Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 5 abril 2011

Resposta para Luiza

05 de abril de 2011 1

Valeu Luiza.

Corrigi lá no post

Obrigada.

Beijos

Cinema noir na Sala Redenção

05 de abril de 2011 1

A Sala Redenção – Cinema Universitário está com uma programação dedicada a um dos gêneros do cinema que mais amo: o noir.

O Ciclo Cinema noir: entre sombras e cinzas conta com o apoio do Centro de Entretenimento E o Vídeo Levou. As entradas são gratuitas e os horários das sessões são às 16h e às 19h.

Não dá para perder. Vários clássicos maravilhosos em cartaz. Segue a lista dos filmes (ao lado de cada um, asteriscos de um a quatro, onde quatro é a minha aprovação máxima! Antecipo que sou suspeita para dar opinião, já que, como escrevi acima, sou fascinada pelo cinema noir.)

O Quê: Cinema noir: entre sombras e cinzas
Quando: 01 de abril a 29 de abrilOnde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS)
Quanto: Entrada Franca

O falcão maltês (The Maltese Falcon, EUA, 1941, 100min) de John Huston
******************* (merece infinitos asteriscos!)
01 de abril – 16h
14 de abril – 16h
Uma galeria de pessoas desonestas não se deterá por nada até colocar suas mãos suadas numa jóia encrustada num falcão. O detetive Sam Space quer descobrir porque – e quem pegará a peça. Foi o primeiro filme noir da história.

Laura (Laura, EUA, 1944, 87min) de Otto Preminger ****
01 de abril – 19h – Debate com o professor Fernando Marscarello, Coordenador do curso de Especialização da Cinema da Unisinos.
04 de abril – 16h
Um rico jornalista de língua afiada envolve-se profundamente com a carreira de uma bela jovem chamada Laura. Mas tal envolvimento acaba levando à possessividade e pouco antes do casamento da moça com um playboy, ela é encontrada assassinada. Impressionado por seu retrato e pelas descrições apaixonadas de seus admiradores, o detetive encarregado do caso percebe que ele, também, está estranhamente influenciado pelos encantos de Laura.


Pacto de sangue (Double Indemnity, EUA, 1944, 108min) de Billy Wilder
******************* (merece infinitos asteriscos!)
04 de abril – 19h
05 de abril – 16h
Numa visita de trabalho, o agente de seguros Walter Neff conhece a atraente (e casada) Phyllis Dietrichson. Eles logo se apaixonam e Phyllis o convence a elaborar um plano para assassinar seu marido, depois desse fazer um seguro de acidente pessoal.

Almas perversas (Scarlet Street, EUA, 1945, 103min) de Fritz Lang ***
05 de abril – 19h
06 de abril – 16h
Um homem na crise da meia idade se aproxima de uma mulher mais nova, e a noiva dele a convence a enganá-lo de forma que ambas consigam um pouco da suposta fortuna dele.

Alma torturada (This Gun for Hire, EUA, 1942, 79min) de Frank Tuttle ****
06 de abril – 19h
07 de abril – 16h
O pistoleiro Philip Raven, que é amável com crianças e gatinhos, mata um chantagista, mas é pago pelo traidor Willard Gates com dinheiro “quente”. Enquanto isso, a artista Ellen Graham, que se apresenta em casas noturnas e namora o tenente Crane, está à procura de Raven, atribulado ultimamente por estar relacionado com o comitê do senado. Em busca de vingança, Raven encontra Ellen num trem. Seu relacionamento gradualmente passa de assassino e vítima em potencial, para uma difícil aliança contra um inimigo em comum.

Os assassinos (The killers, EUA, 1946, 102min) de Robert Siodmak ***
07 de abril – 19h
08 de abril – 16h
O Sueco é um ex-campeão de boxe que espera em um velho quarto de hotel, resignado, pelos dois assassinos profissionais que acabaram de adentrar a pequena cidade onde ele se esconde, e que deverão matá-lo.

A dama do lago (Lady in the lake, EUA, 1946, 105min) de Robert Montgomery ****
08 de abril – 19h
11 de abril – 16h
A história se desenrola em Hollywood nos anos 40. Marlowe é contratado para encontrar a desaparecida esposa do editor Derace Kingsby. O detetive começa sua investigação pela casa de campo da família, que fica ao lado de um lago, onde a Sra. Kingsby foi vista pela última vez.

Gilda (Gilda, EUA, 1946, 111min) de Charles Vidor
******************* (merece infinitos asteriscos!)
11 de abril – 19h
12 de abril – 16h
Johnny Farrell (Glenn Ford) é promovido a gerente de um famoso clube noturno em Buenos Aires, de propriedade de um amigo seu. Quando Gilda (Rita Hayworth), a mulher de seu amigo, é apresentada a Johnny ele a reconhece, pois tiveram um caso no passado. É quando o antigo amor existente entre os dois é reacendido.

O 3° Homem (The third man, Inglaterra, 1949, 104min) de Carol Reed ****
12 de abril – 19h
13 de abril – 16h
O novelista Holly Martins (Joseph Cotten) viaja para a Viena pós-guerra onde um velho amigo, Harry Lime (Orson Welles), lhe prometeu um emprego. Ao chegar na cidade ele se depara com o funeral de Harry, e fica surpreso ao saber que algumas pessoas o tomavam por ladrão e assassino. Investigando sobre a morte do amigo, Martins acaba se envolvendo numa rede de intrigas.

