Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Baile no Esporte Clube Juventus na década de 1950

15 de abril de 2014 2

A inauguração do salão de baile do Esporte Clube Juventus, no final dos anos 1950. Foto: acervo pessoal de Aires Lopes de Oliveira, divulgação

Agremiação surgida em 1938, o Esporte Clube Juventus teve sua sede social localizada em diversos endereços no antigo bairro Lusitano, espécie de trecho intermediário entre o Rio Branco, o São Leopoldo e o Panazzolo.

No final da década de 1950, o QG do Juventus funcionava no casarão situado na esquina das ruas Tronca e Marechal Floriano – que anos antes abrigou o antigo Colégio Clemente Pinto e, posteriormente, o extinto Bar Itália. O registro acima é da inauguração do salão de baile, no segundo andar (o bar ficava no térreo).

Conforme recorda o aposentado e ex-jogador do Juventus Aires Lopes de Oliveira, a festa reuniu casais de namorados, famílias do bairro e dezenas de convidados. Na imagem acima, da esquerda para a direita, vemos Antonio Signori (em pé), Aires (então comerciário da Loja Magnabosco e atacante do time, com a pasta), o jovem Tomasi (com a mão no queixo), Moacir Marchet, Cemin (segurando a garrafa) e, mais à direita, Nelson Franken (de bigode) e Mauro Guerra.

O time do Juventus antes de entrar em campo em São Marcos da Linha Feijó, no final dos anos 1960. Foto: acervo pessoal de Aires Lopes de Oliveira, divulgação

Futebol em São Marcos da Linha Feijó

As partidas de futebol amador do Esporte Clube Juventus e do Torino Futebol Clube (que nesta terça, dia 15, comemora 65 anos de fundação) eram programa obrigatório aos finais de semana, atraindo famílias e torcedores de diversos bairros e comunidades do interior.

Acima, um jogo em São Marcos da Linha Feijó (São Marquinhos), no final da década de 1960. O time do Juventus era composto, entre outros, por Sadi Frizzo, Renato Segalla, Guilherme Mano, Elói Flach, Primo Carlin, Otacílio Gatti (agachado com a bola, mais ao centro), Ireno Gerevini (agachado com a bola, à esquerda) e Carlinhos Rodrigues.

As imagens integram o acervo pessoal de Aires Lopes de Oliveira, ex-jogador de futebol e de pingue-pongue do Juventus (na foto, o primeiro agachado à direita).

As mudanças de endereço

Totalmente reformado, o casarão da Tronca com a Marechal Floriano hoje abriga a loja Conexão Urbana. Em meados dos anos 1960, a sede do Juventus mudou-se para o térreo de um sobrado na Marechal, onde permaneceu como uma hamburgueria até a demolição do prédio, há dois anos (abaixo).

A antiga Hamburgueria Juventus, na Rua Marechal Floriano, em 2006. Foto: Roni Rigon

A antiga Hamburgueria Juventus, na Rua Marechal Floriano, em 2006. Foto: Roni Rigon

Atualmente, a cancha de futebol de salão e o bar do Juventus, onde está exposto o acervo do time, situam-se em um pavilhão com acesso pela Rua Tronca, entre a Visconde de Pelotas e a Garibaldi.

Comentários (2)

  • Daniel Gatti diz: 10 de agosto de 2014

    O jogador, agachado, que segura a bola do lado direito da foto, é meu pai Otacilio Gatti (in memória). Na outra ponta, agachado, é o primo da minha mão, Ireno gerevini, como comentado acima.

Envie seu Comentário