Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

"Tartarugas" na Rua Sinimbu

29 de janeiro de 2014 0
Foto: Studio Geremia, acervo família Mattana, divulgação

Foto: Studio Geremia, acervo família Mattana, divulgação

A preocupação com o trânsito na área central acompanha o crescimento da cidade desde que os carros substituíram os cavalos, carroças e charretes. As “tartarugas” colocadas na Rua Sinimbu, defronte à Catedral Diocesana, no início da década de 1960, tinham o objetivo de dividir as pistas e disciplinar os motoristas. A iniciativa foi do então presidente do Rotary Club de Caxias do Sul entre 1963 e 1964, José Ariodante Mattana.

Na foto acima, Mattana supervisiona as obras com operários da prefeitura, em uma Sinimbu ainda dominada pelos paralelepípedos. Ao fundo, vê-se o prédio do antigo Fórum, hoje Palácio da Polícia.

Foto: Studio Geremia, acervo Família Mattana, divulgação

Foto: Studio Geremia, acervo Família Mattana, divulgação

A primeira piscina

Acima, Mattana (em pé, à direita) acompanha as obras da primeira piscina de Caxias, projetada e construída por ele. Localizava-se junto ao antigo Clube Caxiense de Natação, absorvido pelo Clube Juvenil e transformado em sede recreativa em 1954.

 Olhar visionário

José Ariodante Mattana (1907-2000) teve reconhecida atuação no desenvolvimento de Caxias durante boa parte do século 20. Na administração pública municipal, onde atuou de 1929 a 1946, integrou as equipes dos prefeitos Thomaz Beltrão de Queiroz (1928 a 1930), Miguel Muratore (1930 a 1934) e Dante Marcucci (1935 a 1947).
Entre outras ações, traçou com detalhes o projeto de urbanização do centro da cidade, as diversas fases de construção e remodelação da Praça Dante Alighieri e as obras da Praça da Bandeira. Realizou também o projeto e acompanhou os trabalhos de construção da Represa São Pedro e de ampliação da Represa São Miguel. Visionário, previu ainda alternativas de aproveitamento do Arroio Marrecas.

 

Envie seu Comentário