Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Cássia Kiss e eu

08 de julho de 2010 37

Olá, pessoal.

Obrigada pelas mensagens deixadas.

Acabo de chegar de Brasília. Já estive lá umas quatro ou cinco vezes, sempre correndo, a trabalho. Considero uma cidade sui generis, diferente de todas que já vi. Não imagino como seja morar lá,  mas me rendo à beleza arquitetônica da capital federal. Cada vez que passo pela Esplanada dos Ministérios meu queixo cai, principalmente à noite, com as luzes iluminando a catedral, o congresso, o palácio do governo, e mais adiante, a incrível ponte JK. Passados 50 anos da inauguração de Brasília, ela segue sendo futurista e tudo indica que nunca ficará datada. A imponência da obra de Niemeyer é algo que faz com que ele mereça mesmo o epíteto de gênio.

*

Mas queria mesmo é contar pra vocês como foi o encontro no Centro Cultural Banco do Brasil. À tarde, antes do evento, me encontrei rapidamente com a Cássia Kiss numa sala de imprensa improvisada no hotel em que estávamos hospedadas. Cássia está linda, jovem, radiante – resumindo, apaixonada. Estava acompanhada do marido, João, e o casal não se desgrudava um minuto, coisa rara de se ver até entre adolescentes. Legal ver uma mulher madura, vivida, já com quatro filhos de relacionamentos anteriores, abrir-se para um novo encantamento. É como eu digo: paixão rejuvenece mais que botox…

*

Então fomos para o CCBB e chegando lá já havia uma longa fila a nossa espera. O auditório lotou, tinha gente sentada no chão. Primeiro o curador do evento, Marcelo Andrade, fez uma rápida apresentação do projeto que se chama Escritores Brasileiros: a cada mês eles levarão um escritor para falar sobre sua obra e um ator/atriz para ler os textos. Nos próximos meses Brasília receberá Luis Fernando Verissimo, Marina Colasanti, Nelson Motta e outros. Não lembro agora o casting inteiro, mas é poderoso.

*

Aí fui chamada ao palco e fiquei uma meia-hora contando sobre como comecei minha carreira, os desvios e mudanças de rota desde a infância até chegar aqui, o que gosto de escrever, como costuma ser a reação dos leitores, enfim, um tricô regado a muito bom humor e informalismo. Eu me senti em casa, e acho que a plateia curtiu também.

*

E então chegou o grande momento: Cassia Kiss subiu ao palco para ler algumas crônicas do meu livro Doidas e Santas. Sempre considerei a Cassia uma atriz intensa, e imaginei que ela talvez desse uma certa dramaticidade ao texto, mas que nada, de cara ela foi tirando os sapatos que apertavam e deixou todo mundo super à vontade. Leu com muita graça e leveza, as pessoas riam demais, foi uma delícia. Eu, que costumo ficar constrangida quando ouço textos meus sendo lidos em voz alta, relaxei e curti, por mim teria ficado lá até a madrugada…

*

Uma palinha pra vocês verem como não estou inventando nada, foi bem assim:

http://www.youtube.com/watch?v=51GSUFgvdoA

*

Bom, aí fomos para a livraria do CCBB, autografei alguns livros e jantamos ali mesmo, no bistrô. Uma noite agradabilíssima, que tem tudo para se repetir no Rio dia 14 de setembro.

*

Antes disso, em agosto, está confirmada minha presença dia 4 em Natal e dia 5 na Feira do Livro de Mossoró, RIo Grande do Norte.

*

Vamos falando. Beijos!

Comentários (37)

  • Maria Cristina diz: 8 de julho de 2010

    Martha!!!!!!!!!

    Show!!! Um Máximo !!! Que honra assistir uma atriz tão importante lendo o que vc escreveu!!! Acabei de assistir…nossa …foi muito legal mesmo !!! Demais !!! Parabéns !!!! Que seu sucesso só aumente !

    Você tem filhas Martha?

