Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2010

Uma lembrança para o Dia das Bruxas

31 de outubro de 2010 0

E para não esquecer que hoje é Halloween …

… e-card muito fofo de Megamente, nova animação da Paramount que chega aos cinemas daqui em 3 de dezembro.

Projeto Olhares sobre o Cinema explora a montagem de Godard

31 de outubro de 2010 0

E mais uma dica de um curso super bacana em Porto Alegre.

O Demônio das Onze Horas

No próximo sábado, dia 6 de novembro, acontece o encontro do montador e professor Milton do Prado com o cinema de Jean-Luc Godard. Símbolo da Nouvelle Vague, na década de 60, Godard tratou a arte, a política, o consumo, os mitos e a religião como linguagem, revolucionando a história do cinema. De personalidade inquieta, o cineasta, autor de obras como Acossado e Je Vus Salue, Marie, mudou várias vezes junto com o seu cinema, mantendo sempre a obsessão pela desconstrução das narrativas tradicionais. Na ocasião, haverá a exibição do filme O Demônio das Onze Horas (Pierrot Le Fou, 1965), seguido de debate.

Segundo Milton, Godard se firmou na história do cinema como um iconoclasta. Intelectual e militante, o cineasta franco-suíço definiu, como um dos membros mais ativos da Nouvelle Vague, vários dos traços transgressores associados ao grupo. Isso o faz ser geralmente lembrado pelas rupturas que promoveu, mas nem sempre por uma de suas mais marcantes qualidades: a de construtor de formas. O encontro servirá para entender e discutir sobre a técnica e o processo de montagem de Jean-Luc Godard.

Contaminando o cinema com a literatura, a pintura, a pop art, o vídeo, a música, entre outras manifestações, Godard expandiu os limites da expressão fílmica como poucos, traçando um dos mais ricos percursos cinematográficos que se tem conhecimento. Esse trajeto expressivo sempre teve na montagem um aliado poderoso, dos cortes abruptos de Acossado (À bout de souffle), passando pela colagem de O Demônio das Onze Horas, até chegar em projetos mais ambiciosos como a série História(s) do Cinema.

Milton do Prado trabalha com montagem cinematográfica desde 1997. Natural de Aracaju (Sergipe), a faculdade de Jornalismo o trouxe a Porto Alegre e para os primeiros estágios em cinema. Dirigiu um curta, O Velho do Saco, com Amabile Rocha, mas foi na montagem que sedimentou seu trabalho. Atualmente é montador, professor do Curso de Realização Audiovisual da Unisnos, faz mestrado em Film Studies na Concordia University (Montreal) e já ministrou curso sobre a Nouvelle Vague. Ele é colunista do blog Amor Louco (amorlouco.wordpress.com/), de sua autoria, e da Revista Teorema. É responsável pela montagem do longa-metragem A Última Estrada da Praia, de Fabiano de Souza, lançado este ano no Festival de Gramado.

O projeto Olhares Sobre o Cinema acontece há três anos, com o objetivo de refletir sobre o cinema, narrativas e técnicas. Tem apoio da Associação Amigos do Museu Julio de Castilho, sendo realizado pela produtora Curta o Circuito Produtora, em parceria com o Museu Julio de Castilhos e Secretaria do Estado da Cultura.

SERVIÇO:

Olhares Sobre o Cinema – Ciclo Diretores
A Montagem de Jean-Luc Godard com Milton do Prado
Sábado: 6/novembro |
Das 13h às 18h
Museu Julio de Castilhos – Duque de Caxias, 1205 – Porto Alegre
Valor da inscrição para o encontro: R$ 95,00
Mais informações: (51) 3024-2337 ou www.curtaocircuito.art.br

Promoção: RED – Aposentados e Perigosos

29 de outubro de 2010 0

Quer ganhar ingressos para RED – Aposentados e Perigosos?