A sombra de uma dúvida (Shadow of a Doubt, EUA, 1942, 108min) de Alfred Hitchcock ***
14 de abril – 19h
15 de abril – 16h – Debate com o professor Rogério Felipe Teixeira, de Minas Gerais.
Quando o Tio Charlie vai visitar seus parentes na pacata cidade de Santa Rosa, estão lançadas as bases para uma de suas mais cativantes e emocionantes excursões. Joseph Cotten faz o papel do sedutor Tio Charlie, um assassino ludibriante que viaja da Filadélfia para a Califórnia apenas um passo à frente da lei. À medida que a sobrinha se aproxima da verdade, a única saída para o assassino psicopata é tramar a morte da sua sobrinha favorita, num dos thrillers psicológicos mais excitantes de Hitchcock.


De repente num domingo (Vivement Dimanche!, França, 1983, 111min) de François Truffaut
******************* (merece infinitos asteriscos!)
15 de abril – 19h – Debate com o professor Rogério Felipe Teixeira e com Tânia Cardoso de Cardoso, curadora da Sala Redenção – Cinema Universitário
18 de abril – 16h
Em Paris, Julien Vercel (Jean-Louis Trintignant) trabalha como agente imobiliário. ua vida sofre uma mudança brusca quando Claude Massoulier é assassinado com um tiro de espingarda. Acontece que a vítima era amante de Marie-Christine Vercel (Caroline Sihol), a mulher de Julien, e quando ela é também morta ele se torna o principal suspeito de ambas as mortes.

O mensageiro do diabo (The night of the hunter, EUA, 1955, 93min) de Charles Laugthon **
18 de abril – 19h
19 de abril – 16h
Ben Harper, pai das crianças Pearl e John, é condenado à forca por roubo e homicídio. Antes de entrar na prisão, deixa o dinheiro roubado com seus filhos, que juram guardar o segredo. Na cadeia, Ben conhece um pregador que tenta saber onde o dinheiro está. Quando o pregador sai da prisão, parte em uma busca desesperada pelo dinheiro.


Uma rua chamada pecado (A Streecar Named Desire, EUA, 1951, 125min) de Elia Kazan
****************** (merece infinitos asteriscos!)
19 de abril – 19h
20 de abril – 16h
Vivien Leigh é Blanche Dubois, uma personagem enigmática e presa em uma atmosfera de fantasia. Depois de uma temporada longe, ela volta para a casa da irmã (Kim Hunter), casada com o rude Kowalski – interpretado por um Marlon Brando no auge de sua beleza.


A montanha dos sete abutres (Ace in the hole,EUA, 1951, 111min) de Billy Wilder
******************* (merece infinitos asteriscos!)
20 de abril – 19h
Charles Tatum (Kirk Douglas) está entediado com seu trabalho em um pequeno jornal no Novo México, onde não aparecem oportunidades para boas matérias. Quando surge o caso de um homem preso em uma mina, ele transformará a situação em um grande acontecimento, tomando as rédeas do resgate, fazendo o possível para prolongá-lo e fornecendo informações aos grandes jornais.

Chinatown (Chinatown, EUA, 1974, 130min) de Roman Polanski ****
25 de abril – 16h
Jack Nicholson é o detetive Jacke Gittes, sobrevivendo no clima ensolarado e de moral obscura, na Califórnia do período anterior à guerra. Contratado por uma bela socialite (Faye Dunaway) para investigar o caso extraconjugal de seu marido, Gittes é colhido num furacão de situações dúbias e tradições mortais, desvendando uma teia de escândalos políticos e pessoais, que se chocam em uma única e inesquecível noite em Chinatown.

Corpos ardentes (Body heat, EUA, 1981, 113min) de Lawrence Kasdam **
25 de abril – 19h
26 de abril – 16h
Ned Racine (William Hurt), um advogado sem talento, se envolve com Matty Walker (Kathleen Turner), uma bela e sensual socialite casada, que é dotada de vários atributos físicos mas desprovida de qualquer escrúpulo. Assim Ned se vê dentro de uma intrincada trama recheada de ameaças e incertezas, onde os dois planejam matar o marido dela para ficar com sua fortuna.

Veludo azul (Blue velvet, EUA, 1986, 120min) de David Lynch ****
26 de abril – 19h
29 de abril – 19h
O inocente Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan) percebe que sua perfeita cidade natal não é tão normal assim, quando ele descobre uma orelha humana em um terreno baldio. Sua investigação o leva a um tentador e erótico mistério envolvendo uma perturbada cantora de boate (Isabella Rossellini) e um sádico viciado (Dennis Hopper).

Los Angeles – cidade proibida (L.A. Confidential, EUA, 1997, 138min) de Curtis Hanson ****
27 de abril – 19h
28 de abril – 16h
No início dos anos 50 em Los Angeles, três detetives que usam métodos distintos de trabalho se defrontam com uma trama de conspiração e corrupção policial, que atinge até os mais altos escalões, que estão ligados a um esquema de prostitutas de luxo, no qual cada uma delas personifica uma estrela de cinema.

O homem que não estava lá (The man who wasn´t there, EUA, 2001, 116min) de Joel Coen ****
28 de abril – 19h
29 de abril – 16h
Ed Crane é um barbeiro insignificante que mora em uma pequena cidade no norte da Califórnia. Casado com Doris, leva uma vida extremamente aborrecida. Cansado de seu destino, ele vê na infidelidade de sua esposa uma oportunidade única de mudar radicalmente seu futuro, mas seu plano engenhoso revela segredos obscuros.


Para mais informações, acesse o site da Sala Redenção (clique aqui).