    Beijosss

  • Danielle diz: 8 de julho de 2010

    Martha!!!
    Realmente foi ótimo a sua presença ontem no CCBB.
    A Cassia foi fantástica tbm.
    Obrigada por proporcionar momentos tão especiais.
    Sou a Danielle de Uruguaiana,lembra??
    Bjão

  • Marcela diz: 8 de julho de 2010

    Olá, Martha

    sou sua leitora compulsiva!
    moro em Natal, mas não estava sabendo q vc viria por aqui mês q vem
    qual será o evento??

    bjocas!! ^^

  • Deise Mesquita diz: 8 de julho de 2010

    Muito fã dos seus escritos, achei uma outra coisa quase tão boa quanto lê-los: ouvi-los! E na voz da Cássia Kiss, que presente! Obrigada!

  • Denise Dantas diz: 8 de julho de 2010

    Oi, Martha, boa noite!
    Qual será o evento em Natal? Será aberto ao público em geral?
    abraço
    Denise Dantas

  • Ruth Iara diz: 8 de julho de 2010

    Adorei o vídeo. Serve para meu marido, meus filhos e prá mim (:/). Esse vídeo você tirou daqui. Ele deve servir para uma multidão de pessoas que precisam simplificar a vida.
    Ah, estou sempre fazendo a revisão do que vai sumir desta casa, mas as tralhas parecem dar cria.

    Beijo.

  • Patrícia Drummond diz: 9 de julho de 2010

    Martha, obrigada pela presença no CCBB. Foi muito bom conhecê-la. Finalmente! Venho acompanhando sua trajetória de sucesso desde 1995 quando li suas poesias pela primeira vez (Caras, lembra?). Ontem, você autografou o meu/seu livro “Tudo que eu queria te dizer”, para mim o melhor, e me encantou com sua simpatia. Obrigada mais uma vez. Ah! Volte a publicar suas poesias. Não nos prive desse prazer.
    Abraços,
    Patrícia Drummond

  • Silvana Maranhão diz: 9 de julho de 2010

    PA-RA-BÉNS!!!!! Aqui se faz, aqui se colhe!!!

  • Gisléri Gleni diz: 9 de julho de 2010

    Bom Dia Marta

    Talvez por inteira ignorância não lia textos e crônicas antigamente,talvez nem seja por isto e sim por imaturidade,adolescência burra só me importava com o fútil e momentâneo,mas ao adquirir idade e amadurecimento, que nem sempre vem juntos…
    Comecei a ler, o que mais amo são os seus,é como vc nos passa, como uma conversa trivial como papo de amigas,sim todos os fins de semana, me dou ao luxo,”p/mim luxo”comprar a ZH,para poder ler o jornal e as crônicas e textos,só ganhei com isso.Nos dias de hoje me deslumbro lendo
    seus textos inteligentes e fácil de entender,amo muito seu trabalho e esta de parabéns,ainda não tive como associar a leitura por bons livros,preço um pouco fora de meu orçamento, mas sempre que posso me dou ao desfrute e meu deleitar,de ler e apreciar estes raros momentos com um livro na mão.Sobre Cassia Kiss só poderia ser deste jeito ela ler o seu texto, pois passou a mesma admiração e fez fluir com a mesma sua naturalidade, 2 pessoas que transformam nossas vidas,simples e bonitas,com vontade de flutuar em meios a tantos tormentos diarios, o melhor tormentos delirios únicos de uma geração minha hoje com 40anos que deixa-se ao desfrute de querer aprender,mesmo que de um modo simples e barato,mas aprender hoje, ler,cantar e amar, não têm diferença a ordem, pois me dá o mesmo prazer.
    Vc foi uma destas pessoas, que me iluminou neste caminho e posso apenas da melhor e curta frase dizer,te adoro e te agradeço por tudo que já li, quê Criaturas únicas como vc seja sempre iluminadas,que seu Eu interior sempre deslumbre nossas vidas simples.
    Aproveito a oportunidade de indicar uma cantora que ando ouvindo no momento,conheci as músicas desta cantora há +ou- um mês e pouco, mas amei tanto a interpretação e não tiro os fones de jeito nenhum, não sei vc já ouviu e se conhece, pois vc anda por estes mundo de meu deus, enquanto eu fico apenas aqui,ela faz um sucessasso no Brasil, menos aqui no Sul, desperdicio nunca visto ouvidas em rádios,quem sabe vc curte e dá esta sugestão para o pessoal mpbista, embora pra mim, é música boa sem rótulos,falar a verdades rótulos são bons apenas para produtos,rss
    Bom ouça Isabella Tavini,e veja se gosta,espero que sim, pois sugiro pois vc me dá tantas alegrias, que desejo que te passe isto mesmo num rápido lampejar de idéias e claro com flash de ousadia de minha parte.
    Bjs”desculpas se fiz um baita texto, não sei passar e mail,só inteiro e não sei usar Twitter estas coisas,rss no máximo face book par ler e orkut para mandar mensagens, o resto é tudo inteiro.
    Um hipper beijo e um gostoso abraço,sucesso, ouça a Isabella e depois me diga se puderes claro.Ah até amanhã, espero ler teu texto no decorrer dos dias.