O filme só entra em cartaz a no dia 12, mas o Matinê já garantiu ingressos antes mesmo da estreia.

Então clique aqui e responda à pergunta:

 

Por que Bruce Willis é o “cara” em filmes de ação?

Os autores das oito respostas mais criativas ganham, cada um, um par de ingressos para o filme.

A promoção vale até o dia 5, sexta-feira. Na segunda, dia 8 (véspera do meu aniversário), divulgo os resultados.

Ficou curioso sobre o filme? Então confere aqui abaixo do que se trata…

Frank Moses (Bruce Willis) é um agente especial da CIA aposentado que tem agora uma vida solitária e tranqüila. Pelo menos era, até que um dia um esquadrão da Agência tenta matá-lo. Com a sua identidade em risco e a vida de Sarah (Mary-Louise Parker), uma mulher profundamente carente, envolvida, Frank decide recrutar sua antiga equipe para garantir a sobrevivência de todos.

Baseado na brilhante graphic novel da DC Comics escrita por Warren Ellis and Cully Hamner, RED – Aposentados e Perigosos é uma explosiva comédia com muita ação, estrelada por Bruce Willis, pelos  vencedores do Oscar Morgan Freeman e Helen Mirren e pelo indicado ao Oscar John Malkovich.

Gênero: Ação

Elenco: Bruce Willis (Frank Moses); Helen Mirren (Victoria); Morgan Freeman (Morgan Freeman); Mary-Louise Parker (Sarah); John Malkovich (Marvin Boggs); Richard Dreyfuss (Alexander Dunning); Brian Cox (Ivan Simanov) Karl Urban (William Cooper); James Remar (Gabriel Loeb); Ernest Borgnine (Henry); Michelle Nolden (Michelle Cooper).

Site do filme: www.redofilme.com.br


Novidades sobre 72 Horas

28 de outubro de 2010 0

Já está no ar o site do filme 72 Horas (The Next Three Days), novo trabalho do diretor Paul Haggis (Crash), com Russell Crowe e  Liam Neeson. É só clicar em www.72horasofilme.com.br e conferir as novidades do filme que tem estreia prevista para 26 de novembro.

A Imagem Filmes também divulgou também novas imagens do longa.

No filme, o professor universitário John Brennan (Russell Crowe) leva uma vida perfeita até sua esposa, Lara (Elizabeth Banks), ser presa acusada de um crime brutal, que ela alega não ter cometido. Após três anos de vários recursos negados pela justiça, John percebe que só há uma saída: elaborar um plano de fuga preciso para tirá-la da prisão. Agora, ele e Lara terão apenas 72 horas para fugir. Em uma corrida contra tempo, John irá provar que não há nada mais perigoso do que um homem com tudo a perder.

Resposta para Lívia

27 de outubro de 2010 0

Oi Lívia

Infelizmente houve uma mudança nos procedimentos para criação de promoções e para a entrega dos prêmios. O meu blog, embora esteja vinculado ao clicRBS, é atualizado aqui na RBS TV. Por isso, a entrega dos prêmios começou a ser feita aqui também. De qualquer maneira, vou encaminhar a sua reclamação.

Obrigada pela participação.

Beijos

Promoção – Garfield

27 de outubro de 2010 0

O gato mais preguiçoso do mundo e mais querido está de volta em uma nova aventura 3D. E aqui no Matinê você já pode conseguir ingressos para Garfield 3D, que estreia nesta sexta, dia 29.

Clique aqui e responda à pergunta:

Você prefere lasanha ou hambúrguer? Por quê?

Os autores das 10 respostas mais criativas ganham, cada um ,um par de ingressos para o filme. A promoção vale até a próxima quarta, dia 3. Na sexta, dia 5, divulgo os resultados.

Lembrando:

1) Para participar da promoção, tem que acessar o “clique aqui” ali de cima. Respostas enviadas por comentários aqui no post não serão válidas.

