Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Um casarão ressurge no Centro

26 de abril de 2014 2

A lei que regulamenta o tamanho das fachadas publicitárias mostra que, aos poucos, as lojas vêm se adequando e contribuindo para uma Caxias visualmente mais limpa.

Um exemplo emblemático é o da Lojas Bulla, na esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Visconde de Pelotas, que desde a manhã de sexta-feira exibe, no segundo andar, os traços de sua arquitetura original (passe o mouse no “P” e confira um antes e depois no slider acima).

A retirada dos banners é o primeiro estágio da adequação. Resta aguardar agora pela pintura e embelezamento da fachada, assim como por placas menores e compatíveis com um prédio com mais de 60 anos (foto abaixo).

A expectativa é que outros estabelecimentos do Centro sigam o exemplo. Entre eles as farmácias, clínicas dentárias e comércios em geral do trecho da Avenida Júlio, entre a Dr. Montaury e a Marquês. O patrimônio histórico, a memória da cidade e a população agradecem.

O prédio no início dos anos 1940, quando abriga a antiga Casa Prataviera. Foto: Studio Geremia, acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

O prédio no início dos anos 1940, quando abrigava a antiga Casa Prataviera. Foto: Studio Geremia, acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

O prédio em 1942

O prédio da atual Lojas Bulla e da Farmácia Panvel abrigou a antiga Casa Prataviera, que abriu suas portas em 2 de maio de 1942, conforme mostra o registro acima. A imagem leva a assinatura do lendário Studio Geremia, também situado na Avenida Júlio de Castilhos, a poucos metros do casarão.
Uma cidade mais limpa

Desde 2012, a comunidade Limpa Caxias, do Facebook, posta exemplos de prédios com publicidade excessiva e também os já adequados à nova lei, contribuindo para uma conscientização da população e dos comerciantes.
Parceiros da coluna Memória, os mentores e curtidores da página comemoraram a regularização, em uma postagem de desta sexta-feira:

“É com muita satisfação que apresentamos esse antes e depois. Longe ainda de estar regularizado, mas certamente um dos mais esperados. Famosa casa da Bulla, na esquina da Visconde de Pelotas com a Av. Júlio de Castilhos. Quantos estão vendo essa casa pela primeira vez?”

Entre as sugestões dos internautas estão ainda a iluminação noturna do casarão e a adequação das fachadas da farmácia localizada no térreo.

Comentários (2)

  • Vini diz: 26 de abril de 2014

    Acho uma ignorância, um marketing sujo e pouco inteligente fechar as edificações de importância histórica com super outdoors indicando o nome de lojas e estabelecimentos. Esses proprietários não procuram um publicitário, um arquiteto, simplesmente vão fazendo o que lhe der a cabeça, quando maior, melhor, não tem amor e nem consideração pela história da nossa cidade, porque mesmo não sendo da intenção desses proprietários, a beleza é tapada, a história ocultada e a impressão de um povo desaculturado sempre fica.

  • jair diz: 27 de abril de 2014

    ficamos anos calados diante de ações como esta. nossos prédios, históricos ou não, cobertos por algo nada informativo ou belo, poluindo nossa paisagem urbana e nos contaminando por este lixo colorido. este é só o começo para nossa querida caxias se tornar ainda mais bela. temos calçadas e ruas a arrumar, cabeamento aéreo para ser “escondido” e uma maior educação de motoristas e pedestres. talvez este seja um belo começo.

Envie seu Comentário