Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cássia Eller no Porto de Elis em 1991

05 de junho de 2014 0
Cássia Eller mandando ver no blues em show de 27 de setembro de 1991, no lendário Porto de Elis. Foto: Carla Pauletti, banco de dados/Pioneiro

Cássia Eller mandando ver no blues em show de 27 de setembro de 1991, no lendário Porto de Elis, localizado na Rua Ernesto Alves. Foto: Carla Pauletti, banco de dados/Pioneiro

Ela só trazia um disco na bagagem, mas já era musa no circuito underground do centro do país. E foi com um misto de agressividade, rouquidão e intensa presença de palco que uma ainda pouco conhecida Cássia Eller baixou em Caxias em 27 de setembro de 1991 – o show ocorreu no lendário e meteórico Porto de Elis, então localizado na Rua Ernesto Alves, 2.461, próximo ao Hipermercado BIG.

Na carona do sucesso da versão folk de Por Enquanto, do primeiro álbum do Legião Urbana, Cássia desconcertou a plateia com um repertório pra lá de ousado. Foi de Jimmi Hendrix (If Six Was Nine e Hear My Train a Coming) e Beatles (Eleanor Rigby) a Arrigo Barnabé (Não Sei o que Quero da Vida), Beto Guedes (Caso Você Queira Saber) e Cazuza (a visceral Que o Deus Venha, adaptação de um texto de Clarice Lispector).

Cantora atacou de Beatles, Jimi Hendrix e Cazuza no show em Caxias. Foto: Carla Pauletti, banco de dados/Pioneiro

Cantora atacou de Beatles, Jimi Hendrix e Cazuza no show em Caxias. Foto: Carla Pauletti, banco de dados/Pioneiro

A pegada bluseira para quase todas as músicas vinha acompanhada de uma postura não menos hard, com direito a cuspe no chão e uma boa dose de androginia.

Texto do Pioneiro naquela semana destacava o show:

“Cássia uiva, chora e geme no microfone com uma autenticidade que levou muita gente a compará-la a Janis Joplin. A cantora dispensa os glacês vocais e se entrega ao sentimento. Não existem rótulos. Basta o tênis, o jeans rasgado e a camiseta velha de guerra pra compor o visual largado e agressivo.”

A cantora ficou hospedada no Alfred Palace Hotel e fez as refeições no antigo Restaurante Ponteio (os dois apoiadores do show). À época, os ingressos custaram Cr$ 3 mil (antecipados) e Cr$ 4 mil (na hora).

Postura agressiva do início da carreira  chocou parte da plateia em Caxias. Foto: Carla Pauletti, banco de dados/Pioneiro

Postura agressiva do início da carreira chocou parte da plateia em Caxias. Foto: Carla Pauletti, banco de dados/Pioneiro

Morte no auge

Consagrada a partir de 1993, quando estourou com o hit Malandragem, de Cazuza e Frejat, a cantora teve pouco tempo para desfrutar do enorme sucesso do Acústico MTV, lançado em abril de 2001.

Cássia morreu aos 39 anos, em 29 de dezembro daquele ano. Especulações da época atribuíam a morte a uma overdose de cocaína, mas o laudo comprovou que o falecimento decorreu de um infarto do miocárdio repentino.

Envie seu Comentário