2) A promoção é válida para os cinemas de Porto Alegre.

3) Para saber todos os detalhes, confira o regulamento que está naquele mesmo link ali de cima

Sobre o filme

Sinopse: Nada no mundo faz Garfield tomar algum partido, fora escolher entre hambúrguer ou lasanha. Pois um dia o musculoso supergato Garzooka sai do mundo dos quadrinhos para o dos desenhos animados com uma história terrível, que fará Garfield juntar-se a ele para salvar seus mundos.

Gênero: Animação

Direção: Mark A.Z. Dippé

Resultado – Promoção Atividade Paranormal 2

27 de outubro de 2010 0

Seguem os 10 leitores que ganharam, cada um, um par de ingressos para o filme Atividade Paranormal 2.
A pergunta era: como você enfrentaria um fantasma?

Bárbara Kern
Frase: Pra quem já enfrentou a sogra (leia-se fera) e fez ela ficar um docinho, um fantasma é barbada!

Heleno Garay
Frase: Eu chamaria algum político corrupto, porque esses sim entendem de fantasmas; cheques fantasmas, funcionários fantasmas, contas fantasmas, etc.

Karen Regina Silva de Souza
Frase: Eu roubaria os lençóis deles e lavaria com um sabão em pó ruim, daqueles que deixam a roupa pinicando!

Leonardo Fleck
Frase: Eu o enfrentaria em uma manhã chuvosa de segunda-feira, pois com o meu humor neste tipo de dia, o fantasma que ficaria assustado.

Lívia Laitano
Frase: Com bom humor, chamando para um café, um bate papo e quem sabe até leva-lo para assistir o Atividade Paranormal, para ver se ele não morre de medo!

Luis Felipe Schmidt
Frase: Com uma bíblia, um alcorão, sagrada escritura, livro dos espíritos ou novo testamento! Seja qual for a nacionalidade ou a religião do fantasma, ele vai me entender!

Rafael Vargas Lopes
Frase: Eu me fantasiaria como um fantasma mais assustador que ele e colocaria ele para correr, ou melhor, voar.

Rosane Sindermann
Frase: De igual para igual, pois se visse um morreria de susto e imediatamente viraria fantasma também!!!!!!

Sergio Groff Camara Junior
Frase: Não enfrentaria o fantasma, pois sendo de um mundo diferente não poderia me causar qualquer prejuízo neste mundo.

Valter Morigi
Frase: Com uma boa DR – discussão de relacionamento, como as que tenho com minha esposa, certamente conseguiria fazer o fantasma perceber que ele não apresenta uma atitude digna, que não colabora, não é prestativo nem carinhoso e que surgir assim de uma hora para outra não ajuda na vida.

Para retirar seu prêmio, o vencedor deverá comparecer na RBS TV (Rua Rádio e TV Gaúcha, 189 – Porto Alegre / RS) nos dias 28 e 29/10/2010 das 14h às 17h30min e apresentar o documento de identidade aos responsáveis pela promoção. Este será conferido para a liberação da entrega do prêmio. Não serão entregues os prêmios fora do prazo determinado para retirada e nem em finais de semana e feriados.

Para saber sobre a promoção clique aqui e acesse o regulamento.


Porto Alegre comemora o Dia Internacional da Animação

27 de outubro de 2010 0

Produções animadas serão exibidas nesta quinta em Porto Alegre e no interior do Estado

O Dia Internacional da Animação acontece amanhã, dia 28, às 19h30min, com entrada franca, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em Porto Alegre a Mostra Oficial será exibida no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Há ainda diversas programações especiais em todas as cidades participantes – só no RS serão 26 municípios diferentes – durante toda a semana comemorativa.

