Erguido em homenagem ao centenário da imigração italiana, o Monumento aos Tiroleses foi inaugurado em 21 de maio de 1977, no bairro Santa Catarina. A solenidade daquele domingo de 37 anos atrás contou com as presenças do bispo diocesano Dom Benedito Zorzi, que rezou uma missa em latim; do padre Eugênio Giordani, vigário de São Pelegrino; do monsenhor Adolfo Fedrizzi; da senhora Maria Rizzo Moré, integrante da comissão que erigiu a obra, e do vice-cônsul da Itália, Ercole Sólio (fotos abaixo).
Participaram ainda autoridades, vereadores e descendentes de famílias procedentes da região do Tirol, como o senhor Edmundo Pezzi.

Nestor Gollo entrevista políticos e autoridades durante a inauguração. Foto: acervo Circolo Trentino di Caxias do Sul, divulgação
O Monumento aos Tiroleses e o Museu Ambiência Casa de Pedra compõem a Praça dos Tiroleses, ponto turístico de Caxias localizado no entroncamento das ruas Matteo Gianella e Professor Marcos Martini (foto abaixo).
Placa comemorativa
Abaixo, vemos a placa comemorativa sendo descerrada por representantes das famílias Costamilan, Fedrizzi e Pezzi.
O monumento, aliás, foi idealizado pelo senhor Emílio Parolini Pezzi, que durante viagens à Itália fez a promoção do centenário da imigração, celebrado oficialmente dois anos antes, na Festa da Uva de 1975.
Na imagem abaixo, duas crianças com trajes típicos tiroleses, que depositaram uma coroa de flores aos pés do monumento. Diversas flâmulas, nas cores da Itália e do Tirol, decoravam o entorno da rua. Já o corneteiro do 3º Grupo de Artilahria Antiaérea executou a Alvorada (foto abaixo).
As fotos integram o acervo do Circolo Trentino de Caxias do Sul e foram disponibilizadas pelas leitoras Maria Rizzo Moré e Elisete Bertollo.
Há 37 anos
Em dezembro de 1977, o Monumento aos Tiroleses foi enriquecido com o brasão de Trento, confeccionado em ferro batido. O símbolo foi descerrado pelo padre Giordani, “como homenagem pelos seus relevantes serviços à causa da imigração tirolesa”, conforme detalhou a edição do Pioneiro de 24 de dezembro de 1977 (fotos abaixo).
Comentários