Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2011

Polícia Militar troca comando da 10ª Região nesta quinta-feira

25 de maio de 2011 0

A 10ª Região de Polícia Militar estará sob novo comando a partir desta quinta-feira (26). O coronel Nilo Pedrini Júnior passará o cargo ao coronel Turibio Skonieczny, em solenidade marcada para as 10h30 na Avenida Barão do Rio Branco, no Centro de Joaçaba. Em caso de mau tempo, o evento será realizado no Clube Cruzeiro.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro, estará presente. Também participam comandantes regionais, comandantes das unidades operacionais e autoridades civis da região.

O coronel Turibio Skonieczny vem de Lages, onde por cinco anos esteve à frente do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O coronel Nilo Pedrini Júnior, que está no comando da 10ª Região da Polícia Militar desde março de 2010, vai assumir o Centro de Comunicação Social da PM, em Florianópolis.

A 10ª Região de Polícia Militar, com sede em Joaçaba, foi criada em 2007 e contempla o 26º BPM (Herval d’ Oeste) e o 15º BPM (Caçador). No total, abrange 32 municípios das SDRs de Joaçaba, Campos Novos, Caçador e Videira.

Bookmark and Share

Dupla tenta assaltar viatura da PM em Irani

25 de maio de 2011 0


Carro foi apreendido pela polícia às margens da BR-282 - Foto: Daisy Trombetta

Uma viatura da Polícia Militar (PM) foi abordada por dois assaltantes às 5h desta quarta-feira no trevão do Irani, no Meio-Oeste do Estado. Por conta da escuridão, a dupla não teria percebido que o carro era policial.

Os suspeitos teriam se assustado e correram para a mata, em direções diferentes. Segundo os policiais que estavam na viatura, que saiu de Ponte Serrada e seguiria para Florianópolis, os assaltantes estavam armados.

Assim que amanheceu, pelo menos 30 policiais civis, militares e rodoviários federais montaram barreiras na região. Com a ajuda de cães farejadores, vasculharam a mata atrás dos suspeitos.

Um carro, com placas de Catanduvas, foi localizado em uma estrada de terra, às margens da BR-282. No porta-malas, a polícia encontrou um pé-de-cabra, cordas, lanternas, celulares e um facão.

Próximo do veículo, jogados na mata, também foram encontrados uma pistola de cola quente, que provavelmente teria sido utilizada na tentativa de assalto, e uma touca balaclava.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a dupla também teria perseguido um caminhoneiro por volta das 3h. A vítima contou à polícia que foi seguida pela BR-153 do trevão até um posto de combustíveis de Água Doce, também no Meio-Oeste.

Até o final da manhã desta quarta-feira, nenhum dos suspeitos havia sido preso.

Refém por 15 horas

A PRF também não descarta que os dois suspeitos que abordaram a viatura da PM estejam envolvidos no assalto ao caminhoneiro feito refém por 15 horas, que começou na noite deste domingo em Vargem Bonita, distante cerca de 10 quilômetros do trevão do Irani.

A vítima também teria sido abordada por duas pessoas, que estavam em uma motocicleta, e chegou a ser atingida por um tiro de raspão na cabeça. Toda a carga de fumo foi roubada.

Bookmark and Share

“Aos Hespanhóis Conphinantes” estreia em Joaçaba no dia 31

22 de maio de 2011 0

Foto: Divulgação


O Cineclube Miguel Russowski apresenta no dia 31 de maio o filme “Aos Hespanhóis Conphinantes”, dirigido pelo cineasta joaçabense Ângelo Clemente Sganzerla. A pré-estreia, marcada para as 20h15min, tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e da Prefeitura Municipal de Joaçaba.

O longa-metragem é uma adaptação do livro homônimo de Othon Gama D’Eça, que narra a viagem de uma comitiva do governo catarinense ao Extremo-Oeste, no ano de 1929. O objetivo era desbravar a região, quase inexplorada e que chegou a ser foco de disputa com a Argentina.

A comitiva, chefiada pelo governador Adolpho Konder, partiu de Florianópolis com destino a Dionísio Cerqueira. A aventura histórica durou 30 dias, seguindo pelas corredeiras do Rio Uruguai e pelo meio da mata, passando por alguns pontos onde cinco anos antes havia cruzado a Coluna Prestes. Foram percorridos quase três mil quilômetros.

Filmada em 35 mm, a produção foi concluída em 2008. No mesmo ano, participou da 32ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, concorrendo com 1,2 mil inscritos e ficando entre os 350 selecionados. O filme também foi apresentado no 10° Festival Internacional de Cinema em Brasília, no 5º Ibero Brasil Cine Festival em Valência, na 4ª Mostra de Cinema de Itabira e no 16º Festival Ibero Americano de Cinema e Vídeo.