Diário de uma Inspectora do Livro de Recordes, de Portugal, é um dos representantes da Mostra Internacional

Além das mostras oficiais de curtas-metragens de animação – uma Nacional e outra Internacional – o evento conta também com uma Mostra Infantil e três mostras especiais: uma para deficientes auditivos, uma para deficientes visuais adultos e outra para crianças deficientes visuais. Estas duas últimas, dotadas de audiodescrição, poderão ser acompanhadas também por portadores de Síndrome de Down e Autismo, pois esse recurso facilita o entendimento e a percepção sobre as obras exibidas.

Tromba Trem – O estrangeiro, de Zé Brandão, é um dos filmes da Mostra Nacional

Através de projeções de filmes, oficinas, exposições e demonstrações de técnicas, o público vai poder conferir o que foi produzido no gênero no Brasil e no Exterior. Em Porto Alegre a agenda começou no dia 25 de outubro, no Instituto NT de Cinema e Cultura, com a exibição gratuita durante toda a semana (até o dia 29/10), sempre ao meio-dia, de seleções de curtas animados nacionais e internacionais de 2009 e de 2010.

Dias de Sol, de  Luciano Lagares, está na Mostra Infantil


Sobre o Dia Internacional da Animação

O Dia Internacional da Animação surgiu em razão da data em que Emile Reynaud, em 1892 e três anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, exibindo ao público imagens animadas. Realizada simultaneamente nos 26 Estados brasileiros e em 30 países no mundo, é o maior evento do gênero a ser realizado no País e que há nove anos acontece em nível mundial. O Dia Internacional da Animação tem como objetivo proporcionar que o maior número possível de espectadores tenha contato com o cinema de animação, sejam produções realizadas no Brasil e no mundo. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA, filiada à Associação Internacional de Animação – ASIFA, e seus membros espalhados por todo o Brasil. O patrocínio é do Fundo Nacional de Cultura, da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura e da Petrobras, e com a parceria da Associação Internacional de Animação – ASIFA.


E para quem está em Porto Alegre, segue a programação:


Mostra Oficial Dia Internacional da Animação 2010
Teatro Dante Barone  – Assembléia Legislativa do RS

A mostra oficial do Dia Internacional da Animação acontecerá no dia 28 de outubro às 19h30min simultaneamente em mais de 400 cidades brasileiras onde serão apresentados uma hora de curtas metragens internacionais de diversas partes do mundo e seguido de uma hora de curtas-metragens brasileiros. A exibição em Porto Alegre ocorre no Teatro Dante Barone.
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101, 1º Andar – Centro
Data: Quinta-feira (28/10)
Horário:19h30min
Programação: Mostra Oficial 2010 curtas-metragens de animação Internacional e Nacional (Não recomendado para menores de 14 anos)


Instituto NT de Cinema e Cultura
Endereço: Rua Marquês do Pombal, 1111 – Auxiliadora
Data: de segunda-feira 25/10 a sexta-feira 29/10
Horário:12h
Programação:
Segunda (25/10) – Mostra Nacional 2009 – Sessão do meio-dia
Terça (26/10) – Mostra Internacional 2009 – Sessão do meio-dia
Quarta-feira (27/10) – Mostra Nacional 2009 – Sessão do meio-dia
Quinta-feira (28/10) – Mostra Internacional 2009  – Sessão do meio-dia
Sexta-feira, 29/10 – Mostra Nacional e Internacional 2010  – Sessão do meio-dia
Obs: (Todas as mostras não recomendado para menores de 16 anos)


Festa Oficial do Dia Internacional da Animação Verde Club:
No Dia 28 de outubro acontecerá na Verde Clube a festa oficial do Dia Internacional da Animação a partir das 23h logo após o encerramento da sessão oficial do evento que ocorrerá no Teatro Dante Barone.
Endereço: Avenida Goethe, 200
Data: Quinta-feira (28/10)
Horário: 23h
Programação: Show da banda Os Cartolas e Exibição de duas mostras do Dia Internacional da Animação

Curtas Gaúchos na Verde
Retorno de Saturno – Dir. Lisandro Santos
2D – 2009 – 12min
Porto Alegre – RS
Sinopse: Um momento de mudança na vida de um homem que completa 29 anos. Segundo a astrologia, o retorno de Saturno é um período de grandes mudanças na vida de uma pessoa. E é o que acontece com um homem que se vê sem emprego, sem
namorada e com três filhos  para cuidar.

