Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de outubro 2010

Duas substituições e nenhum crime eleitoral

31 de outubro de 2010 0

Foto: Daisy Trombetta

Os resultados da primeira urna chegaram à Justiça Eleitoral de Joaçaba, no Meio-Oeste do Estado, às 17h20min. O dia de votação foi tranqüilo na região. Nos dez municípios que compõem a 18ª e 85 zonas eleitorais, houve substituição de duas urnas e nenhuma ocorrência de crime eleitoral.

O maior problema, como já estava previsto, foi a abstenção dos votantes. Em algumas sessões, os mesários solicitaram reposição dos requerimentos de justificativa. Segundo Simone Almeida, chefe de cartório da 85ª Zona, tudo correu forma tranqüila.

- Tivemos só duas substituições e nenhum crime relacionado à eleição.

As duas zonas somam 118 locais de votação e o número de eleitores ultrapassa os 70 mil.

Bookmark and Share

Que osteoporose, que nada!

31 de outubro de 2010 0


Foto: Daisy Trombetta

De casa até a sessão eleitoral no colégio Melo e Alvim, em Herval d’Oeste, no Meio-Oeste do Estado, foram diversas paradas para descanso. Mesmo assim, o aposentado Marciano Ribeiro de Campos, de 65 anos, fez questão de exercer a cidadania na manhã deste domingo.

Ele driblou os problemas de osteoporose para escolher o novo presidente do Brasil. E fez questão de votar bem cedinho para sobrar tempo aos outros afazeres do dia.

- Não podemos deixar de lado o dever. Sempre há esperança de escolher o melhor e mudar o nosso país.

Bookmark and Share

Campanha de saúde mobiliza mulheres em Piratuba

31 de outubro de 2010 0


Foto: Divulgação

Cerca de 400 mulheres participaram da campanha “Prevenção – Saúde da Mulher”, realizada pela Secretaria de Saúde de Piratuba, de 25 a 30 de outubro. Além do exame preventivo contra o câncer de colo uterino, as mulheres também receberam informações, dicas, orientações e praticaram exercícios para postura e fortalecimento do corpo.

Assuntos como auto-exame, valorização pessoal, auto-estima, cuidados de higiene e outros, específicos para as mulheres foram abordados na campanha.

- O objetivo é incentivar que as mulheres façam os exames necessários, além prevenir doenças, orientar e mostrar que é fácil ter alguns cuidados básicos – comenta a enfermeira responsável pela campanha, Andressa Heckler.

O sábado, dia 30, foi o dia “P”, de prevenção. A Unidade Mista de Saúde funcionou das 8h às 16h e a equipe de saúde atendeu mais de 60 mulheres. Durante a semana de campanha foram realizados 322 exames de prevenção do câncer de colo uterino. No total, 386 mulheres participaram.

A equipe de saúde que realizou a campanha contou com enfermeiras, assistente social, médica e fisioterapeuta.

Bookmark and Share

Escolas isoladas reabrem portas para a eleição

31 de outubro de 2010 0

Foto: Daisy Trombetta

Mesmo desativadas, as tradicionais escolas isoladas do interior de Santa Catarina abrem as portas de tempos em tempos para receber eleitores. As sessões eleitorais geralmente englobam diversas comunidades.

É o caso da Escola Isolada Municipal São Pedro, em Herval d’Oeste, no Meio-Oeste do Estado, que recebeu cerca de 170 eleitores neste domingo. O local fica distante quase 10 quilômetros do centro da cidade.

A maioria dos eleitores inscritos na sessão 073 optou por cumprir o dever na parte da manhã.

Bookmark and Share

Jovem de 18 anos morre em acidente em Jaborá

31 de outubro de 2010 0

Um jovem de 18 anos morreu por volta das 23h deste sábado em um acidente na SC-463 em Jaborá, no Meio-Oeste do Estado. Odimar Gabriel Roman conduzia um Renault Megane, que saiu da pista e bateu em um barranco.

Segundo o laudo da Polícia Militar Rodoviária, o carro capotou e teria parado somente cerca de 100 metros distante do local do primeiro choque. A vítima teve diversas fraturas, principalmente na cabeça.

O corpo do jovem será sepultado no cemitério municipal de Concórdia, às 17h30min deste domingo.

Bookmark and Share

Inscrições para o Festival de Danças de Videira encerram nesta segunda-feira

31 de outubro de 2010 0

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Videira encerra nesta próxima segunda-feira, 1º de novembro,  as inscrições para escolas, academias ou instituições que queiram participar do 6º Festival de Danças de Videira. O evento vai acontecer no Ginásio Poliesportivo Medalhão, no próximo dia 10 de novembro, a partir das 19h.

