Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Criadouro São Braz, em Santa Maria, tem novos moradores

08 de agosto de 2012 0

Nos últimos dias, o Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria, recebeu novos moradores. Na sexta-feira passada,  dois filhotes de puma nasceram no local e, ontem, chegaram 17 cobras e cinco lagartos, apreendidosem Santiago.

Os répteis estavam em espaços inadequados na casa de um estudante de Biologia da Unipampa de São Gabriel e foram apreendidos pelo 2º Grupo de Polícia Ambiental da Brigada Militar de Santiago. O fato ocorreu no dia 24 de julho. A Brigada Militar (BM) recebeu denúncia de crime ambiental e foi ao local. Durante a fiscalização, foi constatado que espécies animais teriam sido trazidas ao país, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente.

Foto: Patrícia Medina de Oliveira

Foto: Patrícia Medina de Oliveira

Já, os felinos são frutos de uma cruza que teria ocorrido de forma inusitada. É que, quando Magaiver, o pai, chegou ao criadouro, em março deste ano, a fêmea, Melissa, estava no cio. A informação que o dono do local tinha era que Magaiver não poderia reproduzir, devido a uma vasectomia. Porém, o inesperado aconteceu e os dois lindos filhotes nasceram na última sexta-feira.

Foto: Ronald Mendes

Após o nascimento dos filhotes, Magaiver está isolado numa jaula porque Melissa está agressiva com ele devido ao instinto materno, uma vez que ele pode matar os filhotes. Agora, Braz pede ajuda da comunidade para que possa construir um espaço para toda a família puma.

O Ibama orienta que animais mantidos em cativeiro não reproduzam. O chefe do Ibama em Santa Maria, Tarso Isaia, explica que os filhotes serão bem acolhidos, mas o fato de que eles reproduziram é inusitado. Claudia Enk de Aguiar, analista ambiental do Núcleo da Fauna do Ibama em Porto Alegre explica que toda vasectomia tem uma taxa de reversão:
_ Não se sabe se o procedimento é 100%. Então pode ter acontecido uma reversão _ opina.

Você pode ajudar a construir um novo lar para a família puma pelo telefone: (55) 9967-7707

Envie seu Comentário