X Coração – Dir. Lisandro Santos
2D Digital – 11min30seg – 2007 – Porto Alegre – RS
Sinopse: X Coração conta a história do amor platônico de Alex, o chapista que faz o melhor Xis da cidade, por Val, a band-lider que freqüenta a lanchonete onde ele trabalha.

Leonel Pé-de-Vento – Dir. Jair Giacomini
2D – 15’ – 35mm – 2006
Sinopse: Leonel nasceu Pé-de-Vento, e por causa desse condição, vive isolado de sua comunidade. Até o dia em que é descoberto pelas crianças da escola. Enquanto algumas o hostilizam e perseguem, outras ficam curiosas e se aproximam dele. Mariana investiga a história do guri Pé-de-Vento e, assim, eles descobrem a importância da amizade e da convivência com as diferenças.


Além disso, há várias programações paralelas bem interessantes. Para ficar por dentro de tudo o que ocorre amanhã e nos dias seguintes em Porto Alegre e em outras regiões do país dá para acessar o site oficial – www.abca.org.br/dia. Lá também dá para conferir todos os filmes que estão sendo exibidos.

Primeiro trailer do suspense Desconhecido

26 de outubro de 2010 0

Filme tem Liam Neeson, Diane Kruger, Bruno Ganz e Frank Langella no elenco

 

A Warner Bros. Pictures divulgou o primeiro trailer do suspense Desconhecido, dirigido por Jaume Collet-Serra (A Órfã). No elenco principal estão Liam Neeson (A Lista de Schindler e Fúria de Titãs), Diane Kruger (Bastardos Inglórios), January Jones (da série de TV Mad Men), Aidan Quinn (da série de TV The Book of Daniel), Bruno Ganz (O Leitore A Queda — As Últimas Horas de Hitler) e Frank Langella (Frost/Nixon).

O filme tem produção de Joel Silver, por meio de sua empresa Dark Castle Entertainment; Leonard Goldberg e Andrew Rona, da Dark Castle. Steve Richards, Sarah Meyer e Peter McAleese são os produtores executivos, com coprodução de Charlie Woebcken, Christoph Fisser e Henning Molfenter. O roteiro é de Oliver Butcher, Stephen Cornwell e Karl Gajdusek, baseado no romance Out of My Head de Didier van Cauwelaert.

Liam Neeson interpreta o Dr. Martin Harris, que acorda após um acidente de carro em Berlim e descobre que sua esposa (January Jones) não o reconhece e que outro homem (Aidan Quinn) assumiu sua identidade. Ignorado por autoridades incrédulas e caçado por assassinos misteriosos, ele se vê sozinho, cansado e sempre em fuga. Auxiliado por uma aliada improvável (Diane Kruger), Martin mergulha de cabeça em um mistério mortal que vai obrigá-lo a questionar sua sanidade, sua identidade e até onde ele está disposto a ir para descobrir a verdade.

Desconhecido foi filmado em locações na Alemanha, com algumas tomadas realizadas no Studio Babelsberg, o mais antigo complexo de estúdios de grande escala do mundo. O Studio Babelsberg também assina a coprodução do filme, em acordo feito com a Dark Castle Entertainment.

Desconhecido tem previsão de estreia no Brasil para 2011.

O Melhor do INPUT em Porto Alegre

26 de outubro de 2010 0

Depois de realizar sua primeira semana no Instituto Goethe, a programação do Melhor do Input 2010 passa a acontecer na Sala P. F. Gastal a partir de hoje e até domingo, dia 31.

