Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Um final feliz para Pelado

14 de janeiro de 2009 43

No detalhe, como estava Pelado quando foi encontrado por sua salvadora/Luciano Moraes
Essa história aconteceu em Jaraguá do Sul…

Para quem não sabe, os animais também têm os seus direitos. Em 27 de janeiro de 1978, a Unesco proclamou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Ali algumas coisas interessantes estão escritas, como: “todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem” (Artigo 2º), “nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis” (Artigo 3º) e “o abandono de um animal é um ato cruel e degradante” (Artigo 6º).

Mas para as pessoas de bom coração não é necessário conhecer as leis a respeito ou os direitos dos animais. A sua própria índole lhes diz como tratar os bichinhos. Há quatro meses, a professora de educação física Tatiane Pokrywiecki, 24, estava indo almoçar na casa de sua avó, quando viu uma imagem que a deixou chocada. Um cão estava agonizando na calçada, praticamente sem pêlos porque estava tomado pela sarna.

O bicho também sangrava em diversos pontos da pele e suas costelas estavam salientes de tão magro. Tatiane não teve dúvidas: parou o carro e juntou o pobre cachorrinho. Ao chegar em casa, cortou o pouco pelo que lhe restava sobre o corpo, que escondia feridas, e providenciou alguma comida. “Eu chorei por três dias só de pensar na situação daquele bichinho”, diz.

Do visual que ele ficou com o corte de todos os pelos saiu seu nome, Pelado. No mesmo dia começou a mobilização para ajudar o bichinho. Tatiane ainda não sabia que tipo de doença o Pelado tinha, ou podia ter, e pediu ajuda para a Associação Jaraguaense Protetora dos Animais (Ajapra). Eles disseram que a melhor coisa a ser feita era encaminhá-lo para um hospital veterinário.

Chegando lá, foram oferecidas duas alternativas para Tatiane: ou se sacrificava o cão, ou se fazia um tratamento longo e, por consequência, caro. Mesmo sem saber como iria pagar, ou sequer se ia ficar com o Pelado, Tatiane escolheu o tratamento. Seus amigos se solidarizaram com a titude dela e fizeram pequenas doações para contribuir com o tratamento.

Em pouco tempo ela já tinha todo o dinheiro. Depois de 40 dias de internação, Pelado foi levado para seu novo lar, a casa de Tatiane. lá já vivem dois gatos e mais outro cachorro, mas foi encontrado um espaço para o novo hóspede. “Depois que ele ficou curado, todo mundo queria adotar, mas antes ele estava esquecido”, lembra Tatiane. Hoje em dia, Pelado é só um nome, pois seu pêlo está tão bom que foi para a tosa na última terça-feira.

Para Tatiane essa é uma lição para as pessoas que se negaram a ajudá-lo. “Provavelmente jogaram água quente no bichinho, lhe espancaram e não deram comida, sem falar nos que o abandonaram. São pessoas completamente sem coração. Agora ele está lindo e é super obediente, um ótimo amigo”, diz.

Texto de Claudionei Fernandes, repórter do AN Jaraguá

Postado por Fernanda Lüttke

Bookmark and Share

Comentários (43)

  • Emilio Barletta Neto diz: 13 de agosto de 2009

    No dia que tivermos governantes de verdade, não teremos mais histórias de abandono e maus tratos em animais e crianças. As pessoas que pensam neste pais, precisam começar a tomar providências; essa professora deu o exemplo, espero que seus alunos se espelhem no exemplo.

  • Maria de Fátima Lucas da Silva diz: 7 de agosto de 2009

    Tatiane pessoas com você deveriamestar espalhadas por todo o planeta. Eu sofro muito com o abandono e com os maltratos sofridos pelos animais.

    Tatine Deus te abençoepor este ato tão sublime. Pessoas como você deveram existir milhões por todo planeta. Sofro muito comos maltratos e abandono deste seres filho de Deus.Te admiro muito. Abraços.

  • Fabiana diz: 18 de março de 2009

    Queria parabenizar vc pela sua atitude e dizer-te que pessoas como vc fazem diferença. Muitas bençãos pra´vc e sua família.