Além de Joaçaba, outras 20 cidades catarinenses serão contempladas com o filme. De acordo Ângelo Sganzerla, o objetivo é atingir um público de aproximadamente 80 mil pessoas, em 87 salas de cinema de todo o Estado. O longa-metragem, que tem 85 minutos de duração, também será exibido nas escolas.

Bookmark and Share

Vereadores e servidores de Joaçaba são investigados pelo MP

22 de maio de 2011 0

O Ministério Público (MP) de Joaçaba, no Meio-Oeste do Estado, investiga se vereadores e servidores da Câmara municipal utilizaram dinheiro público para pagar um curso realizado na Capital. A promotoria ainda não sabe quantos nomes vão integrar o procedimento preliminar.

Isso porque o MP vai enviar somente na semana que vem o ofício ao Poder Legislativo, que deve apontar quem participou do curso e se ele foi pago com verba pública. Segundo o promotor Jorge Eduardo Hoffmann, há suspeitas de que o conteúdo das aulas não tivesse relação com as funções.

Caso as irregularidades sejam comprovadas, os envolvidos deverão ressarcir os cofres públicos e podem responder por improbidade administrativa. Hoffmann revela que a conclusão deve sair em 30 dias.

O procedimento preliminar foi instaurado no dia 13 de maio. O MP de Florianópolis teria alertado a promotoria de Joaçaba sobre as supostas irregularidades. Hoffmann não soube informar os dias em que o curso foi realizado.

A presidência da Câmara de Joaçaba disse que não vai se pronunciar antes de receber o ofício.

Bookmark and Share

Noite da Pipoca é na próxima terça-feira na Unoesc

20 de maio de 2011 0

Na próxima terça-feira, dia 24, acontece a Noite da Pipoca, evento realizado pelos cursos de Comunicação Social da Unoesc Campus de Joaçaba e que nesta edição apresentará o filme Os Inquilinos e os comentários do seu diretor, Sérgio Bianchi. Como de costume, a atividade será à noite, a partir das 19h30min, no Auditório Afonso Dresh.

Os Inquilinos é um filme nacional, que aborda a violência na classe média da população brasileira. O elenco reúne nomes conhecidos, como Caio Blat, Cássia Kiss, Fernando Alves Pinto, e Marat Descartes, entre outros. No inicio do ano, foi vencedor dos prêmios de melhor filme, direção e ator, para Marat Descartes, no VII Prêmio Fiesp/Sesi-SP.

A Noite da Pipoca é um evento aberto à comunidade. O ingresso é um quilo de alimento não perecível ou um agasalho. A censura do longa metragem é 14 anos.

Bookmark and Share

Sustentabilidade ensinada com teatro de bonecos

19 de maio de 2011 0


A professora Mara Wolff aprovou a ideia - Foto: Daisy Trombetta

O sapo não vira príncipe e a princesa vai morar na lagoa. O local está poluído e precisa de cuidados extras. Esse conto de fadas ecologicamente correto deve ajudar crianças do Meio-Oeste catarinense a aprender sobre sustentabilidade.

Professores de quatro cidades da região, que lecionam em turmas de 1ª a 5ª série em escolas públicas, receberam um kit para desenvolver espetáculos de teatro de bonecos em sala de aula.

Todos integram o projeto A Lagoa Preciosa, que foi criada por Sérgio Tastaldi, diretor da Turma do Papum, de Florianópolis. Ele desenvolveu um material composto por uma maleta de madeira, que aberta se transforma num palco cênico.

Além disso, o kit  contém cenários, personagens, um CD com a história a ser representada, livro para colorir e cartilha com sugestões para atividades interdisciplinares.

Os próprios professores recortaram, colaram e ensaiaram as peças. Os alunos também devem receber cartilhas explicativas. As ferramentas serão utilizadas como pano de fundo, principalmente nas aulas de artes.

Segundo a atriz Juliana Freitas, que ministrou as oficinas, a ideia é ensinar sustentabilidade de um jeito diferente, lúdico. E chamar a atenção dos pequenos para a necessidade de cuidar do meio ambiente.

- Como a princesa vira sapa, o rei é obrigado a dar mais atenção à lagoa. E os alunos aprendem que também devem preservar – salienta.

Até agora, 130 professores de 20 escolas da rede pública de Campos Novos, Celso Ramos, Abdon Batista e Anita Garibaldi devem utilizar o teatro para ensinar. A proposta do projeto é formar multiplicadores da mensagem.

