Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Escola Clemente Pinto em 1967

05 de fevereiro de 2014 3
Parte do grupo de professoras em 1967, nas clássicas escadarias do colégio. Foto: acervo pessoal de Neuza Facchin de Oliveira

Parte do grupo de professoras em 1967, nas clássicas escadarias do colégio. Foto: acervo pessoal de Neuza Facchin de Oliveira

Além de alfabetizar e educar, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Clemente Pinto é responsável por fortalecer laços de amizade entre alunos, professores e funcionários ao longo das décadas.

A foto acima destaca um grupo de professoras defronte ao colégio em junho de 1967, durante a despedida da educadora Nair Costa Bertelli (à frente, com o buquê).

Algumas delas encontram-se até hoje, em reuniões mensais. O grupo, batizado de Rosas de Outono, completou 25 anos em 2013 e é formado, entre outras, por Eli Cavagnoli Afonso, Mafalda Tessari Salvadori, Salete Tessari, Neusa Tronca, Noeli Barazetti, Joana Marchioro Voltolini e Neuza Facchin de Oliveira, todas na imagem acima. Bendito fruto entre a turma, o professor Lauro Müller (ao alto).

Registro de um dos tantos concursos de Boneca Viva, no início dos anos 1970. Foto: acervo pessoal de Neuza Facchin de Oliveira

Registro de um dos tantos concursos de Boneca Viva, no início dos anos 1970. Foto: acervo pessoal de Neuza Facchin de Oliveira

Concurso Boneca Viva

Na foto acima, um dos tantos concursos de Boneca Viva, em que participavam alunas do pré de 1973, como Ana Claudia (primeira à esquerda), Alisson Schumacher (segunda à esquerda) e Angélica de Aguiar (primeira à direita).
As fotos integram o acervo da professora aposentada Neuza Facchin de Oliveira.

Encontro dos ex-alunos

Dia 22 de março ocorre o 3º Encontro de Ex-Alunos e Amigos do Clemente Pinto, no salão do colégio. A festa está sendo agilizada via Facebook. Na comissão organizadora, gente que passou por lá nos anos 1980, como Flávia Webber, Vanessa Krause, Marcelo De Carli, Daniel Angeli e Alberto Perrone. Os encontros também costumam ser prestigiados por ex-professores e diretores.

O patrono

Natural de Porto Alegre, Alfredo Clemente Pinto (1854-1938) atuou como educador, escritor e político. Filho do português Clemente José Pinto, ele foi o escolhido entre os 11 irmãos para dedicar-se à Igreja. Porém, após dois anos, doente dos pulmões, Clemente Pinto conseguiu a autorização paterna para abandonar a vida religiosa. Tornou-se, então, educador, dedicando cerca de 40 anos de sua vida ao magistério.

Comentários (3)

  • Adan Marini diz: 20 de fevereiro de 2014

    Caramba, que bacana!
    Estudei lá do pré (que era na casinha) até a oitava série.
    Boas lembranças de amigos e professores.

  • Vivaldino L. DaSilva diz: 11 de junho de 2014

    Eu tambem estudai nesta escola em 1950 com 7 anos de idade e completei o 5th ano
    com 12 anos. Fui para a escola SENAI- Nilo Pesanha com outros amigos do Clemente
    Pinto one completei o curso de mecanico torneiro. Voltar ao passado e lembrar boas recordacoes daquela epoca me faz curtir aquele bom tempo da minha juventude.
    Estou nos Estados Unidos – California desde 1968 com minha esposa Niceli Fedrizzi.

Envie seu Comentário