  • cecilia diz: 2 de abril de 2009

    querida, você merece o ceu, com certeza seu lugar esta guardadinho,muito bom exemplo,todo deveriam seguilos, isso so faz bem a nossa alma, quanto as pessoas mas sentirao na pele o desprezo, parabens querida

  • SABRINA MARIA ALEXANDRE diz: 6 de novembro de 2009

    SEU GESTO SALVOU O PELADO,COMO QUERIA QUE TIVESSE GENTE COMO VC MESSE MUNDO ASSIM O MUNDO SERIA UM POUQUINHO MELHOR.EU AMO CACHORRO TANTO QUE TENHO UMA POLDO QUE É TUDO PRA MIM MESSA VIDA PRA MIM E PARA MINHA FAMÍLIAÉ HÁ CASSULA O MONE DELA É (REBECA)…MUITO LINDO SEU GESTO ….

  • miguel artoni neto diz: 10 de janeiro de 2010

    OBRIGADO TATIANE, POR VC TER ENCONTRADO O FAMOSO PELADO, O MUNDO SERIA BEM MELHOR SE TIVESSE MILHOES DE TATIANE, POIS EU TENHO DOIS QUE SAO MINHA VIDA, POIS EU ADORO CACHORROS, DEUS TE ABENÇOE, ELE SERA MUITO FELIZ AO SEU LADO E TRARA MUITAS ALEGRIAS PRA VC, DEUS LHE PAGUE.BJS.

  • Everaldo diz: 15 de janeiro de 2009

    Parabéns Tatiane Pokrywiecki, você além de linda é uma pessoa muito boa de coração. Olha também estou abandonado, quem sabe um dia você me encontra e dá todo o carinho como fez com o PELADO. Abração que Deus abençõe você e o Pelado, e continue sendo essa pessoa boa de coração que vc só tem a ganhar, Tudo de bom que você fizer aqui na terra, receberá em dobro.

  • luscelia diz: 15 de janeiro de 2009

    adorei sua atitude!!!!!!!!!!!!!

  • Elisangela L Biancato diz: 15 de janeiro de 2009

    Lindo o exemplo da Tatiane, precisamos de mais pessoas assim.
    Parabéns!

  • claudio diz: 15 de janeiro de 2009

    li a reportagem amei, tenho uma pintxer e bem velhinha, ela e eu a gente vive na praia do ervino……………..

  • josuel diz: 15 de janeiro de 2009

    atitude como essa da tatiane é que me faz acreditar em Deus e que só o amor pode mudar, transformar esse mundo.

  • Maristela Vieira diz: 15 de janeiro de 2009

    Bom dia! Primeiramente gostaria de parabenizar a Tatiane pela solidariedade dela p/ com o pobrezinho por não ter apenas ajudado-o a sobreviver mas acima de tudo, acolhido-o em seu lar dando-lhe carinho e atenção que esses seres merecem. Quero aproveitar também p/ parabenizar o espaço que o Clic RBS do A Notícia tem proporcionado, chamando a atenção p/ os casos e descasos com os animais. Só lamento que na cidade em que resido o descaso seja ainda é maior e pior, nem abrigo possuimos. Abraços.

  • Edio Tomazi diz: 15 de janeiro de 2009

    parabens Tatiane e esta tua atitude que lhe torna nobre de coraçao, porque nao basta ser apenas um (SER) mas tende ser (Humano)
    PARABENS.

  • Cristiane Gesser diz: 15 de janeiro de 2009

    Tatiane, só posso te dizer duas palavras: PARABÉNS E OBRIGADO.
    Parabéns por sua iniciativa, sua coragem e determinação, e obrigado por salvar esse cãozinho, sua atitude só mostra o quanto você é especial.
    um grande abraço!
    Cris

  • sara diz: 15 de janeiro de 2009

    TATIANE É BOM SABER QUE AINDA NO MUNDO EXISTE PESSOAS BOAS COMO VC E EU PESSOAS QUE AMAM OS ANIMAIS E VEM NELES MAIS QUE UM SIMPLES ANIMAL MAIS UM SERZINHO QUE NOS FAZ MUITO FELIZ .OBRIGADO POR SER ESSA PESSOA BOA E GENEROSA ,QUE DEUS TE DE EM DOBRO.SE TODOS FIZESEM UM POUQUINHO DO QUE VC CONSEGUIU FAZER O MUNDO SERIA MELHOR.

