leitura é meu melhor passatempo. Abraço que gostaria de dar pessoalmente porem existe alguns empecilhos` (risos),mas estarei sempre por aqui.

    :)

  • Fleur diz: 24 de maio de 2010

    Li ótimas críticas ao livro Juliet Nua e Crua, e agora com tua dica fiquei ainda mais curiosa… E COM TODA CERTEZA comprarei a edição especial dos teus livros! Abraço.

  • Rosny Aryon Conrad diz: 24 de maio de 2010

    Querida Martha, é a primeira vez que estou te mandando uma mensagem em forma tambem de pedido de autorização e declaração incondicional de fã assíduo de tudo que escreve, você parece que conhece os corações de cada ser humano; nossos segredos, angústias, sonhos enfim tudo o que sentimos e as vezes só nós sabemos, sem saber entender e você com sua imensa sensibilidade nos distrincha.Fiz um Slide Show, aliás eu tenho mais 12, esse fiz com uma linda reflexão sua e peço por favor sua autorização

  • Nathi Hecz diz: 26 de maio de 2010

    Maartha! Fiquei alguns dias sem passar aqui, saudades. Gostei da tua energia neste post, principalmente a tua impolgação por ter voltado com ideias novas. Bacana a caixa de livros! Se eu já não tivesse esses livros, gostaria muito de ganhar de presente. Mas o que eu quero meesmo é ter o Divã. Li em 2007, emprestado. Até hoje não comprei =/. Só esperando outubro para o novo livro – e quando puder, nos conta o título meesmo! Um beijo, flor!

  • Nathi Hecz diz: 27 de maio de 2010

    Bah, no meu último comentário mandei um “impolgação”, que idiota! Eu sei que é “empolgação”, provavelmente me deixei levar pela fala. Mil desculpas! Beijinho!

  • Thayne Bertoldi diz: 23 de maio de 2010

    Quanta notícia boa!E eu vim aqui pra te parabenizar pela crônica desse domingo,um tema tão sério tratado de um jeito,como sempre por ti, leve e tranquilizador.Obrigada por fazer parte do café da manhã dos nossos domingos!beijos

  • Fernanda diz: 21 de maio de 2010

    Martha!
    Esse blog é um achado!
    Aprendi Português (e todas as suas regras e enfeites) lendo suas crônicas.
    O blogg é maravilhoso: bem humorado,simpático, leve, sutil, audacioso, bem informado…

    Teus textos passeiam pelas minhas ideias como que adivinhando o que eu queria ler. É envolvente, mas despretencioso.

    Parabéns!

  • Edilza Pinheiro da Rocha diz: 24 de maio de 2010

    Oi Martha! Só hoje tive conhecimento de seu blog! MUITO bom! Tenho um blog literário, lá resenho os livros de meus autores patrocinadores. Seria um sonho tê-la por lá tbm!Você faz parceria com blogs literários, doando seus livros para resenhas e para sorteios?
    BjO.

  • BRUNA ECCEL diz: 24 de maio de 2010

    Oi Martha, sei que talvez seja te pedir demais, pois com certeza tu não deve ter tempo pra isso. Mas se não for te pedir muito, da uma conferida no meu blog. http://startstoprestart.blogspot.com/

    Beijo!

  • Gregory Prates Boff diz: 25 de maio de 2010

    Martha, sou grande admirador seu, se possível não aceite este comentário, sou “poeta” e gostaria de saber se tu poderia analisar a minha última poesia?
    o problema é que eu não sei qual seu e-mail, sempre que tenho uma graninha compro a ZH, mas por azar nunca é o dia das tuas crônicas, logo, nunca consigo ver qual é o teu e-mail. Desde já agradeço muito.

  • Livia Rios diz: 23 de maio de 2010

    Martha,
    Para você, que sempre dá boas dicas de livros e filmes, aqui vai uma: procure assistir o filme de Silvio Tendler “Utopia e Barbárie”,
    é uma história bem contada de História, ainda que não valesse pela história(mas vale), valeria pelas imagens.
    Sempre procuro seus livros aqui, mas é difícil de encontrar, principalmente esses a que você se refere, fiquei realmente feliz quando vi hoje essa caixinha, fiz questão de me presentiar. Abraços

  • Gustavo Quadra diz: 22 de maio de 2010

    Nossa, que dias foram esses! Novidadades, gente boa…Isso não é trabalho, isso é fazer o que gosta…Sinto que está animadíssima e a mil! A Cristina Brasil tinha anunciado que iria encontrar com você, fui correndo conferir o post, e as fotos vieram depois…Lindas vcs! Beijão, Martha! Bons ventos para você!

  • Maria Isabel do Amaral Gurgel diz: 23 de maio de 2010

    Martha, boa noite. Tudo bem? Queria te convidar para escrever um texto para o meu blob “crise dos 40″. Vc tem um e-mail para que eu possa te enviar mais detalhes? Bom, veja a idéia nessa postagem “pensando em outras crises…”:

    http://networkedblogs.com/45DBR

    Espero que você curta a idéia.

    Fico no aguardo do seu feedback.

    O meu abraço agradecido,
    Bel Gurgel

  • Márcia diz: 24 de maio de 2010

    Oi Martha,
    Adorei seu blog, já anotei as dicas de hoje, nunca li, Nick Hornby e nem Michel Oufray. O último do Philip Roth, nem vou comprar.Sou a do pé quebrado
    Abraço, Márcia

  • Claudia diz: 24 de maio de 2010

    Olá Martha,

    Acabo de comprar a caixa na Saraiva.com para dar de presente para uma amiga. Vou comprar uma para mim também assim que eu terminar de ler o Doidas e Santas. Como já li o Coisas da Vida, esse vou presentear minha irmã. Já disse antes que esse livro vale por 1 ano de terapia! (risos)
    Que lindas você e a Cristina Brasil: “Gaúchas rules”

    Um grande abraço de quem encontra conforto e questionamentos interessantes em seus textos.

    Claudia

  • Claudia diz: 24 de maio de 2010

    (continuando…)

    Hoje é feriado aqui, e num momento Girl Power estou ouvindo só mulheres, se me permite, recomendo os novos da Alicia Keys, Macy Gray, Sade e Corine Bailey Rae…mas não deixe de checar a banda holandesa KANE!

    Boa Semana para você!

  • Danielle Faria diz: 26 de janeiro de 2011

    Oi Martha!
    Acredita que não consegui ver sua entrevista na GNT?
    Fiquei super decepcionada com isso… Esperei a entrevista o dia todo!
    Estou certa que a Marília Gabriela e você foram maravilhosas.
    Beijos!

Envie seu Comentário