  • Gisléri Gleni diz: 9 de julho de 2010

    Bom Dia Marta

    Talvez por inteira ignorância não lia textos e crônicas antigamente,talvez nem seja por isto e sim por imaturidade,adolescência burra só me importava com o fútil e momentâneo,mas ao adquirir idade e amadurecimento, que nem sempre vem juntos…
    Comecei a ler, o que mais amo são os seus,é como vc nos passa, como uma conversa trivial como papo de amigas,sim todos os fins de semana, me dou ao luxo,”p/mim luxo”comprar a ZH,para poder ler o jornal e as crônicas e textos,só ganhei com isso.Nos dias de hoje me deslumbro lendo
    seus textos inteligentes e fácil de entender,amo muito seu trabalho e esta de parabéns,ainda não tive como associar a leitura por bons livros,preço um pouco fora de meu orçamento, mas sempre que posso me dou ao desfrute e meu deleitar,de ler e apreciar estes raros momentos com um livro na mão.Sobre Cassia Kiss só poderia ser deste jeito ela ler o seu texto, pois passou a mesma admiração e fez fluir com a mesma sua naturalidade, 2 pessoas que transformam nossas vidas,simples e bonitas,com vontade de flutuar em meios a tantos tormentos diarios, o melhor tormentos delirios únicos de uma geração minha hoje com 40,que deixa se ao desfrute de querer aprender,mesmo que de um modo simples e barato,mas aprender hoje, ler,cantar e amar, não têm diferença a ordem, pois me dá o mesmo prazer.
    Vc foi uma destas pessoas, que me iluminou neste caminho e posso apenas da melhor e curta frase dizer,te adoro e te agradeço por tudo que já li que Criaturas únicas como vc seja sempre iluminadas,que seu Eu interior sempre deslumbre nossas vidas simples.
    Aproveito a oportunidade de indicar uma cantora que ando ouvindo no momento,conheci as músicas desta cantora há +ou- um mês e pouco, mas amei tanto a interpretação e não tiro os fones de jeito nenhum, não sei vc já ouviu e se conhece, pois vc anda por estes mundo de meu deus, enquanto eu fico apenas aqui,ela faz um sucessasso no Brasil, menos aqui no Sul, desperdicio nunca visto ouvidas em rádios,quem sabe vc curte e dá esta sugestão para o pessoal mpbista, embora pra mim, é música boa sem rótulos,falar a verdades rótulos são bons apenas para produtos,rss
    Bom ouça Isabella Tavini,e veja se gosta,espero que sim, pois sugiro pois vc me dá tantas alegrias, que desejo que te passe isto mesmo num rápido lampejar de idéias e flash de ousadia de minha parte.
    Bjs”desculpas se fiz um baita texto, não sei passar e mail,só inteiro e não sei usar Twitter estas coisas,rss no máximo face book par ler e orkut para mandar mensagens, o resto é tudo inteiro.
    Um hipper beijo e um gostoso abraço,sucesso, ouça a Isabella e depois me diga se puderes claro.Ah até amanhã, espero ler teu texto no decorrer dos dias.