Os coordenadores do projeto ainda buscam empresas parceiras para levar as oficinas a outras cidades do Estado. A ideia foi aprovada em 2009 pelo Ministério da Cultura e tem o apoio da Lei Rouanet.

Ideia aprovada

Ao abrir a maleta de madeira, os professores encontraram um leque de possibilidades. Segundo Mara Wolff, que leciona educação física em Campos Novos, é possível ampliar a abordagem e contextualizar com os assuntos que já são trabalhados em sala.

- Dá para trabalhar várias coisas. O meio ambiente precisa ser lembrado todos os dias, principalmente na consciência das crianças – afirma.

Bookmark and Share

Cartilha reunirá metodologias de ensino sobre desenvolvimento regional

17 de maio de 2011 0

Elaborar uma cartilha com sugestões de metodologias que podem ser utilizadas para trabalhar o tema desenvolvimento regional em escolas da rede estadual de ensino. Essa é uma das propostas da segunda etapa do projeto de pesquisa “Descentralização, desenvolvimento e participação – o papel dos conselhos de desenvolvimento regional”, realizado pela Área de Ciências Sociais Aplicadas da Unoesc Campus de Joaçaba.

O projeto é desenvolvido pela professora Dra. Eliane Salete Filippim com o auxilio da acadêmica bolsista Késya Margarida Hack. As duas realizaram uma oficina, nesta semana, voltada aos Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) de escolas estaduais de ensino fundamental localizadas na região de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba.

Nessa oportunidade, apresentaram o tema desenvolvimento regional e discutiram a respeito de metodologias que possibilitariam uma formação melhor sobre o assunto no ensino fundamental.

Num segundo encontro, previsto para o dia 3 de junho, os Assistentes Técnicos Pedagógicos  trarão sugestões que serão estudadas e poderão compor a cartilha, que tem a proposta de ser distribuída para todas as escolas públicas estaduais da região de abrangência da SDR Joaçaba, o que compreende 13 municípios.

Conforme explica a bolsista Késya, a elaboração da cartilha é uma das propostas elencadas na primeira fase do projeto de pesquisa cujo objetivo é criar uma metodologia de capacitação para os conselheiros do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Joaçaba. Segundo ela, como a comunidade não pode ficar de fora das discussões e decisões acerca do desenvolvimento das suas regiões, a pesquisa elaborou também propostas de ações que podem auxiliar na formação de cidadãos informados e conscientes do seu papel na sociedade.

O projeto de pesquisa, iniciado em 2009, tem término previsto para julho deste ano. Até lá, será elaborado o conteúdo da cartilha e o projeto para aprovação e destinação dos recursos necessários para a sua editoração gráfica e impressão, os quais deverão ser destinados pela SDR. A distribuição às escolas também ficará a cargo do Governo do Estado.

Bookmark and Share

Pesquisa desenvolvida no Meio-Oeste Catarinense é apresentada na Áustria

13 de maio de 2011 0

Em abril, a professora Dra. Elfride Anrain Lindner, do Curso de Engenharia Civil da Unoesc Campus de Joaçaba, apresentou os resultados da pesquisa desenvolvida como tese de doutorado na Assembleia Geral da União Europeia de Ciências da Terra, realizada em Viena, capital austríaca.

O trabalho intitula-se “Proposta de Índice de Umidade Tank para previsão de enchentes e secas na bacia hidrográfica do Rio do Peixe, em Santa Catarina, Brasil”. Como demonstra o título, o estudo apresenta como ferramenta para alertar o risco de enchentes ou a continuidade de estiagem o Índice de Umidade Tank (IUT) – índice desenvolvido a partir da análise de dados de precipitação, de evapotranspiração e da estimativa de vazão.

O índice foi validado através da associação aos eventos hidrológicos extremos de excesso ou de escassez hídrica ocorridos na bacia hidrográfica do Rio do Peixe, ao longo de 28 anos, registrados em 290 decretos municipais de situação de emergência e ou calamidade pública, reconhecidos pela Secretaria de Defesa Civil.

A professora explica que o IUT torna-se uma ferramenta para a tomada de decisões no gerenciamento dos recursos hídricos de uma bacia.

- O conhecimento prévio de ameaças de enchente ou do recrudescimento de estiagens permite ações preventivas, a mobilização da sociedade organizada, da defesa civil, protegendo o patrimônio e, principalmente, vidas humanas – diz.

A pesquisa em que foi determinado o Índice de Umidade Tank para a região de abrangência da Bacia do Rio do Peixe é resultado da tese de doutorado em Engenharia Ambiental, defendida em 2007 no Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Seu desenvolvimento teve o apoio de vários estudantes de Engenharia Civil da Unoesc, hoje já formados, e dos professores da Universidade.

