Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Antigos projetos para o Monumento ao Imigrante

10 de fevereiro de 2014 0
Foto: postal Studio Geremia, divulgação

Foto: postal Studio Geremia, divulgação

Atualmente passando por limpeza e revitalização para as comemorações dos 60 anos, o Monumento Nacional ao Imigrante recebeu vários projetos de mudança em seu entorno desde a inauguração, em 1954.

No postal acima, da década de 1950, vemos a então Praça dos Imigrantes, uma ideia dos arquitetos Roberto Lacombe e Flávio Barbosa, mas que não saiu do papel. Repare nas áreas de convivência ao fundo do obelisco e no estacionamento lateral para ônibus e turistas (à direita), cogitado desde aquela época.

Foto: Nilo Tadeu Moreira, banco de dados, Pioneiro

Foto: Nilo Tadeu Moreira, banco de dados, Pioneiro

Uma passarela em 1984

Acima, vemos o desenho da passarela que ligaria o Imigrante ao outro lado da BR-116, integrando-o com a Praça Vestibular Abramo Eberle e o Monumento a Getúlio Vargas, no início da Av. Júlio de Castilhos. O projeto dos arquitetos Paulo Bertussi e Nélson Vasquez foi apresentado três décadas depois, em 1984, quando o local já apresentava sinais de abandono, mas também acabou não avançando.

Abaixo, um registro das tantas lavagens pelas quais o Imigrante passou ao longo dos anos, desta vez para a Festa Nacional da Uva de 1981.

Foto: banco de dados, Pioneiro

Foto: banco de dados, Pioneiro

Envie seu Comentário