
Funcionárias da seção feminina da Renner com a Miss Brasil Gina MacPherson em 1961. Foto: Hildo Boff, acervo pessoal de Monalisa Novello, divulgação
Assim como o Magnabosco, o Prataviera e o Mariani Artefatos de Couro, a antiga Loja Renner permanece na memória de diversas gerações de comerciários de Caxias do Sul. Integrante do pioneiro Grupo A.J. Renner, localizado no bairro Navegantes, em Porto Alegre, a loja de artigos têxteis chegou a Caxias em 1938, fixando-se na Av. Júlio de Castilhos, 1.899, entre as ruas Visconde de Pelotas e Dr. Montaury.
Famosa pelo comércio de capas e trajes masculinos, que inspiraram um dos primeiros conceitos empresariais lembrados – Renner, a boa roupa, ponto por ponto –, a loja aos poucos foi abrindo-se para outros produtos. A partir da década de 1940, o consumidor já tinha à disposição casacos, tailleurs, chapéus, slacks, acessórios, sapatos e itens de maquiagem e perfumaria da Max Factor, como mostram os anúncios publicados pelo Pioneiro em outubro de 1959.
Na foto que abre o post, vemos um grupo de funcionárias da loja com a Miss Brasil 1960, Gina MacPherson, que esteve na cidade por ocasião da Festa Nacional da Uva de 1961. Da esquerda para a direita aparecem Jussara Pereira, Lise Riboli, Teresinha Gargioni, a miss Gina, Lourdes Pereira, Norma Bender, Nelza Aimi e Iracema Cecilia De Tomasi.
A imagem foi disponibilizada pela leitora Monalisa Novello, filha de dona Iracema, falecida em 2013. Monalisa recorda também de um desfile de moda feminina realizado em 5 de dezembro de 1959, no Clube Juvenil. Na ocasião, dona Iracema, então com 16 anos, foi presenteada com as roupas com que desfilou nos salões do clube.
O grupo A. J. Renner
As atividades fabris do Grupo A.J. Renner tiveram início por volta de 1912. Foi como parte integrante dele que a Renner inaugurou em 1922, em Porto Alegre, seu primeiro ponto de venda para a comercialização de artigos têxteis. O destaque era para peças da indumentária gaúcha, como capas e ponchos.
Em 1940, o mix de produtos foi ampliado, e a Renner passou a operar como uma loja de departamentos. Ela desvinculou-se do grupo fundado por Antônio Jacob Renner somente em 1965, quando as lojas começaram a tomar um formato mais próximo do atual.
Comentários