  • JOANA MUNHOZ ARRIETA diz: 15 de janeiro de 2009

    Hoje ao ler a noticia do que sta moça fez pelo caozinho, fiquei mto emocionada, pq chegue a pensar que apenas eu tinha piedade desses bichinhos. A diferença entre nós duas é, q/ sempre stive só,qdo tive que ajudar, ninguém jamais m/ deu 1 centavo p/ alimnentar nem pagar veterinário p/ os 31 gatos e 5 cães q/ cuido, alimento, medico e higienizo sózinha tdos os dias. Meus animais cmo o d/ Tatiana chegaram queimados,machucados e com toda a classe de maldade q/ só o bicho homem é capaz de fazer.

  • eliel diz: 15 de janeiro de 2009

    Parabéns Tatiane. Que a vida lhe dê em dobro no mínimo tudo o que fizestes por esta criatura belissima, que tambem é uma vida, embora muitos achem que é um brinquedo, presenteando seus filhos para diversão como se fossem bolas, videogames, carrinhos, ou outras coisas. Você é realmente nobre, não estes malas que vivem nas capas de revistas promovendo suas caras, roupas, carros, etc. E parabéns tb ao reporter do AN Jaraguá pelo Blog. Sucesso a todos.

  • Arcely da Silveira diz: 15 de janeiro de 2009

    Parabéns Tatiana!!!Que Deus te proteja!!!

  • Deise diz: 15 de janeiro de 2009

    Que linda a atitude de Tatiane. Parabéns!! Os animais só dão carinho aos homens, não merecem serem maltratados. História emocionante essa.

  • Regina diz: 15 de janeiro de 2009

    Parabéns Tatiane pela atitude. Você realmente demonstrou ser uma pessoa maravilhosa!!!
    Que Deus lhe abençoe e lhe de muitas alegrias. Você merece!!

  • Sidnei de Carvalho diz: 15 de janeiro de 2009

    Ótimo exemplo a ser seguido, parabéns Tatiana.

  • Fernanda Cristina da Rocha diz: 15 de janeiro de 2009

    Notícias como essa alegram o dia da gente. Parabéns Tatiane por sua atitude!

  • Renée diz: 14 de janeiro de 2009

    Linda atitude!!!
    Parabéns!!!
    O Pelado realmente é mto lindo!!!

  • Marina Giacomelli diz: 15 de janeiro de 2009

    Parabéns pela linda atitude!!!
    Fico feliz em saber que hoje vejo mais pessoas se mobilizando por essa causa!!
    Deus existe e, tenho esperança de um mundo melhor!!

  • alexandre anastácio da silva diz: 14 de janeiro de 2009

    SAÚDE E PAZ PELADO.

  • Marcio José Ronska diz: 15 de janeiro de 2009

    TATIANE PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS…

    Eu sinceramente não consigo entender a indiferença por parte de algumas pessoas quando veem um animal abandonado,jogado a própia sorte.Confesso que quando me deparo com histórias como essa,fico muito feliz em saber que existem pessoas como você.Srs Governantes,sera que é tão dificil dar um pouco mais de atenção para esse proplema grave em nossa sociedade?Tenho esperança que este problema um dia,sera apenas uma recordação.PARABENS A NOTICIA POR ESSE ESPAÇO

  • juliana lima dos santos diz: 14 de janeiro de 2009

    Noticias como essas me fazem pensar que o Brasil ainda tem jeito, pessoas ruins existem, mas as boas sim são destaque. Parabéns pela atitude.

  • paulo roberto kowalski diz: 15 de janeiro de 2009

    Tatiane, vc é pessoa maravilhosa por ter salvo o pelado e ele realmente é muito lindo,se eu pudesse eu pegaria todos os cachorros que encontro na rua,mais infelizmente moro em apto e não posso recolher todos,eu tenho um poodle que o meu xodó, também já salvei um cachorro foi muito gratificante,se as pessoas pensassassem um pouco antes de jogar um animalzinho na rua para que ele fique jogado e passando fome e frio,acredito que não teríamos tantos na rua.A pessoa que faz isto não tem coração.

  • Mariane Raquel Theilacker diz: 15 de janeiro de 2009

    Parabens pela atitude, quantas vezes fiz o mesmo que voce, quando morei em Sao Paulo e outros lugares sempre algum animal esteve na minha vida, nao me arrependo daqueles que ajudei, sinto muito quando lembro daqueles que ignorei.

