Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A política acompanhada por Nestor Gollo

07 de julho de 2014 1
A comitiva de Gronchi.

A comitiva do presidente Gronchi (o terceiro a partir da direita) defronte à Rádio Caxias, com Nestor Gollo auxiliando a abrir a porta do carro. Foto: Studio Geremia, acervo pessoal de Beatriz Gollo, divulgação

Um dos pioneiros da área da comunicação em Caxias do Sul, Nestor Gollo (1928-2009) acompanhou de perto alguns dos mais importantes acontecimentos do cenário local, estadual e nacional a partir do final da década de 1940.

Embora bastante lembrado pela atuação no radiojornalismo e na locução esportiva, o Comendador Gollo, como também era conhecido, cobriu a passagem de diversas personalidades da política brasileira e internacional por Caxias – principalmente durante as Festas da Uva, a partir de 1950.

Entre elas a vinda do presidente italiano GIOVANNI GRONCHI a Caxias em 1958. Acompanhado do presidente Juscelino Kubitschek, do vice, João Goulart, e da comitiva, Gronchi visitou o Monumento ao Imigrante e circulou pela Av. Júlio de Castilhos em carro aberto, atraindo dezenas de curiosos.

É desse breve passeio pela Júlio o flagrante acima, com Gollo ( à esquerda) auxiliando o grupo a sair do carro, próximo à antiga sede da Rádio Caxias. Em 1958, a rádio localizava-se junto ao edifício Kalil Sehbe – City Hotel, na Av. Júlio esquina com a Rua Borges de Medeiros.

Com Jango na Rádiuo caxias.

Nestor Gollo, o irmão, Aldo Gollo (à esquerda), Jango e a esposa Beatriz (com a filha Jussânia) na Rádio Caxias em 1959. Foto: acervo pessoal de Beatriz Gollo, divulgação

Acima, o jornalista na Rádio Caxias, quando da visita do vice-presidente João Goulart à cidade em 1959. O encontro com Jango foi acompanhado também pelo irmão, Aldo Gollo (à esquerda), e pela esposa, Beatriz – na foto, com a primeira filha do casal, Jussânia, então com um ano.

Atuação multimídia

Nestor Gollo passou pelos principais veículos de comunicação da cidade. Além da Rádio Caxias, trabalhou boa parte dos anos 1970 na TV CAXIAS (à época bastante conhecida como o “Canal Otto”) e foi colunista do Pioneiro na década de 1980.

Também comandou o microfone quando a Rádio Caxias colocou no ar seu primeiro programa esportivo, o Esportes na Onda, em 15 de novembro de 1946.

Na Rádio Caxias

Nestor Gollo ao microfone na Rádio Caxias, no início dos anos 1950. Foto: Studio Geremia, divulgação

Na Brazex

O radialista cobrindo a solenidade de inauguração da LOJA BRAZEX, em 1952. Foto: Studio Tomazoni, divulgação

Membro da cadeira 24 da Academia Caxiense de Letras, Gollo atuou ainda como vereador (entre 1952 e 1955), mestre de cerimônias e professor em diversos colégios da cidade.

Em 2000, recebeu o título de Cidadão Emérito pela Câmara de Vereadores. O comendador faleceu há cinco anos, em 7 de janeiro de 2009, aos 81 anos.

Comentários (1)

  • Adauto Celso Sambaquy diz: 7 de julho de 2014

    Homenagem mais do que justa ao grande mestre Nestor José Gollo. Era uma personalidade fabulosa no Colégio do Carmo. Sempre tinha uma tirada diferenciada, como: Tertúlias flácidas para acalentar bovinos (Conversa mole para boi dormir).
    Acompanhei sua jornada comunicativa, tanto nas rádios, como TVs e jornais. Tornou-se um exemplo para uma geração de alunos. Parabéns pela homenagem.

Envie seu Comentário