Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Preciosidades das Festas da Uva dos anos 1950 em vídeo

25 de fevereiro de 2014 1

Em tempo de Festa da Uva e às vésperas do aniversário de 60 anos de inauguração do Monumento Nacional ao Imigrante, nesta sexta, 28 de fevereiro, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami disponibiliza preciosidades em vídeo. Tratam-se dos filmes da produtora Tomazoni, de Porto Alegre, que registrou as edições de 1950 e 1954.

Os originais, cedidos por Martha e Myrthes Tomazoni, fazem parte do acervo do Arquivo e foram reproduzidos pela produtora caxiense Spaghetti Filmes. Já as imagens de família e da cidade captadas pelo morador Oscar Boz na década de 1950 foram cedidas pela Casa de Cinema de Porto Alegre.

As imagens destacam uma cidade ao mesmo tempo bucólica e em vias de modernização. Entre as curiosidades, as ruas centrais com mão dupla, os prédios do entorno da então Praça Ruy Barbosa, o desfile de carros alegóricos pela Júlio de Castilhos, a coroação da rainha da festa de 1954, Maria Elisa Eberle, e um concurso de beleza à beira da piscina do antigo Clube Caxiense de Natação (hoje sede campestre do Clube Juvenil).

O projeto

O projeto Imagens em Movimento visa à preservação e divulgação do acervo do Arquivo Histórico Municipal. Conforme a diretora do Arquivo, Elenira Prux, o trabalho de recuperação e divulgação dessas imagens é importante na medida em que a comunidade passa a conhecer mais de sua história.

- São momentos eternizados e agora acessíveis a todos. Poder assistir a esses filmes, percebendo os detalhes e as cores, nos remete àquela época e causa muita emoção – destaca Elenira.

Os filmes também podem ser vistos no site da prefeitura.

Comentários (1)

  • Near mayer diz: 25 de fevereiro de 2014

    Um dos desfiles de festa da uva tinha como carro alegorico um imenso homem deitado com uma bandeja na mão, este carro foi feito em garibaldi. Nunca tivemos acesso às fotos.Se o Pioneiro puder publicá-la,seria legal. Obrigado. Near

Envie seu Comentário