Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Vinho em caixinha, novidade da Festa da Uva de 1972

06 de março de 2014 0
O vinho O Monge em caixinha, no ano de 1972. Foto: acervo pessoal de Paulo Roberto Paim Borges, divulgação

O vinho O Monge em caixinha, no ano de 1972. Foto: acervo pessoal de Paulo Roberto Paim Borges, divulgação

Além de entrar para a história devido à primeira transmissão colorida da TV brasileira, a Festa da Uva de 1972 ficou marcada por outra novidade: a comercialização do primeiro vinho em caixinha do país.

Batizada de O Monge, a ideia surgiu durante um trabalho para o curso de Administração de Empresas da UCS. Então com 28 anos, Paulo Roberto Paim Borges e mais dois colegas foram desafiados a criar uma embalagem para solucionar um problema que assolava a produção daquele ano: onde guardar o vinho comum, represado em função da baixa vendagem.

A pioneira caixinha, desenvolvida por Borges, pela rainha daquele ano, Margareth Trevisan (então uma estudante de Administração) e por outro acadêmico da turma, foi apresentada em um estande montado no antigo pavilhão da festa, onde hoje funciona a prefeitura. Conforme Borges, a embalagem anunciava o formato tetra pak conhecido hoje, em papelão, alumínio e polietileno.

O estande da bebida na Festa da Uva de 1972. Ao centro, o prefeito Victorio Trez e o empresário Paulo Roberto Paim Borges. Foto: acervo pessoal de Paulo Roberto Paim Borges, divulgação

O estande da bebida na Festa da Uva de 1972. A partir da esquerda, o vice-presidente da República, Augusto Rademaker; o prefeito Victorio Trez; o empresário Paulo Roberto Paim Borges e a promotora de vendas Isabel Michelon. Foto: acervo pessoal de Paulo Roberto Paim Borges, divulgação

Os monges

O estande com a “novidade” reproduzia uma cantina de pedra e costumava receber a visita de diversas personalidades. Na foto acima (da esquerda para a direita) vemos o vice-presidente da República, almirante Augusto Rademaker, o então-prefeito Victorio Trez, o empresário Paulo Roberto Paim Borges, diretor da Monge do Brasil, e a promotora de vendas Isabel Michelon.

_ Foi o primeiro vinho em caixa tipo tetra pak fabricado no Brasil. Era comercializado em vários supermercados do Estado _ recorda Borges, morador de Vacaria e hoje proprietário da empresa de sucos naturais Tasky.

Abaixo, a imagem promocional da bebida, feita na Casa de Pedra. O trio de “monges modelos” da embalagem era formado por Fernando De Carli (à direita), Mário Ramos (centro) e o filho do radialista Dante Andreis, Marcos Vinicius Andreis, conhecido por Abacaxi.

Os monges da foto da embalagem; Foto: acervo pessoal de Paulo Roberto Paim Borges, divulgação

Os monges da foto da embalagem. Foto: acervo pessoal de Paulo Roberto Paim Borges, divulgação

Envie seu Comentário