Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de novembro 2011

Sete quilos de maconha são apreendidos na rodoviária de Caçador

30 de novembro de 2011 0

Sete quilos de maconha foram apreendidos na noite de segunda-feira na rodoviária de Caçador, no Meio-Oeste. Um homem de 47 anos, que estava com a droga, foi preso em flagrante.

Valdemar Costa estava em um ônibus que saiu de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste, e iria para Lages, na Serra. O entorpecente estava dividido em oito tijolos, em meio às roupas que estavam numa mochila.

O suspeito tinha mandado de prisão em aberto na comarca de Joinville, no Norte, por furto, assalto e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Caçador.

Bookmark and Share

Desfile das escolas de samba será lançado neste sábado em Joaçaba

30 de novembro de 2011 0

Será lançado oficialmente neste sábado o desfile de carnaval 2012 de Joaçaba. Uma feijoada deve dar o pontapé inicial no evento, marcado para o dia 18 de fevereiro. A Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (Liesjho) deve mostrar o material gráfico da maior festa popular do município.

Representantes das três escolas que concorrem ao título devem participar do evento e apresentar os enredos que vão desfilar pela avenida. Abaixo, conheça um pouco do que cada agremiação está preparando para o espetáculo:

Aliança

Quase três meses antes do carnaval, a escola de samba Aliança está com metade do desfile pronto. Faltam detalhes, cola, tinta e lantejoula para dar vida aos protótipos. As esculturas das cinco alegorias estão prontas e ganham um toque final de cola e papel, antes de virarem gigantes na avenida.

No barracão da agremiação, que levará para a avenida o enredo Em 3 minutos, os funcionários já confeccionam parte das alas, que devem ser 17 ao todo. Segundo o carnavalesco Carlos Fett, o macarrão instantâneo vai ser o foco principal do desfile.

Para chegar até ele, a escola vai contar a história do macarrão, desde os primórdios até o acréscimo dos molhos variados e coloridos que existem atualmente. Fett explica que, ao contrário do que muitos imaginam, a massa não foi inventada na Itália.

A combinação do trigo com o ovo teria origem na China e foi difundida pelo mundo até chegar ao Japão, onde foi inventado o macarrão de preparo rápido, hoje conhecido como lámen.

De modo geral, a escola deve contar na avenida sobre a invenção da mistura que originou as primeiras massas, a queda da iguaria no gosto do povo e a utilização do alimento em tempos de escassez do arroz. Por fim, a ideia é mostrar como o lámem integra a lista de alimentos do futuro sendo utilizado, inclusive, em viagens espaciais.

- O ultimo carro vem com uma ideia futurista, mostrando que o lámen será cada vez mais comum daqui para frente e, inclusive, já foi utilizado como alimento pelos astronautas – adianta Fett.

Vale Samba

Com ar de mistério, a Vale Samba ainda não divulgou o nome do enredo que vai apresentar na avenida. Os torcedores da escola sabem apenas que o desfile vai utilizar uma linguagem lúdica para falar sobre as comunicações.

O carnavalesco Ernani Siqueira adianta que a ideia da agremiação é “carnavalizar” o tema, sem seguir cronologia histórica. Segundo ele, o público pode esperar muitas surpresas na avenida, inclusive um formato diferente para o desfile.

- Estamos com metade dos trabalhos prontos. Nesse processo, a busca é trazer, a cada dia, uma surpresa a mais na avenida – garante Siqueira.

A escola é a atual campeã do carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste e pretende manter o título. Para isso, vai entrar na avenida com seis alegorias, 23 alas e cerca de 1,2 integrantes.

Conforme o carnavalesco, o desfile pode ser aguardado com surpresas e novidades. Ele diz que ainda não pode revelar muito sobre o trabalho, mas garante que muitas ideias iniciais estão se transformando na prática, para encantar os olhos do público, inclusive com novos formatos de alegorias.

Unidos do Herval

Com trabalhos adiantados e promessa de levar luxo à avenida, a escola Unidos do Herval, a única de Herval d’Oeste a integrar o desfile em 2012, quer surpreender o público. Para se garantir na disputa ao título, os funcionários do barracão trabalham pesado e estão com as tarefas adiantadas.