  • Paulo Mesquita diz: 9 de julho de 2010

    Martha,
    também escrevi sobre sua passagem por Brasília no meu Blog. Dá uma olhada lá.
    Eu sou o Paulo, irmão da Priscila que te deu as flores…

    http://emsetratandodisso.blogspot.com/2010/07/umbilical.html
    http://emsetratandodisso.blogspot.com/2010/07/martha-medeiros-bastidores.html

    beijos!

  • Gustavo Quadra diz: 9 de julho de 2010

    Não sei se ver o vídeo foi bom ou ruim…Estou aqui inquieto na cadeira…Olhos brilhando para o monitor…Suas palavras são água corrente, ou melhor, é como o vento: desliza, traz cheiros e com isso, as lembranças, nos cutuca, nos faz pensar e nos movimentar.
    Martha, Marta, Martha, sem palavras para te elogiar…
    Quanto a Cássia?! Essa é a voz, é a intensidade. Lembro ainda da entrevista dela no Marília Gabriela, ela se despiu e falou de tudo. I-N-T-E-L-I-G-E-N-T-Í-S-S-I-M-A!
    Viu o que vc fez? Agora contar os dias, as horas, os minutos e os segundos para dia 14/09. E chegar cedo. Vi que lotou, quero estar confortável e assistir de perto.
    Um enorme beijo para vc e para Cássia.

  • Fernando Ramos Silva diz: 9 de julho de 2010

    Vivo um martírio imperdoável por não ter ido CCBB. Só soube no dia seguinte, pra minha eterna desalegria…

  • Maria Cristina diz: 9 de julho de 2010

    Martha, querida!

    Você tem twitter???????

    Beijos!

  • Nathi Hecz diz: 9 de julho de 2010

    Marthaa, muito legal o vídeo!
    Adoro a Cássia Kiss! No segundo ano tive que fazer um trabalho sobre o filme “Meu Nome Não É Johnny”, no qual ela representou uma juíza. Fiquei com a parte judicial do filme, então tive que argumentar sobre a decisão da personagem da Cássia. Ótima atriz!
    Ótimo vê-la na informalidade, tudo tão solto e bem-humorado! Doidas & Santas tem textos ótimo. Depois de Non Stop, é a coletânea de crônicas que mais gosto. E um dia ainda leio Geração Bivolt. =(
    E, Martha, tu é lindona! Deus me ajude a chegar à tua idade poderosa desse jeito. =)
    Um beijo!

  • Roseli diz: 9 de julho de 2010

    Oi Martha,
    Incrível mas quando li esse livro um dos textos que mais gostei foi justamente esse. Quando virá a São Paulo? Adoraria te ver por aqui.
    Abraços,

  • Vivian diz: 9 de julho de 2010

    Tive a sorte de conseguir ir no CCBB e participar do evento, tirar uma fotinho e conseguir teu autógrafo. Fiquei tão empolgada, tão empolgada ao contar para o meu marido, que ele já está com seus livros na cabeceira para ler, hihihi.
    Em tempo, sou gaúcha e te digo, não é fácil morar em Brasília, mas é ótimo!
    Um beijão :)

  • Nathi Hecz diz: 9 de julho de 2010

    Pequena omissão de plural no meu comentário:
    “… Doidas & Santas tem textos ótimoS…”
    Desculpe, erro na digitação. ;)

  • Maryanne diz: 9 de julho de 2010

    OPA…Natalllllll

    Martha,please, nos atualize do local,hora…nem sei se vai ser aberto ao público,mas desde ja abro o berreiro de: QUERO IRRR…rsrs

    Bjãooo

  • Helaine diz: 9 de julho de 2010

    Martha, não consegui chegar a tempo no CCBB e perdi a chance de conhecê-la pessoalmente. Uma pena. Fiquei muito frustrada. Tomara que você não demore a aparecer por aqui novamente. Da próxima me programo melhor. Beijos.

