Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Um guia para a Caxias do Sul de 1954

18 de junho de 2014 1
Publicação detalhava as atividades de clubes como o Juvenil, que em 1955 completaria 50 anos. Foto: reprodução do guia Caxias - A Surpreendente

Publicação detalhava as atividades de clubes como o Juvenil, que em 1955 completaria 50 anos. Na época, prédio contava apenas com os dois pavimentos originais. O terceiro só surgiria em 1965, para o aniversário de 60 anos. Foto: reprodução do guia Caxias – A Surpreendente

Pegando carona na semana do aniversário de 124 anos de Caxias, trazemos algumas publicações que elencavam a pujança e as belezas da cidade nos anos 1950 – período em que a Festa da Uva e a Feira Industrial colocaram a Serra no roteiro turístico do país.

Entre elas o guia Caxias – A Surpreendente, publicado há exatos 60 anos, por ocasião da Festa da Uva de 1954. Fazendo um apanhado geral das características e, principalmente, dos aspectos econômicos da Pérola das Colônias, o guia também detalhava as atividades do Clube Juvenil, no texto intitulado “A Sociedade Tradicional da Elite Caxiense”.

Livro foi publicado em 1954. Foto: reprodução

Livro foi publicado em 1954. Foto: reprodução

Às vésperas de completar 50 anos, em 1955, a agremiação era presidida por Isaac Menegotto. Como vice, Vasco Peretti, e como secretários e tesoureiros, respectivamente, Ely Santos e Nelson Reis, e Mario Lunardi e Rubens Ramos. Já o conselho fiscal era composto por Américo Ribeiro Mendes, Carlos Giesen, Humberto Zanoni, José D’ Arrigo e Hermano Benetti.

Caxias – A Surpreendente foi impresso nas Oficinas Gráficas da Editora São Miguel. O livro foi gentilmente cedido pela leitora Lourdes Curra.

O Imigrante na capa da Seleções em 1955. Foto: reprodução

O Imigrante na capa da Seleções em 1955. Foto: reprodução

A cidade na revista Seleções

Existente até hoje, a clássica revista Seleções, de Reader’s Digest, estampou Caxias do Sul em duas edições de 1955. Em março, “montou” uma capa com as tradicionais vindimeiras em meio a parreirais do interior. Em setembro, trouxe a imagem do novíssimo Monumento Nacional ao Imigrante, inaugurado um ano antes, em 1954.

A vindima estampada na capa da Revista Seleções. Foto: reprodução

A vindima estampada na capa da Revista Seleções. Foto: reprodução

Comentários (1)

  • jorgetapirvargas diz: 7 de julho de 2016

    oi tenho uma mueda gomemorativa da festa da uva de 1954 a numero um gostaria de sabe se ela tem valor comercial meu numero 54 96080883

Envie seu Comentário