Todos estão unidos pelo eixo central do enredo: a colonização japonesa da cidade de Frei Rogério, na Serra catarinense. A agremiação entra na avenida do samba com o enredo Uma história. Um memorial. A unidos canta a paz universal.

O tema deve ser desenvolvido do ponto-de-vista cultural, sem o envolvimento de nenhum produto específico, como patrocinadores, por exemplo. Conforme o carnavalesco Zezzo Henzze, a ideia é fazer uma homenagem ao Japão, com foco na reconstrução do país após as bombas atômicas.

Ele adianta que comunidades nipônicas de Santa Catarina terão destaque e devem integrar o desfile. Também sobrará espaço para falar da cultura, da beleza e dos costumes, com foco na mensagem de paz.

Conforme Henzze, a escola entra na avenida com alegorias grandiosas e motorizadas. A menor delas tem 12 metros de comprimento. A ideia é preenchê-las com cultura, religião, cultivo de frutas e a tradicional florada das cerejeiras de Frei Rogério.

Bookmark and Share

Mesorregião Meio-Oeste inscreve 184 ideias no Sinapse da Inovação 2011

29 de novembro de 2011 0

O Sinapse da Inovação, programa que resultará na geração de empresas e na criação de produtos ou processos inovadores, teve 1.175 ideias inscritas em 2011. Do total, 184 são da mesorregião Meio-Oeste, que abrange municípios pertencentes às Secretarias de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Videira, Caçador, Campos Novos e Curitibanos.

- Ficamos em segundo lugar no número de ideias inscritas, atrás apenas da mesorregião da Grande Florianópolis –  informa o coordenador do Sinapse da Inovação na mesorregião Meio-Oeste, Moisés Diersmann.

Nesta terça-feira, em reunião com o secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jair Lorensetti, Diersmann lembrou que neste ano o Sinapse da Inovação contemplará 100 projetos, sendo que cada um receberá R$ 50 mil em subvenção econômica, capacitação e consultoria tecnológica. A escolha será realizada em três fases, que ocorrerão até abril de 2012.

A expectativa é de que a mesorregião Meio-Oeste também supere o número de ideias premiadas nas últimas edições do programa, quando foram aprovados nove projetos (três em 2009 e seis em 2010). Para Lorensetti, além de estimular o desenvolvimento regional e fortalecer a cultura do empreendedorismo inovador, o programa é uma oportunidade de geração de emprego e renda.

O Sinapse da Inovação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC).

Bookmark and Share

Herval d’Oeste não terá decoração natalina nas ruas

29 de novembro de 2011 0

Ao contrário da maioria das cidades, a decoração natalina não deve tomar conta das ruas de Herval d’Oeste, no Meio-Oeste catarinense. O projeto para iluminar a cidade, orçado em R$ 82 mil, foi vetado pelos vereadores.

O parlamentar Adelar Provenci (PSDB) pediu vistas ao documento por considerar um investimento alto do município, já que a aplicação do dinheiro não teria sido bem explicada. O projeto será votado novamente no próximo dia 13.

Com isso, mesmo que a ideia seja aprovada em segunda instância, a prefeitura já considera inviável a instalação da decoração e a realização de shows, que seriam em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Davi Froza, algumas atrações já estavam confirmadas, mas ainda não haviam sido contratadas. Ele afirma que o projeto só não foi encaminhado antes ao Legislativo porque a prefeitura esperava parecer sobre recursos do Estado.

- Como os vereadores sabiam do projeto, aguardamos até última instância a resposta do Estado. Mais uma vez, a cidade vai ficar sem o Natal que merece – lamenta Froza.

A principal justificativa para a reprovação do legislativo estaria ligada à falta de tempo para viabilizar o projeto, já que ele foi entregue na Câmara no último dia 22. Outro argumento é de que o documento não explicava em quais atrações seria aplicado o dinheiro.

Bookmark and Share

Prefeito e vice de Jaborá serão eleitos na próxima terça-feira

29 de novembro de 2011 0

Está marcada para as 8h da próxima terça-feira a eleição indireta que vai escolher os novos prefeito e vice-prefeito de Jaborá, no Meio-Oeste do Estado. Eles devem tomar posse no dia 7.

Os nove vereadores da cidade vão escolher entre duas chapas que concorrem aos cargos, uma do PMDB e outra formada por PSDB e PSD. O voto será secreto e a previsão é de que a eleição dure cerca de uma hora e meia.