Realizado pelo nono ano consecutivo em Porto Alegre, graças a uma parceria entre o Instituto Goethe e Secretaria Municipal da Cultura, a programação deste ano conta com 16 produções de 10 diferentes países (Alemanha, Rússia, França, Holanda, Itália, Suíça, Inglaterra, Polônia, Austrália e Bielorússia), distribuídas em sessões com entrada franca.

O grande destaque da programação 2010 é o polêmico e perturbador documentário suíço Tabu, dirigido por Orane Burri. Burri é uma jovem cineasta que recebeu de seu amigo Thomas, 20 anos, diversas horas de material filmado registrando seus últimos momentos de vida, desde o momento em que ele optou pelo suicídio até o seu gesto final. Dez anos após a morte de Thomas, Burri finalmente decidiu se confrontar com este material, que resultou num filme que traz uma abordagem corajosa sobre um dos temas mais controversos da atualidade, especialmente por sua insistente e inexplicável recorrência: o suicídio entre jovens. A transmissão deste documentário pela televisão na Suíça (país em que um jovem se suicida a cada 72 horas) dividiu a audiência e provocou debates sobre a pertinência de veicular um programa dessa natureza, que eventualmente pode incentivar outros jovens a repetirem o mesmo gesto de Thomas.

O curta de animação alemão O Menino e o Monstro é um dos destaques da mostra


O INPUT é uma conferência anual que tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de uma televisão de qualidade, a serviço da formação da cidadania, realizada já há 28 anos, sempre em países diferentes. O Input 2010 aconteceu em maio deste ano em Budapeste, na Hungria, e contou com a presença da produtora Alice Urbim, coordenadora nacional do Input no Brasil. Na ocasião, foram exibidos 80 programas de 29 países, e o que agora os porto-alegrenses irão assistir é uma seleção dos melhores títulos lá apresentados.

Confira a programação e clique aqui para saber mais sobre o Melhor do Input 2010


26 de outubro (terça-feira)
15:00 – III Festival Escolar de Cinema (sessão fechada)
17:00 – Como um Homem na Terra (60’) + Contato (52’)
19:00 – O Menino e o Monstro (6’) + Tabu (52’) + A Festa da Nossa Rua (22’)

27 de outubro (quarta-feira)
15:00 – III Festival Escolar de Cinema (sessão fechada)
17:00 – O Homem Viagra (50’) + País das Maravilhas: Os Ingleses na Cama (60’)
19:00 – Programação 8ª Semana Municipal de Capoeira

28 de outubro (quinta-feira)
15:00 – III Festival Escolar de Cinema (sessão fechada)
17:00 – O Futuro do Jornalismo – Quem Vai Pagar Por Ele? (12’) + 24h Berlim – Um Dia na Vida (40’)
19:00 – Coelhos à Berlim (39’) + A Criança, a Morte e a Verdade (53’)

29 de outubro (sexta-feira)
15:00 – III Festival Escolar de Cinema (sessão fechada)
17:00 – Esterhazy (23’) + A Criança, a Morte e a Verdade (53’) + A Festa da Nossa Rua (22’)
19:00 – Programação 8ª Semana Municipal de Capoeira

30 de outubro (sábado)
15:00 – Programação 8ª Semana Municipal de Capoeira
17:00 – O Menino e o Monstro (6’) + Profissionais do Sexo no Paquistão (21’), sessão seguida de debate com representantes do grupo Somos
19:00 – Coelhos à Berlim (39’) + Os Arquivos da Stasi de Hans Kramer (52’)

31 de outubro (domingo)
15:00 – Programação 8ª Semana Municipal de Capoeira
17:00 – O Menino e o Monstro (6’) + 50 Anos da Mulher Objeto (27’) + O Homem Viagra (50’)
19:00 – Cenas da Vida Íntima de Natalya Rasstrigina (25’) + Tabu (52’)