Suas conclusões também foram apresentadas em 2009 na 8ª Assembleia Científica da Associação Internacional de Ciências Hidrológicas (International Association of Hydrological Sciences – IAHS) em Hyderabad, Índia, e publicado integralmente na Inglaterra, como capítulo do livro Red Book de 2009 (Hydroinformatics in hydrology, hydrogeology and water resources. 1 ed. Wallingford: IAHS Press, 2009, v. 1, p. 314-323).

A apresentação na Assembleia Geral da União Europeia de Ciências da Terra foi feita de forma resumida (Abstract), com a apresentação de pôster enquadrado no tema “Ciências Hidrológicas, Hidrologia de bacias hidrográficas, Eventos hidrológicos extremos: das secas às enchentes”. O material está disponível na publicação Geophysical Research Abstracts, Vol. 13, EGU2011-3658-5, 2011. EGU General Assembly 2011.

Congresso Mundial da Água

Em setembro, o Índice de Umidade Tank voltará a ser apresentado, dessa vez no Brasil, mas ainda assim em um evento internacional: o XIV Congresso Mundial da Água, que será realizado em Porto de Galinhas, Pernambuco.

Bookmark and Share

Piratuba inaugura Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável

11 de maio de 2011 0

Foto: Divulgação

Inaugura na próxima sexta-feira, o Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável de Piratuba. O local, como o próprio nome já diz, foi criado para exemplificar práticas que possam minimizar possíveis danos ao meio ambiente.

Para a construção, não foram derrubadas árvores e nem causados danos ao meio ambiente. Os tijolos são ecológicos, a água vem da captação da chuva, as janelas são grandes e em quantidade suficiente para garantir a economia de energia elétrica.

Os telhados, por sua vez, foram colocados afastados, com o espaço necessário para permitir a ventilação natural das salas. Os móveis foram reformados e tratados com técnicas manuais, sempre utilizando materiais sustentáveis, como por exemplo, o bambu.

Na prática, as atividades que entram em funcionamento após a inauguração incluem trilha das Palmeiras, a cisterna, a horta e o tratamento zona de raízes. Também faz parte do projeto a produção de plantas ornamentais, medicinais e mudas nativas.

A obra inicialmente seria uma ampliação da Escola Socioambiental que funciona em Piratuba há mais de 10 anos, porém com o apoio e investimentos dos parceiros, a prefeitura ampliou o projeto.

As atividades a serem desenvolvidas fazem da antiga escola socioambiental de Piratuba um centro de referência em Desenvolvimento Sustentável.

- A escola já provou que funciona e dá resultados. A intenção é fazer com que as atividades lá desenvolvidas sejam referência em ensino, pesquisa e extensão, com uma visão social, ambiental e ecológica – explica o prefeito Adélio Spanholi.

A estrutura será utilizada inicialmente por cerca de 50 alunos. Eles terão aulas teóricas e práticas com atividades relacionadas a questões ambientais com temas como o solo, água, fauna e flora. Os estudantes de famílias de baixa renda, por exemplo, terão a oportunidade de conhecer o manejo no cultivo florestal de hortas, jardins e plantas medicinais.

Bookmark and Share

Guerra do Contestado é tema de exposição no Museu do Vinho Mario de Pellegrin, em Videira

11 de maio de 2011 0


Exposição estará disponível até 12 de junho - Foto: Divulgação

Detalhes da Guerra do Contestado, o  maior  conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916, já podem ser vistos em uma exposição no Museu do Vinho Mário de Pellegrin. A Prefeitura de Videira, através da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado abriu nesta terça-feira, a mostra temporária: Guerra do Contestado: Peludos x Pelados.

A exposição que conta com acervo bélico (armas brancas e de fogo), acervo cênico, fotos e textos, estará em Videira até o dia 12 de junho. Os visitantes podem compreender e conhecer um pouco da disputa que envolveu cerca de 20 mil camponeses, que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e de Santa Catarina.

Guerra do Contestado: Peludos x Pelados funciona na Sala de Atividades Temporárias do Museu do Vinho Mário de Pellegrin. Os horários de visitação são: de terça a sexta-feira das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h. Já aos sábados e domingos, a exposição está aberta das 13h às 19h.

Serviço:

Exposição temporária Guerra do Contestado: Peludos x Pelados.

Local: Sala de Atividades Temporárias do Museu do Vinho Mário de Pellegrin

Rua Padre Anchieta, nº 344, Bairro Matriz – Videira

Período: 10 de maio a 12 de junho de 2011

Bookmark and Share