A diretora do Núcleo de Eventos da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Iliana Schuler, que coordena o evento, explica que a ficha de inscrição e o regulamento do Festival estão disponíveis no site da Prefeitura de Videira (www.videira.sc.gov.br), em um link na página principal. Segundo ela, as fichas de inscrição deverão ser preenchidas e remetidas via e-mail para o endereço eletrônico culturavideira@yahoo.com.br.

As disputas acontecerão em três categorias: infantil, juvenil e avançado. As modalidades apresentadas incluem dança folclórica, dança moderna e contemporânea, ballet, jazz, street dance, dança de salão e estilo livre.

Na edição do ano passado, um público superior a três mil pessoas compareceu ao Ginásio Esportivo do Medalhão, para assistir as apresentações do 5º Festival de Dança de Videira. Durante mais de três horas, cerca de 350 bailarinos de 25 escolas, grupos e academias subiram ao palco, onde colocaram a arte em movimento e,  a expressão corporal foi utilizada como linguagem universal.

Bookmark and Share

Trem de ferro nas grandes telas

29 de outubro de 2010 0

Foto: Divulgação

Cem anos de histórias que deslizam pelos trilhos do trem. A Ferrovia São Paulo – Rio Grande está sendo tema de filme. A equipe de gravações já percorreu mais de quatro mil quilômetros. A ideia é lançar Memorável Trem de Ferro no mês de dezembro, em Piratuba, no Meio-Oeste do Estado.

Serão 20 minutos de história de uma das principais ferrovias do mundo. O filme, do gênero documentário, promete uma viagem pelo mundo a vapor, relembrando uma época que o país seguia o caminho dos trilhos de ferro. E o trem era o principal meio de transporte.

Os cenários misturam lembranças à modernidade. A principal finalidade da produção é resgatar a história de um dos mais audaciosos empreendimentos da construção ferroviária. A equipe fez locações entre os dois extremos do trilho: Itararé (SP) e Santa Maria (RS).

As principais cenas do filme foram gravadas em Piratuba, onde é possível desfrutar de um programa em família a bordo de uma velha Maria Fumaça. A locomotiva a vapor percorre dois estados, até Marcelino Ramos (RS). O passeio de 25 quilômetros dura quatro horas e meia, incluindo uma hora e meia de parada para visitação aos pontos turísticos gaúchos.

Segundo Ernoy Mattiello, um dos documentaristas à frente da produção, o filme promete ser um grande registro histórico. O objetivo é contribuir também para a reativação da ferrovia.

- Estudos apontam que, em cinco anos, não será possível andar pelos trilhos com qualquer tipo de maquinário. O filme quer mostrar isso e tudo o que a ferrovia significou para as gerações antigas.

Mais do que mostrar belas imagens, a intenção é costurar a história. A construção cinematográfica será feita a partir de imagens épicas inéditas, personagens populares e entrevistas dos principais estudiosos do assunto.

A ferrovia

Inaugurada em Outubro de 1910, pela Brazil Railway Company, empresa do conglomerado Farquhar, a ferrovia motivou a Guerra do Contestado e o povoamento da região Meio-Oeste. A construção completa 100 anos em 2010.

Bookmark and Share

Neste ano, mais de 30 novas empresas em Irani

29 de outubro de 2010 0

O setor de Tributação da Prefeitura de Irani contabiliza, de janeiro a outubro deste ano, a constituição de 38 novas empresas no município. Em comparação com o ano anterior, é notado um importante crescimento, já que em 2009 foram 12 novos pedidos de alvará para instalação de empresas.

Antonio de Avila, diretor de Tributação, explica que as empresas estão tendo mais suporte e menos burocracia para abertura de novos negócios. O setor está trabalhando com o Regin ( Portal do Registro Mercantil) e com o Simples Nacional.

- Com isso, temos mais agilidade na abertura de novas empresas.

A maioria dos novos empreendimentos está ligada ao comércio, com a instalação de lojas de confecções seguida pelo setor de transportes.

Irani tem, atualmente, 475 empresas cadastradas, e outros pedidos de instalação já estão em andamento. A prefeita, Adelaide Salvador, observa que o município também possui outros incentivos para novos empreendimentos.