As cédulas devem conter apenas o nome das chapas. Escolhendo uma delas, o legislador elege automaticamente o prefeito e o vice. Na prática, o voto para os dois cargos será unificado.

Após a escolha, a ata da sessão extraordinária é encaminhada ao Cartório Eleitoral para oficialização da votação. No dia seguinte, os vencedores já podem tomar posse nos cargos.

Segundo Paulo Poyer, presidente da Câmara de Vereadores de Jaborá, a chapa do PMDB ainda não oficializou o nome dos candidatos. Pela outra chapa, concorrem o vereador Deoclécio Parisoto (PSD) para prefeito e o também vereador Carlos Pinto (PSDB), atual prefeito em exercício, como vice.

A eleição indireta é prevista em lei após a cassação de prefeito e vice-prefeito. Os antigos chefes do Executivo, Luiz Nora e Barcelides Nicolli, foram cassados no último dia 10 por improbidade administrativa, após a prorrogação indevida de um concurso público.

Bookmark and Share

Já é Natal em Joaçaba

28 de novembro de 2011 0



Bom Velhinho chegou à cidade na noite de sábado - Foto: Divulgação


Mesmo com a chuva forte, o Papai Noel chegou à cidade na noite de sábado, encantando milhares de pessoas que estavam na Praça da Catedral. O show de Almir Sater ficou para a tarde deste domingo, quando o sol brilhou.


No domingo, Almir Sater encantou o público - Foto: Divulgação


Durante uma hora e meia, o cantor interpretou sucessos e composições que deram o pontapé inicial no Natal Encantado, encabeçado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoio da prefeitura.

Na sexta-feira, a Vila Encantada abriu as portas ao público. Papai Noel contador de histórias, máquina de neve artificial, bonecos de fibra e muitas luzes compõem o cenário na Praça Adolfo Konder. A visitação no local será permitida das 8h às 0h.



Coral foi uma das atrações na abertura da Vila - Foto: Daisy Trombetta


Os objetos que compõem a Vila são todos de fibra e foram locados nas cidades de Joinville e de Tijucas. O local ficará aberto até o dia 23 de dezembro e foi dividido em quatro setores.

Um destinado à fé, onde está montado um presépio em tamanho natural. Outro para a Vila do Noel, onde o bom velhinho irá receber a visita das crianças em sua casinha. No terceiro espaço será possível acompanhar um Papai Noel “robotizado” que canta e conta histórias. Ao lado ficará a terra dos duendes, que trará surpresa a todos.

Por fim, a árvore de Gelo, onde será possível ver de perto os mais diferentes bonecos de neve. Neste espaço, os organizadores prometer fazer nevar de verdade na Vila Encantada.

Bookmark and Share

Filho esfaqueia o pai após discussão em Caçador

28 de novembro de 2011 0

Um homem de 53 anos foi esfaqueado pelo filho na noite deste domingo em Caçador, no Meio-Oeste catarinense. A vítima sofreu ferimentos nas costas, mas não corre risco de morte.

Segundo a polícia, ele estava passeando com o enteado pela avenida Beira Rio, por volta das 21h30min, quando foi surpreendido pelo filho. Os dois teriam discutido por causa de um veículo.

O enteado da vítima também foi ferido com uma garrafada. O suspeito do crime não havia sido localizado até a manhã desta segunda-feira.

Bookmark and Share

Policiais militares são promovidos e homenageados no 26º BPM de Herval d’ Oeste

27 de novembro de 2011 0

Além das promoções, policiais também foram homenageados - Foto: Divulgação

O 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou nesta sexta-feira em Herval d’ Oeste, uma solenidade para a promoção de policiais militares à graduação de 1º sargento. O evento também foi marcado pela entrega de referência elogiosa.

- Na carreira militar, o ato de promoção é a mais justa forma de reconhecimento aos serviços prestados -, destacou o tenente coronel Luiz Roberto Muller, comandante do 26º BPM, após a entrega das graduações aos policiais militares César Augusto Veloso, Gelcir Giacomelli, Vicente Christ, Vicente Revers e Alcides Zanchetta.