  • luciano diz: 10 de julho de 2010

    Boa noite Martha…como grande parte das pessoas que lhe admiram, sempre acompanho sua coluna e textos traves da internet, e confesso que busco inspiração muitas vezes em situações no meu dia-a-dia atraves deles.
    Andei vasculhando algum texto que trate a respeito da traição, aquele amor que ficou para atrás, ferido, lascado por uma escolha errada de quem o deixou…e nao encontrei!
    Já da para ter uma noçao que essa é uma situação particular minha…acabei me relacionando com uma pessoa em uma viagem a trabalho ja tendo um relacionamento aqui em Porto Alegre…td foi muito intenso e por nao saber como administrar a situação e me perder em meio a disso tudo, acredite nunca fui um cara GALINHAO… acabei ferindo uma pessoa maravilhosa a qual tenho minhas duvidas de que um dia possa encontrar outra igual. Porem, minha conciencia clama por perdao…Hoje estou solteiro, mas nunca deixei de em enventuais periodos contata-la com a desculpa de desejar um feliz aniversario ou ate mesmo dar um oi.
    Tenho tentado contata-la, porem sinceramente não sei de que forma posso me redimir e revelar que nao sou o personagem de monstro que aparentemente me candidatei;…no e no fundo ela sabe disso…
    Sinceramente, gostaria de te-la comigo…para enfim poder dar continuidade a tudo que deixei para tras.
    Me ilumina, qual a melhor maneira de chegar onde desejo…
    Sei que nada me confere garantia, mas quero tentar ao menos corrir a minha falha.

    Aguardo por um sinal seu afim de acalmar meu coração…Abraços!

  • Michele Rosa diz: 10 de julho de 2010

    Oi Martha, estou morando em Natal RN e adoraria te ver por aqui…
    Me diga como faço pra participar do evento! Vc estará na cidade em agosto né?
    Ficarei mto feliz!!!!

    Grande bjo!

    Michele Rosa

  • Luciana Santos diz: 10 de julho de 2010

    Morri de vontade de estar lá em Brasília!!!! Ah… dia 14 de setembro no Rio? aonde? Eu quero!!! bjos

  • Priscila diz: 10 de julho de 2010

    Gente, que maravilha a Kássia Kiss lendo a crônica, que já é boa por si só, mas que assim, contada por ela, ficou ainda mais gostosa! Fantástico. Parabéns às duas!

  • Sávia Viana diz: 10 de julho de 2010

    Martha!!!

    Te admiro pela tua simplicidade, parabéns!! Eu só imagino como vc se sentiu tendo uma atriz do porte da Cássia lendo alguns trechos do teu belo livro.

    Beijo,

    Sávia

  • Simone Moreira diz: 10 de julho de 2010

    Olá Martha! Sensacional a interpretação da Cassia,foi 10.Tenho o livro e ameeeeei,pois vc fala de uma maneira simples e direta o que vai na alma das mulheres,homens,do cotidiano.Sempre que posso reelei-o.Gostaria muito de ter participado desse encontro.Será que algum dia acontece aqui na serra,em especial Caxias?bjus.

  • maria neusa diz: 11 de julho de 2010

    Martha: há muitos anos-luz sou leitora de suas poesias , suas crônicas e seus romances.Só agora consegui acesso a seu blog.E por causa do seu texto “Antes do dia partir”, que recebi de uma amiga.Tenho dois filhos ,hoje adultos.Quando tinham 6 e 3 anos,uma amiga me ensinou um jogo( ela o jogava com garotos da Febem- a história é longa): à noite,quando eu ia colocá-los na cama,conversávamos sobre “o momento de ser feliz”. Cada um de nós contava um ou mais momentos em que tínhamos sido felizes,naquele dia.Eu faço isso até hoje e sou considerada uma Polliana pela família( pejorativamente).Não sou alienada,acompanho o sofrimento do nosso mundo mas tenho esperança em dias melhores.Seu “antes do dia partir” e meu” momento de ser feliz” são irmãos gêmeos.Beijos amigos e gratos por você existirda maria neusa

