Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de agosto 2012

Semana da Comunicação é em setembro na Unoesc

31 de agosto de 2012 0

Discutir ideias e debater com profissionais consolidados na área é o principal objetivo da Semana da Comunicação, que ocorre de 11 a 14 de setembro na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba.

O evento é organizado pelos alunos dos cursos de Comunicação e reúne nomes conhecidos da área para um bate-papo com os participantes. A participação integral no evento custa R$ 60 para os estudantes da Unoesc e R$ 120 para os demais.

Programação:

  • Dia 11/09 – Terça – Feira – Palestra Show com Luciano Pires: O Brasileiro Pocotó.
  • Dia 12/09 – Quarta feira – Palestra com Marcos Cobra – Marketing
  • Dia 12/09 Entrega de premiação para o Concurso de Fotografia Energia da Vida
  • Dia 13/09 – Quinta – Feira – Palestra com a Jornalista Louise Lage – Marketing Político
  • Dia 13/09 Lançamento do Livro escrito pelos professores do Curso de Comunicação Social: PROCESSOS MIDIÁTICOS CONTEMPORÂNEOS: DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁXIS. Com noite de Autografo.

Inscrições:

No site www.unoesc.edu.br -  até 06/09.

Bookmark and Share

Após suspeitas de desvio de dinheiro público, Prefeitura de Campos Novos exonera dois servidores

30 de agosto de 2012 0

A prefeitura de Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense, exonerou dois funcionários públicos que estariam envolvidos em um esquema de lavagem de dinheiro público. Um deles está preso preventivamente e outro continua sendo investigado.

O homem que está detido é diretor de Transportes do município. Conforme as investigações, ele estaria participando de um esquema de superfaturamento de notas fiscais ligadas à prestação de serviços de transporte escolar, terceirizado pelo município.

Além dele, um empresário também foi preso preventivamente por suspeita de participação no esquema. A suspeita do Ministério Público é de que a lavagem de dinheiro ocorresse há mais de um ano. Ainda não se sabe quais os valores que teriam sido desviados.

O Ministério Público apreendeu diversos documentos em oito locais onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão, entre eles a prefeitura e as empresas de transporte escolar.

Pelo menos 30 pessoas serão ouvidas no processo. Familiares dos suspeitos que estão presos foram ouvidos na tarde desta quinta-feira no fórum de Campos Novos.

Contraponto

O advogado do diretor de Transportes, João Juracy dos Santos, disse que o cliente ainda não tomou conhecimento do teor das denúncias. Ele sabe apenas o que estava descrito no mandado de prisão preventiva.

Santos diz que vai aguardar a conclusão do inquérito para pedir o relaxamento da prisão do cliente. O advogado não deve comentar sobre os crimes por enquanto.

Bookmark and Share

Polícia prende três suspeitos de matar adolescente durante tentativa de assalto em Caçador

30 de agosto de 2012 0

A polícia prendeu temporariamente três suspeitos de envolvimento no assassinato do adolescente Thiago Gabriel Schaidler, de 12 anos. Ele foi morto na porta de casa em uma tentativa de assalto, no dia 1º de agosto, em Caçador.

As prisões foram efetuadas na Linha Cará, distante cerca de três quilômetros da casa da vítima. Segundo a polícia, os suspeitos costumavam trabalhar com a família do adolescente.

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em duas residências, onde a polícia encontrou três armas, um revólver e duas espingardas. A suspeita é de que uma delas tenha sido utilizada no crime.

Foram recolhidas ainda munições e equipamento para recarga de cartuchos. O material será enviado para exames de balística, para comparar com o projétil que matou o adolescente.

Os suspeitos foram encaminhados ao Presídio Regional de Caçador, onde permanecem à disposição da Justiça.

O caso

Thiago estava com os pais quando um criminoso bateu na porta da residência da família, durante a noite. O garoto foi atender e se deparou com um homem encapuzado e armado.

Na tentativa de evitar um assalto, o adolescente fechou a porta rapidamente, mas o criminoso disparou dois tiros. Um deles ultrapassou a porta e feriu o adolescente na cabeça, causando a morte.

