Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A Serra coberta de neve em 1994

09 de julho de 2014 0
Neve em São Francisco de Paula cobriu os carros de branco. Foto: Paulo Franken, banco de dados

Neve em São Francisco de Paula cobriu os carros de branco. Foto: Paulo Franken, banco de dados

Enquanto a neve 2014 não chega, recordamos do fenômeno que pintou de branco cidades como Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e a Região das Hortênsias, há 20 anos.

O fim da tarde e a noite da sexta-feira 8 de julho de 1994 tiraram centenas de moradores de casa, atraídos pelo forte acúmulo nas ruas e sobre os carros e telhados – a partir das 18h nevou por mais de uma hora em Caxias.

Bombeiros posam junto a boneco de neve no batalhão do bairro Cruzeiro. Foto: Porthus Junior, banco de dados

Bombeiros posam junto a boneco de neve no batalhão do bairro Cruzeiro. Foto: Porthus Junior, banco de dados/Pioneiro

Mobilizados para atender a diversas ocorrências, os bombeiros também tiveram seu momento de descontração, montando um boneco defronte ao batalhão localizado na Rua Luiz Michielon, no bairro Cruzeiro. Na imagem acima, a partir da esquerda, vemos o Cabo Otemir, o Sargento Maciel e os então soldados Bonatto, Johson e Tódero.

Colaborou na identificação da foto acima o Sargento Ademir Antônio dos Santos.

Na Praça Dante

O fenômeno, para muitos o mais forte presenciado na região desde a nevada de 1965, foi eternizado em diversas imagens em praças e parques. As escadarias e os vários recantos do Parque dos Macaquinhos ficaram brancos até as primeiras horas da manhã seguinte.

Na Praça Dante Alighieri, os canteiros foram tomados por crianças, afoitas por moldar bonecos de neve e registrar o momento em fotos. Nada, porém, comparado à explosão de imagens e compartilhamentos verificados nas redes sociais durante a neve de 2013.

Neve de 1994 atraiu crianças aos jardins e canteiros da Praça Dante Alighieri. Foto: Porthus Junior, banco de dados

Neve de 1994 atraiu crianças aos jardins e canteiros da Praça Dante Alighieri. Foto: Porthus Junior, banco de dados

Gramado ficou ainda mais parecida com um cenário europeu em 1994. Foto: Cleo Velleda, banco de dados

Gramado ficou ainda mais parecida com um cenário europeu em 1994. Foto: Cleo Velleda, banco de dados

O lado negativo da neve

Em Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, a neve deu as caras ainda pela manhã. Naquele 8 de julho de 1994, ao mesmo tempo em que empresários do setor hoteleiro vibravam com as cidades tomadas de branco, uma série de pequenos acidentes na BR-116 dificultou a chegada de dezenas de turistas à Região das Hortênsias.

Acidente na ERS-122 tirou resultou na morte de caminhoneiro, resgatado na noite da neve de 1994. Foto:

Acidente na ERS-122 resultou na morte de caminhoneiro, resgatado enquanto a neve cobria o asfalto. Foto: Porthus Junior, banco de dados/Pioneiro

Na ERS-122, nas proximidades do acesso ao Desvio Rizzo, um motorista de caminhão morreu após perder o controle do veículo e cair em uma ribanceira. Ele foi resgatado em meio à neve que cobria a pista. Naquela sexta-feira, a falta de visibilidade e as estradas escorregadias causaram um total de 26 acidentes, com duas vítimas fatais.

Envie seu Comentário