  • Talita diz: 11 de julho de 2010

    Muito feliz por saber que vc vem pra cá dia 04! :). Depois coloca a programação aqui! Bjus

  • Léah Mormac diz: 11 de julho de 2010

    Achei seu blog por acaso e que delicioso acaso, mesmo sendo um só de seus textos, gostei muito e veio à calhar pois estou para me mudar de uma casa grande para uma menor, por opção, justamente para me livrar de tralhas e quantas tralhas Meu Deus!!
    Parabéns e obrigada por existir.
    Bjs. Léah

  • Letícia diz: 11 de julho de 2010

    Adoro seus textos e, lidos por Cássia Kiss, é tudo de ótimo!

  • herica diz: 11 de julho de 2010

    Parabéns pelo seu blog….
    Adorei…
    Vc esta convidado(a) a visitar o meu!!!
    Seja bem vindo!
    http://wwwninahhericasantana.blogspot.com/
    http://wwwhistorianasveias.blogspot.com/
    http://universoglobalizacao.blogspot.com/

  • Juliana diz: 12 de julho de 2010

    Parabéns Martha, acompanho você mais ou menos 15 anos e fico muito feliz quando vejo que seu trabalho está sendo cada vez mais reconhecido.
    Bjooossss.

  • Mirian diz: 12 de julho de 2010

    Especial Marta.
    Só quero te deixar um abraço carinhoso e dizer que acompanho seu trabalho faz tempo. Adoro tudo! Livros, crônicas, tudo o que vc escreve me encanta, pelo seu jeito leve de tratar todos os assuntos. Gauchinha porreta!

    Uma big semana pra vc!

  • Mirian diz: 12 de julho de 2010

    Ops! Erro imperdoável: Martha. escrever o nome corretamente é essencial!

    Bjos

  • debora maciel diz: 13 de julho de 2010

    Ola! Gostaria de dizer algo bem inusitado para ter um minuto de sua atenção, mas não sou tão letrada assim. Queria te dizer que como todas as suas palavras e elas alimentam minha vida e meu espírito. O que você escreve parece ter saído de dentro de mim. Leio para minhas amigas e digo que foi escrito pela minha alma gemea, que nem me conheçe mas sabe meus pensamentos e anseios. Li um texto que vc. fala sobre as razões do am
    or, que não basta ser linda e ter todos os atributos para cativar… é fantástico. Estou me sentindo meio assim hoje, fico me perguntando porque não consigo achar alguém que me ame???Gosto de um rapaz impossível, mas qdo ele fala comigo e me beija eu saio do chão. Fazer o que??? Não sou muito ligada a convenções e não tenho vocação p/sofrer. Um milhão de flores p/você e obrigada todos os dias por preencher minha vida. ADORO você! Debora

  • Liane Barros diz: 15 de julho de 2010

    Ebaaaa, Martha em Natal!!!!

    Fiquei muito feliz com a notícia e quero saber detalhes – local, horário, detalhes sobre o evento. Vc não faz idéia do seu público por aqui…
    Grande abraço.
    Com admiração e carinho,
    Liane

  • Hugo Valim diz: 15 de julho de 2010

    Olá, Martha!
    Adorei a leitura da Cássia Kiss, sensacional. E que texto esse seu. Um assunto, aparentemente simples, mas que com o seu jeito de escrever virou um assunto da mais alta importância. Aliás, me fez ver que eu também tenho muita tralha pra jogar fora. É como eu já lhe disse em um outro comentário meu. Você escreve como se estivesse frente a frente com seus leitores, conversando mesmo. Gosto muito do seu jeito de escrever.
    Beijos!!

Envie seu Comentário