Bookmark and Share

Carro e caminhão batem de frente em Lebon Régis

30 de agosto de 2012 0


Bombeiros fizeram o resgate e carro ficou destruído - Foto: Divulgação/ Bombeiros Caçador

Um grave acidente foi registrado por volta das 7h40min desta quinta-feira na SC-302 em Lebon Régis. Um carro e um caminhão bateram de frente.

O motorista do carro, de 22 anos, ficou preso às ferragens e foi resgatado pelos bombeiros. Ele sofreu fratura na perna e suspeita de traumatismo craniano. O veículo ficou completamente destruído.

A vítima foi conduzida ao Hospital Maicé, em Caçador. O motorista do caminhão não ficou ferido.

Bookmark and Share

Desfile Cívico será realizado em Joaçaba

29 de agosto de 2012 0

A Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba confirmou a realização do Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O evento está previsto para acontecer no dia 7 de setembro, às 8h45min.

O desfile ocorre na Avenida XV de Novembro, com percurso que sai da Previdência Social e vai até o Banco Bradesco. Escolas, clubes de serviços e entidades militares e eclesiásticas já confirmaram presença.

Segundo a organização, o prazo para quem ainda não fez a confirmação, vai até o dia 31 de agosto. A inscrição pode ser feita com o preenchimento do formulário de participação e termo de compromisso. O documento está disponível no site da prefeitura.

Bookmark and Share

Defesa Civil da região de Joaçaba recebe equipamentos para atuar na prevenção

29 de agosto de 2012 0


Carro faz parte do kit de prevenção às tragédias - Foto: Divulgação

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Joaçaba recebeu equipamentos que devem ajudar na prevenção de desastres. O kit contem veículo e outros materiais.

Estão inclusos, além do carro, GPS, cartilhas educativas, bússola, jaqueta, conjunto de capa de chuva, pen drive, lanterna, notebook e máquina fotográfica.

O coordenador regional de Defesa Civil da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jones Scaravonatti, os equipamentos são de extrema importância para os trabalhos.

- São equipamentos importantes, que vão facilitar o deslocamento aos 26 municípios de abrangência e a execução dos trabalhos.

Na última semana, também foi concluído o curso de formação dos coordenadores. Agora, os profissionais estão preparados para ajudar os municípios a desenvolver duas ferramentas essenciais na ação contra desastres naturais: o mapeamento de áreas de risco e a elaboração de planos de contingência.

Foram seis meses de capacitação em conhecimentos de prevenção, planejamento, resposta e suporte na reconstrução, as quatro etapas do trabalho da Defesa Civil.

Além de Joaçaba, outras 12 coordenadorias regionais espalhadas pelo Estado foram contempladas com os kits e também participaram das capacitações.

Bookmark and Share

Fita que está sendo desenvolvida em Joaçaba promete vedar implantes odontológicos

28 de agosto de 2012 0


Fita contém substância que impede a proliferação das bactérias - Foto: Daisy Trombetta

Uma fita odontológica promete melhorar a saúde bucal de quem utiliza implantes dentários. O material está sendo desenvolvido em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense, e deve diminuir o número de problemas causados pelas bactérias depois do tratamento.

O material é semelhante às fitas de vedação utilizadas na construção civil. Só que o de uso odontológico, que está sendo pesquisado há mais de dois anos, vai substituir outros produtos na hora de preencher o espaço que fica entre o parafuso e a prótese. A fita ainda está em fase de testes e deve chegar ao mercado nos próximos dois anos.

Conforme a implantodontista que está desenvolvendo o projeto, Camila D’Acampora Reis Zago, hoje em dia alguns profissionais utilizam algodão, isopor e até um tipo de cera para evitar que as bactérias se instalem no espaço dentro do dente implantado, já que não existem fitas específicas no mercado odontológico. O que nem sempre tem resultado satisfatório.

Isso porque, principalmente nos seis meses seguintes ao tratamento, o local fica mais sensível e pode haver infiltração de bactérias. Elas podem causar, inclusive, a queda da prótese e também problemas na gengiva.

