Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Galópolis: memória a serviço da educação

25 de março de 2014 0
Espaço Multiuso Edwige Galló abre neste sábado, dia 29 de março. Foto: Renato Solio, divulgação

Espaço Multiuso Edwige Galló abre neste sábado, dia 29 de março. Foto: Renato Solio, divulgação

O desenvolvimento de Galópolis desde o final do século 19 está diretamente associado ao imigrante italiano Hércules Galló. Porém, é a esposa de Galló a homenageada deste sábado, dia 29. O Espaço Multiuso Edwige Galló surge junto às duas casas centenárias pertencentes ao industrial e recentemente restauradas.

Projetada pelos arquitetos Renato Solio (bisneto de Hércules) e Roque Frizzo, a edificação de 160 metros quadrados irá sediar exposições, palestras e eventos culturais, fomentando o diálogo entre conhecimento e entretenimento (foto acima).

No sábado, a partir das 10h, ocorre também o lançamento do projeto Museu do Território, com curadoria da pesquisadora Tânia Tonet e apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. A iniciativa quer implementar em Galópolis um espaço sobre a história e a identidade do bairro, atrelada ao desenvolvimento da indústria têxtil na região e o seu impacto sociocultural – todo esse acervo deverá ocupar a casa dois do Instituto (foto abaixo).

Outro momento especial deste sábado será o descerramento da obra do escultor João Bez Batti, convidado pelo Instituto Hércules Galló para fazer uma intervenção em uma das pedras da taipa do casario.

Instituto estpa aberto à visitação pública de segunda a sábado. Foto: Roni Rigon

Instituto está aberto à visitação pública de terça a sábado. Foto: Roni Rigon

Uma pioneira

Nascida no ano de 1870, na região de Piemonte, na Itália, Edwige Virginia Strona Galló veio para o Brasil com Hércules Galló e, ao lado do marido, estabeleceu-se em Galópolis, contribuindo para o desenvolvimento da localidade.

Bastante atuante na comunidade, Edwige integrou o Pio Sodalício Damas de Caridade do Hospital Pompéia, grupo de mulheres voluntárias responsáveis pela fundação do hospital. Teve com Hércules três filhos: Olga, Renato e Pinot.

Edwige faleceu no ano de 1959, deixando um exemplo de determinação, voluntariado e dedicação à família e a Galópolis.

Edwige Galló. Foto: acervo Instituto Hércules Galló, divulgação

Edwige Galló. Foto: acervo Instituto Hércules Galló, divulgação

Visite

O Instituto Hércules Galló está aberto à visitação de terça a sábado, das 13h30min às 17h30min. Saiba mais pelo site www.herculesgallo.com.br.

Envie seu Comentário