Na sequência, outros quatro PMs que tiveram êxito no cumprimento de suas funções receberam referência elogiosa. Foram homenageados: soldado João Maria de Souza Neto, soldado Ricardo Borges de Castilho, cabo Wilmar Claro dos Santos, tenente coronel Nilson Carlos de Oliveira e major Lucimar Savaris.

Representando a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, participaram da solenidade o secretário Jair Antonio Lorensetti e o diretor geral José Sérgio Rosseti. O evento ainda contou com a presença do prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, entre outras autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos promovidos.

Bookmark and Share

Joaçaba participa da campanha nacional de prevenção ao câncer da pele

25 de novembro de 2011 0

Joaçaba será uma das cidades brasileiras a participar da edição 2011 da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Neste sábado, das 9h às 15h, profissionais de saúde e equipes médicas farão gratuitamente o atendimento ao público e o encaminhamento a especialista em caso de suspeita de câncer, no Ambulatório Médico Universitário (AMU) da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), que fica na rua Roberto Trompowsky, s/nº, próximo ao Mercado Caitá, no Centro.

Além disso, estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas com orientações sobre fotoproteção e os sinais do câncer da pele. Em 2010, Joaçaba participou da 12ª edição da campanha.

Entre as pessoas examinadas, 16% apresentaram diagnóstico de câncer da pele, número acima da média nacional da campanha (10,77%). A movimentação ocorre simultaneamente em 23 estados e no Distrito Federal. Mais informações sobre a campanha estão disponíveis no site da SBD (www.sbd.org.br), e também gratuitamente pelo número 0800-7013187. A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele (CNPCP) atendeu cerca de 390 mil pessoas desde seu início, em 1998.

- Este tipo de câncer oferece a possibilidade de prevenção primária, ou seja, é possível impedir que ele aconteça. Este é o foco fundamental da campanha. As pessoas devem ser orientadas a não tomar sol de forma exagerada para evitar o câncer da pele. A prevenção secundária também é importante e é nosso objetivo com os atendimentos: diagnosticar precocemente a doença. Uma vez diagnosticado, este paciente deve ser acompanhado para a vigilância do câncer tratado e de outros que por ventura possam surgir –  explica o Dr. Marcus Maia, coordenador da CNPCP.

A data oficial da ação nacional é em novembro, mas desde o início de setembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia conta também com o Tour de Prevenção do Câncer da Pele. Trata-se de um caminhão itinerante que percorreu dez cidades brasileiras realizando atendimentos à população, fazendo os diagnósticos e encaminhando os pacientes a serviços credenciados, para que possam passar pelo tratamento indicado.

Números da campanha anterior

Em 2010, a CNPCP atendeu a 32.376 pessoas, sendo que as mulheres foram a maioria, com mais de 20 mil atendimentos (62%). Participaram da ação de conscientização da SBD quase quatro mil médicos em 168 postos de saúde do País. O Estado de São Paulo ficou à frente em número de assistências, com 9.681 consultas. Desse total, 1.043 pessoas (10,77%) apresentaram câncer da pele. Já a cidade de Manaus teve o maior índice de incidência da doença. Do total de pessoas examinadas, 76,54% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 35,19% foram diagnosticadas com câncer da pele.

Bookmark and Share

Piratuba inicia programação natalina na próxima quarta-feira

25 de novembro de 2011 0


Papai Noel deve chegar à cidade de trem - Foto: Divulgação

Com o tema Natal do Acolhimento, Piratuba prepara quatro noites com uma programação variada para os turistas e piratubenses. Além do Papai Noel, grupos teatrais, de música e de dança serão as atrações. Toda a programação é gratuita.

A abertura oficial do evento acontece na próxima quarta-feira, às 20h30min, com a chegada do Papai Noel de trem, em frente à Estação Ferroviária, no centro da cidade.

O grupo teatral Timbre de Galo, de Passo Fundo (RS), também faz um espetáculo. No dia 10 de dezembro, as apresentações ficam por conta de grupos de danças de Piratuba, na praça de entrada da Companhia Hidromineral, às 21h.

No mesmo local e horário, no dia 16, o grupo musical e teatral Mensageiros da Paz, de Joinville, se apresenta. A noite de encerramento acontece no Centro de Eventos, no dia 21, com a presença do Papai Noel e a encenação do Auto de Natal, o Nascimento de Cristo, com o grupo GS de Piratuba.

Bookmark and Share