A fita que está sendo desenvolvida em Joaçaba terá capacidade maior de vedação, já que nela existe uma substância que promete acabar com a proliferação das bactérias. O material não tem data de validade e, por conta disso, não precisa ser trocado ao longo dos anos.

Na prática, o paciente que usar a fita no implante dentário precisará apenas manter os hábitos de higiene bucal para que a ação do tratamento tenha maior efeito. Estudos continuam sendo feitos em laboratório para saber os benefícios gerados pelo método.

- A efetividade de vedação é a grande sacada dessa fita, além do componente microbacteriano que estará embutido no produto e vai facilitar o sucesso dos implantes – afirma a implantodontista.

O projeto está incubado no Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), que negocia a produção da fita em escala comercial. Já existem empresas interessadas em fabricar a fita odontológica, uma vez que não existe nenhum material semelhante no mercado.

Bookmark and Share

Mulher que jogou a filha recém-nascida em rio de Joaçaba vai a júri popular

28 de agosto de 2012 0

A mãe da recém-nascida encontrada morta no Rio do Peixe em Joaçaba, no mês de janeiro, vai a júri popular. Ela continua presa e está sendo indiciada por homicídio qualificado.

A data do julgamento ainda não está definida. A mulher deverá responder pelo crime após confessar que jogou a filha, que tinha um dia de vida, da passarela Atílio Pagnocelli, no centro de Joaçaba.

O corpo da menina foi encontrado por pescadores. A suspeita tem outras duas filhas, que estão sob os cuidados dos avós.

Bookmark and Share

Documentário sobre Rogério Sganzerla estreia em Joaçaba nesta terça-feira

27 de agosto de 2012 0


Cenas do filme foram gravadas em Joaçaba em 2010 - Foto: Divulgação

Recortes da trajetória do cineasta Rogério Sganzerla compõem um documentário inédito sobre o artista, que será lançado na noite desta terça-feira em Joaçaba, cidade onde ele nasceu.

Mr Sganzerla – Os signos da luz, dirigido por Joel Pizzini e Maria Flor Brasil, será exibido pela primeira vez em Santa Catarina. A produção conta com trilha sonora inédita de Gilberto Gil.

A história reúne depoimentos de familiares, de amigos e do próprio Sganzerla. As falas são costuradas com imagens do cineasta, que morreu em 2004. Diversas gravações foram feitas em Joaçaba, em 2010, nos locais onde ele viveu.

A exibição do documentário marca o aniversário do Cineclube Miguel Russowsky, que funciona há dois anos no Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba, com sessões semanais viabilizadas através do programa Cine Mais Cultura.

Serviço

O quê: Mr Sganzerla – Os signos da luz

Quando: Terça-feira, dia 28

Onde: Teatro Alfredo Sigwalt. Rua Roberto Trompowski, 63, Centro – Joaçaba

Que horas: 20h15min

Quanto: O ingresso custará R$ 5. Estudantes e idosos pagam meia.

Bookmark and Share

Jovem que estava desaparecido é encontrado morto em Zortéa

27 de agosto de 2012 0

Corpo foi encontrado às margens da SC-458 - Fotos: Daisy Trombetta


Motocicleta teria saído da pista e batido em uma placa

Luiz Fernando Mattos, de 19 anos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira em Zortéa. Ele estava desaparecido há quatro dias, quando foi visto pela última vez voltando para casa de motocicleta.

O corpo do rapaz estava caído às margens da SC-458 e foi encontrado por um trabalhador rural que passava pelo local. Perícias preliminares indicam que ele teria morrido por conta dos ferimentos causados pelo acidente de trânsito.

Segundo o delegado Lucas Fernandes da Rosa, testemunhas disseram que a vítima teria ingerido bebida alcoólica antes do desaparecimento, registrado na madrugada da última quinta-feira.

Ele explica que o corpo da vítima estava totalmente coberto por vegetação e, por conta disso, ele não teria sido avistado. O corpo de Mattos será velado no salão da igreja matriz de Zortéa.


Bookmark and Share