Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Caxias do Sul vista do alto

14 de abril de 2014 0

Lydio Provin/ DivulgaçãoO quarteirão da Metalúrgica Abramo Eberle no início dos anos 1970. Foto: Lydio Provin, divulgação

A evolução da cidade também foi captada do alto dos prédios, durante passeios de helicóptero ou a bordo daqueles antigos monomotores e aviões teco-tecos. Amadores ou profissionais, esses registros eternizaram uma cidade em pleno desenvolvimento, sinalizando um irreversível crescimento vertical a partir dos anos 1950.

Acima, uma vista área do coração da cidade, com destaque para o quarteirão da Metalúrgica Abramo Eberle, entre as ruas Sinimbu, Borges de Medeiros e Os Dezoito do Forte, no início dos anos 1970. Repare no Parque dos Macaquinhos ainda com o lago (mais ao alto), na antiga mansão Raabe (com a cúpula, na esquina da Borges com a Sinimbu), no terreno vazio onde, em 1972, começaria a subir o Edifício Satélite (do Banco do Brasil, na Marquês do Herval) e no recém-construído Edifício Dona Ercília, na esquina da Sinimbu com a Marquês.

Abaixo, o mesmo Edifício Dona Ercília e o Bispado, desta vez captados do alto de outro ícone da área central, o Condomínio Galeria Auto João Muratore, mais conhecido como Caixa de Fósforos.

Banco de dadosO Edifício Dona Ercília e o Bispado, captados do alto do Caixa de Fósforos. Foto: banco de dados/Pioneiro

É do alto do Caixa de Fósforo também a imagem abaixo, onde vê-se parte dos logotipos no terraço do Banrisul ( esquina da Marquês do Herval com a Júlio) e novamente a cúpula da antiga mansão Raabe, na esquina da Borges com a Sinimbu (bem no centro da foto). O casarão foi demolido nos anos 1980.

Banco de dadosVista do centro captada dos altos do Caixa de Fósforo. Foto: banco de dados/Pioneiro

Abaixo, a Praça Dante Alighieri captada do alto do Eberle, na primeira metade dos anos 1950, e um raro registro da imponência dos 36 andares do Parque do Sol. O registro é do final da década de 1970, poucos anos depois de o edifício ser inaugurado.

Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami
Vista geral da Praça Dante Alighieri, capturada a partir do telhado do prédio da Metalúrgica Abramo Eberle, em 1950. Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

Banco de dadosO Parque do Sol no final dos anos 1970. Foto: banco de dados/Pioneiro

Envie seu Comentário