Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 11 novembro 2009

Parabéns!!!

11 de novembro de 2009 0

Reprodução

Não, não é para mim. Já comemorei meus trintinhas na segunda muito bem, obrigada! O aniversariante do dia, entrando para a casa dos 50, é um filme que marcou o nascimento do cinema independente dos EUA.

Em 1959 ainda não havia o Festival Sundance nem o Independent Spirit Awards. Na França, emergia a nouvelle vague como revolução da linguagem cinematográfica, mas, nos Estados Unidos, o ator e diretor John Cassavetes inaugurava, com mais modéstia, mas com igual poder de ruptura, a fonte do cinema da qual beberiam cineastas, contemporâneos e futuros. Nesta data, o mundo conheceria Shadows, primeiro filme de Cassavetes, rodado sob as leis da improvisação do jazz, sem argumento nem protagonistas claros e com um orçamento mínimo.

Rodado com uma câmera de mão 16mm nas ruas de Nova York, com  dos diálogos improvisados e uma equipe composta por colegas de classe do diretor ou voluntários, Shadows mostra o relacionamento entre Lelia (Lelia Goldoni), de pele moreno-clara, e Tony (Anthony Ray) – um tabu para época. A relação começa a desmoronar quando ele conhece os irmãos da moça, todos negros.

Quase desapercebido pelo cinema norte-americano, o filme não passou incólume pela Europa desde sua estréia. O crítico de filmes Leonard Maltin disse que a segunda versão de Shadows (a primeira foi em 1957)  é “um divisor de águas no nascimento do cinema independente americano”.

Cassavetes não pretendia fazer um manifesto ideológico, nem havia publicações que sustentassem suas ideias, muito menos pretensões de criar uma escola. Era ele mesmo: um ator e cineasta que comporia sozinho um raro setor criativo na história do cinema.

“Quando comecei a fazer filmes, queria fazer cinema como Frank Capra. Mas nunca fui capaz de fazer outra coisa que não fossem estas obras loucas e árduas. No final, uma pessoa é o que é.”

Postado por Ju Lessa

E a espera aumenta

11 de novembro de 2009 2

Para quem, assim como eu, está ansiosamente esperando pelo menos novo filme de Pedro Almodóvar a notícia é que teremos que esperar mais alguns dias. A Paramount Pictures anunciou agora que a data de lançamento do filme Abraços Partidos foi adiada de 20 de novembro para 4 de dezembro. Tempo …


 

Foto:Universal Studios

Postado por Ju Lessa