Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Um satélite em frente à Praça Dante

24 de janeiro de 2014 4
Foto: Studio Geremia/Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami , divulgação

Foto: Studio Geremia/Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami , divulgação

Popularmente conhecido como o prédio do Banco do Brasil, o Edifício Satélite começou a ser construído em 1971 e foi inaugurado em 7 de março de 1974.

Com 17 pavimentos, incluindo subsolo, passou a ser o mais alto do trecho da Rua Marquês do Herval, entre a Sinimbu e a Av. Júlio de Castilhos, posto ocupado até então pelo Edifício Minghelli (na foto acima, à direita).

Foto: Studio Geremia/ Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami , divulgação

Foto: Studio Geremia/ Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami , divulgação

Edição do Pioneiro de 9 de março daquele ano trazia um suplemento especial detalhando aspectos da construção, a inauguração (foto abaixo), serviços oferecidos e homenagens.

Foto: Studio Geremia/ Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami , divulgação

Foto: Studio Geremia/ Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami , divulgação

O protocolo estendeu-se por todo o dia, reunindo o então diretor-presidente do BB, Nestor Jost, o gerente geral da agência, Odilo José Tirelli, o prefeito Mário Ramos, o bispo Dom Benedito Zorzi e o o vice-cônsul da Itália, João Brunelli, além de dezenas de políticos e convidados.

Curiosidade daquela edição: um “quem é quem”, com caricaturas de alguns funcionários e suas respectivas funções. Em anúncio no Pioneiro, a diretoria do Esporte Clube Juventude também saudava a chegada do novo estabelecimento.


Comentários (4)

  • marco Tulio Zanchi diz: 24 de janeiro de 2014

    povo sem passado é povo sem futuro. manter vivas as memorias da cidade e seus cidadãos, em qualquer setor é obrigação da cultura publica e privada, servirá de paradigma para as novas gerações se espelharem na busca do progresso e desenvolvimento

  • Vini diz: 24 de janeiro de 2014

    Se esqueceram completamente de citar o engenheiro e o arquiteto responsáveis por ele ter disso erguido. Esse prédio tem grande expressão arquitetônica e seria muito interessante acrescentar o dado. Vou deixar na incumbência do jornalista em pesquisar.

  • rodrigolopes diz: 26 de janeiro de 2014

    Boa tarde, Vini.
    No blog acabamos não publicando a informação abaixo, que saiu apenas na edição impressa. Tentaremos informações sobre os arquitetos, mas se você puder (e quiser) colaborar, fique à vontade.

    Matéria do Pioneiro de 9 de março de 1974 destacava as características do imóvel: “o prédio foi construído no tempo recorde de dois anos e 10 meses pela Vivenda Engenharia e Arquitetura Ltda. Suas linhas são arrojadas e de arquitetura moderna, sem pintura (de concreto aparente) e com decorações em alto relevo, o que dá um aspecto de verdadeira obra de arte”.

  • César Oliveira diz: 29 de janeiro de 2014

    Rodrigo, o projeto do Edifício Satélite é dos arquitetos Joel Ramalho Jr., mineiro de Tombos radicado em Curitiba, e do paulista Eduardo Kneese de Mello, falecido em 1994 se não me falha a memória.
    Esse trabalho foi escolhido por concurso realizado em 1972, pois era a forma como o Banco do Brasil elegia seus projetos.

    Olá César. Muito obrigado por seus esclarecimentos. Tinha apenas informações vagas de que um deles era do Paraná. Espero poder continuar contando com sua colaboração. Vi que na página do Caxias – Fotos Antigas você disponibilizou um material sobre as saídas de emergência do prédio. Um valioso material. Obrigado!

Envie seu Comentário