    Tudo que respira e vive merece respeito.
    Todo bem que fazemos na vida volta em algum momento de uma forma que as vezes ate assusta;” Aquela ajuda no final do segundo tempo, quando tudo parece estar perdido”
    Meus rspeitos a pessoas de fe e de coracao

  • Edna Maria da Silva diz: 25 de janeiro de 2009

    Tatiane, fiquei muito emocionada ao ler a história do Pelado, mas ao mesmo tempo feliz. Ainda bem que existem pessoas solidárias e humanas que se sensibilizam com a crueldade em que muitos animais são submetidos. Parabéns e obrigada por esse gesto de humanidade. Que Deus a abençoe! Um beijo carinhoso para você e seu novo mascote, que por sinal, está lindo!

  • Mari Gaulke diz: 16 de janeiro de 2009

    Tatiane !
    Parabéns pela atitude, dedicação, pelo carinho demonstrado… é isso aí !!
    Sejam felizes você, o Pelado… sua família.

    O Pelado é muito fofo !

    Mari

  • anita diz: 29 de janeiro de 2009

    Parabéns Tatiana !!!
    Você é o exemplo de que cada um de nós pode fazer para ajudar um bichinho abandonado!! Por mais pequena que seja a atitude juntos podemos fazer muito, mesmo sendo cada um a sua maneira!!!! Que Deus a abençoe sempre!!!!1

  • Claudia diz: 17 de maio de 2009

    Vc. é maravilhosa Tatiane….Parabéns!De pessoas com bom coração como vc. que esse mundo precisa…bj!

  • Fernando de Aquino Neto diz: 25 de setembro de 2009

    Aqui em Porto Alegre,é terrivel cão de rua tem muitos…
    Parabens pelo gesto da prof.
    Muitas felicidades para Pelado
    fernando

  • LUANA SILVA SANTOS diz: 12 de junho de 2009

    Tatiane…é uma honra parabenizar uma pessoa com a sua atitude, coragem e coração bom! Com certeza vc será uma dos muitos abençoados como nós, que saberá o tamanho do carinho de um bichinho abandonado em retribuição á proteção e carinho que lhe foi dada, viram os maiores companheiros dos seus donos, capazes de dar sua vida pelo seu protetor que o tirou do pesadelo do abandono e descaso…e PETSHOP nenhuma desse mundo vende ou dá isso de brinde!!!

  • hector fagundes diz: 10 de julho de 2009

    é com grande atitude como a sua Tatiane q pelado graças a vc agora ele tem um lar para viver e peço a Deus q te abençoe para colocar o pequeno pelado num local seguro.obriado

  • Elaine diz: 22 de outubro de 2009

    Parabéns Tatiane pelo seu gesto. Amooo cachorros, e me revolto com a crueldade das pessoas. Eles são grandes amigos, tenho 3. Que Deus te abençoe sempre. Se eu ganhasse na loteria eu queria abrir e ajudar muitas ongs, pois amo d+ cachorros! Parabéns!!

  • Vanessa diz: 22 de outubro de 2009

    Somente quero parabenizar Tatiane pelo belo gesto.

  • morgana diz: 26 de maio de 2009

    cada vez que vejo uma pessoa adotando um animal vejo o quanto Deus é maravilhoso e se preocupa ate mesmo com os animaizinhosss…

  • Fabio Leandro diz: 14 de fevereiro de 2009

    fico feliz em ver mais um exemplo de como se faz pra aínda acreditar nas pessoas, obrigado Tatiane, que Deus abençoe a vc e sua família incluíndo o Pelado!!!

  • Karem diz: 8 de fevereiro de 2009

    Nossa Tatiane, que Deus te abençoe, como ele está lindo e feliz, e ainda dizem que os animais não tem alma, desde quando? Ele parece bem feliz e alimentado!! Parabéns!

  • Henrique Santos diz: 11 de fevereiro de 2009

    Tatiane, me emocionei com a história do Pelado, Deus ilumina as pessoas de boa indole, podes ter certeza que vc é abençoada e terá muitos privilégios em vida, pois aqui se faz aqui se paga ou se recebe. O amor dedicado a esse animal vc com certeza receberá em dobro, isso serve tb para seus amigos que te ajudaram, que Deus te abençoe e guarde.

  • simone diz: 2 de dezembro de 2009

    Parabéns Tatiane por um gesto tão nobre. Fico feliz de saber que existem pessoas de bom coração que se preocupam com estes seres tão maravilhosos. Saibas que um dia serás recompensada. Que Deus te abençoe e te proteja. Espero que um dia todas as pessoas tenham a conciência que os animais também são seres que sentem fome, sede, dor, e que necessitam de cuidados, assim como nós.

Envie seu Comentário