Já foram efetuadas cinco concessões de terrenos na área industrial. Também está em construção no mesmo local o laticínio Lindóia do Sul, que recebeu como incentivo a concessão do terreno e o galpão em pré-moldado.

Bookmark and Share

Inauguração da Iluminação Natalina de Videira acontecerá no dia 19 de novembro

28 de outubro de 2010 0


Decoração está sendo confeccionada Foto: Divulgação

Os preparativos para a Decoração Natalina 2010, elaborada através de uma parceria entre a Prefeitura de Videira e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), já estão entrando na reta final. Artistas plásticas, servidores das Secretarias de Agricultura e Infraestrutura, do Departamento de Serviços Urbanos, CDL e os adolescentes que freqüentam o projeto Preparando para a Vida da Associação de Amparo ao Pequeno Trabalhador, intensificaram os trabalhos para finalizar o material e começar a montagem nas ruas.

Nesta semana, quem passou pela Praça Nereu Ramos, no Centro da cidade, pode acompanhar o início da montagem da Casa do Papai Noel, que vai ganhar um inquilino especial no período das festas de fim de ano. Em tamanho original, a casa poderá ser visitada por videirenses e moradores da região. O espaço terá sala, quarto, banheiro e cozinha, decorados para receber a mamãe e o Papai Noel e envolver crianças e adultos na magia do Natal. A inovação deste ano ficará por conta da instalação de imensas janelas que serão instaladas em toda a extensão da casa, permitindo uma visão panorâmica, mesmo pelo lado de fora.

A montagem da árvore de natal gigante, que encantou o público no ano passado, também já iniciou. Montada no Largo da Estação, a estrutura de 21 metros de altura, ganhará neste ano, uma iluminação moderna e inovadora. A comissão planeja instalar um moderno sistema de iluminação com cerca de 250 tubos luminosos que simulam o efeito de queda de neve ou queda de meteoro.

A inauguração da iluminação natalina e o início da programação do Natal da Gente 2010, estão marcados para o dia 19 de novembro, em um palco que será montado em frente a praça Nereu Ramos. Uma extensa programação cultural deve marcar o período. Entre elas, está a chegada do Papai Noel e o show com o Quarteto Lírico de Florianópolis, que marcará presença na abertura do evento.

Bookmark and Share

Limger promove Dia do Voluntariado na Apae

28 de outubro de 2010 0

As Organizações Limger promovem nesta sexta-feira o Dia do Voluntariado. A ação social conhecida como “Um dia na Apae” possibilita para cerca de 40 funcionários – e também de alguns familiares – a interação com os 150 alunos da Escola Especial Frei Bruno, a APAE de Joaçaba. As atividades começam às 9h, na sede da instituição de ensino (Rua Amiano Pozzobon, 190 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes) e se estende até a tarde.

Muita gente gostaria de fazer algum tipo de trabalho voluntário, ajudar de alguma maneira a quem precisa, mesmo que seja apenas um pouco de atenção. Mas, na correria do dia-a-dia, essa idéia acaba ficando de lado, uma vez que as pessoas não sabem bem por onde começar. Por isso, as Organizações Limger promovem o Dia do Voluntariado entre seus colaboradores desde 2008. Esse é, em muitos casos, o primeiro passo para quem quer ajudar o próximo de um jeito especial.

Na sexta-feira, apenas um número reduzido de colaboradores dará continuidade às atividades administrativas no escritório da empresa. Os demais participaram de momentos de real satisfação e alegria compartilhando experiências com os alunos da escola. Serão realizadas brincadeiras, gincanas, animação com palhaços e muita diversão.  As refeições servidas durante a atividade serão preparadas com a ajuda dos colaboradores da Limger.

Os preparativos para o encontro dos voluntários e alunos começaram a pelo menos um mês e acontecem na empresa e na escola. Enquanto os funcionários da Limger preparam a logística do evento e a programação, os alunos ensaiam apresentações culturais, que serão oferecidas aos visitantes, como uma maneira de retribuir o carinho.

A analista de treinamento da empresa, Franciane da Silva, diz, com base na experiência de outras edições, que as situações vivenciadas durante todo o dia serviram para mostrar aos funcionários que algumas dificuldades são pequenas diante daquelas vividas pelos alunos da Apae.

- A lição que sempre fica é que com esforço e dedicação, as limitações podem ser superadas.

Além de realização pessoal, pois o voluntariado também faz bem para quem ajuda, os funcionários perceberam que para tornar o dia de alguém melhor, basta boa vontade e um pouquinho de tempo.

Bookmark and Share