Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Inauguração da Brazex em 1952

13 de fevereiro de 2014 0

A Brazex em 1952. Foto: Studio Tomazoni Caxias, acervo pessoal de Jacyra Mattana, divulgação

Em 1942, com o ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a empresa Gazola, Travi & Cia Ltda, fundada 10 anos antes, foi declarada de utilidade e interesse militar. Fornecia todo tipo de material bélico, de munições, projéteis e espoletas detonadoras a petardos e bujões para a aviação, sempre sob a fiscalização do exército.

Após o fim da guerra, em 1946, a Gazola retomou a linha normal de produção, focada em talheres, utensílios de cutelaria e peças em aço inox. Na foto acima, vemos a inauguração da Brazex, espécie de varejo da fábrica, localizado no térreo do edifício homônimo.

O registro traz o bispo Dom Benedito Zorzi benzendo as instalações em dezembro de 1952. Da esquerda para a direita, vemos ainda José Ariodante Mattana (procurador e assessor da direção da Gazola, ao fundo, de óculos), Nestor Gollo (jornalista da Rádio Caxias), o então prefeito de Caxias, Euclides Triches, os diretores Otarino Travi e Silvio e José Gazola, e o ex-presidente da Associação dos Comerciantes de Caxias do Sul entre 1935 e 1944, Ottoni Minghelli (primeiro à direita).

A imagem pertence ao acervo pessoal de Jacyra Mattana, filha de José Ariodante Mattana.

O prédio da Brazex captado durante a passagem do carro alegórico de Vila Seca, na Festa da Uva de 1954. No veículo estão os Irmãos Bertussi. Foto: Studio Geremia, acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

O prédio da Brazex

Localizado na esquina da Av. Júlio de Castilhos com a Rua Alfredo Chaves, o Edifício Brazex abrigava, além da loja, vários escritórios da Gazola.

Na imagem acima, parte do prédio em 1954, captado durante um desfile da Festa Nacional da Uva. Na época, o corso alegórico percorria a Av. Júlio de Castilhos. Típico exemplar da arquitetura modernista dos anos 50, o prédio sofreu diversas alterações ao longo das décadas, inclusive andares extras.

Atualmente, o térreo abriga uma loja de eletrodomésticos.  Já o logotipo original com o nome Edifício Brazex permanece na entrada do prédio até hoje (abaixo).

Foto: Rodrigo Lopes

Foto: Rodrigo Lopes

Envie seu Comentário