Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Futebol amador caxiense em 1977

21 de junho de 2014 0
Equipe da Susin Francescutti, campeão do Sesi, em abril de 1977. Foto: reprodução

Equipe da Susin Francescutti, campeão do Sesi, em abril de 1977. Foto: reprodução

Em 1977 não houve Copa do Mundo, mas o futebol amador de Caxias do Sul começou empolgante no primeiro semestre. Nas edições de abril, o jornal Pioneiro divulgou os resultados e o andamento de vários campeonatos e torneios.

Os textos a seguir são uma colaboração do colega fotógrafo Roni Rigon.

Campeonato do Sesi

A equipe da empresa Susin Franciscutti foi a campeã no Sesi em 1977. Na decisão, no campo de Galópolis, a SF venceu o poderoso time da Marcopolo, surpreendendo com um plantel formado por Reno Debastiani, Erione, Bertolla, Pauletti, Dirceu, Adelar, Dorvalino, Getúlio, Pescador e o treinador Manoel Rocha (em pé na foto acima). Agachados aparecem Scur, Hilário, Martinho, Ivanor, Plinio, Silvestrin e Davenir.

A competição caracterizou-se pela elevada participação de empresas inscritas. Além da Susin Franciscuti, especializada em produzir virabrequins, jogaram na Série A as equipes da Bellini, Nimbus, Cabrini, Gethal, Marcopolo, Eberle, De Antoni, Agrale, Fras-le, Madezatti, Triches, Madal, Randon, Alpina, Robershaw, CEEE e Ericson.

Equipe dos advogados, que jogou no quadrangular promovido pela Associação beneficiente Casa do Advogado, em abril de 1977. Foto: reprodução jornal Pioneiro

Equipe dos advogados, que jogou no quadrangular promovido pela Associação beneficiente Casa do Advogado, em abril de 1977. Foto: reprodução jornal Pioneiro

Torneio da Associação Casa do Advogado

A Associação Beneficente Casa do Advogado também evidenciou-se pela organização de um torneio quadrangular. Participaram profissionais da medicina, odontólogos e funcionários do Banco do Brasil.

Na foto acima, percebe-se a equipe dos advogados, integrada pelos atletas Prazildo, Eliseu, Machado, Marcon, Jonas, Irevaldo e o técnico Osny (em pé na foto acima). Agachados estão Lain, Witecky, Chileno, Geraldo, Altamiro Boff, Graff e Zezinho.

A Seleção dos Metalúrgicos que conquistou título estadual sindical em abril de 1977. Foto: reprodução Jornal Pioneiro

A Seleção dos Metalúrgicos que conquistou título estadual sindical em abril de 1977. Foto: reprodução Jornal Pioneiro

Campeonato Sindical Gaúcho

A equipe do Sindicato dos Metalúrgicos era formada por expressivos nomes do futebol caxiense. A maioria deles  havia atuado em clubes profissionais, o que contribuiu para os metalúrgicos conquistarem o título no Campeonato Sindical do Rio Grande do Sul de 1977.

A titularidade da seleção dos metalúrgicos contou com o talento de Nilo, Miguel, Bobi, João Carlos, Eduardo, Sartor e o relações públicas Merenciano Cidade (em pé na foto acima). Agachados estão Cará, Lambari, Segalla, Techio e Zecão. A base do time agregava atletas da Marcopolo, com destaque para o goleiro João Carlos, Bobi, Zecão e Techio.

o egerente Ayres Lopes, da Courolândia, entrega bola para Antonio Marchioro, pela atuação na Copa Arizona, 16 de abril de 1977

O gerente Aires Lopes de Oliveira, da Courolândia, entrega uma bola para Antonio Marchioro, pela atuação na Copa Arizona, em 16 de abril de 1977. Foto: reprodução jornal Pioneiro

A Copa Arizona

Para coroar o esforço das equipes e atletas da Copa Arizona, a loja Courolândia Couroesporte reconhecia os destaques da competição. Acima, o então gerente Aires Lopes de Oliveira entrega uma bola ao ponta esquerda Antônio Marchioro, integrante da equipe do Ismael Chaves Barcellos, campeão da Copa Arizona. Marchioro jogou no Flamengo (atual SER Caxias) no final da década de 1960.

A Copa Arizona foi realizada no campo do Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos, localizado em Galópolis. Para assistir os jogos era cobrado ingresso.

Envie seu Comentário