Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

TV Caxias Canal 8 e Rádio Caxias nos tempos de Nestor Rizzo

28 de julho de 2014 1
Foto: Studio Geremia, acervo pessoal, divulgação

Nestor Rizzo no início dos anos 1950. Foto: Studio Geremia, acervo pessoal, divulgação

Nascido em Porto Alegre em 1914, o empresário Nestor Domingos Rizzo teve papel fundamental na implantação e consolidação de alguns dos mais importantes meios de comunicação de Caxias do Sul.

Fundador da RÁDIO CAXIASem 1946, e da TV CAXIAS – CANAL 8, em 1969, Rizzo também foi um empreendedor de iniciativas sociais, conforme destacou o radialista Leonel de Castilhos no livro Rádio Caxias 50 anos, lançado em 1996.

Na década de 1960, por exemplo, ele desencadeou uma campanha de arrecadação de fundos para a aquisição de uma Kombi para a Apae, então dirigida pelo médico Henrique Ordovás Filho. O gesto generoso dos ouvintes da rádio acabou permitindo a compra de dois veículos.

Foto: Studio Geremia, divulgação

Nestor Rizzo quando foi paraninfo das ginasianas do Colégio São Carlos, em 1951. Foto: Studio Geremia, divulgação

Já no lendário “Canal Otto”, Rizzo dividiu bancada com diversos nomes que marcaram a década de 1970, como Nestor Gollo e Carmem Tomasi. Na imagem abaixo vemos o apresentador durante uma entrevista com o então governador Euclides Triches (E), em 1972. À época, o programa era patrocinado pelas Lojas Alfred.

Foto: Basilio Scalco, divulgação

O governador do RS em 1972, Euclides Triches, e o apresentador Nestor Rizzo, nos antigos estúdios da TV Caxias – Canal 8. Foto: Basilio Scalco, divulgação

Foto: Basílio Scalco, acervo pessoal, divulgação

Um registro dos tradicionais jantares da equipe da TV Caxias no Restaurante La Vindima, ao lado da emissora, no início dos anos 1970. Ao fundo, Nestor Rizzo. Foto: Basílio Scalco, acervo pessoal, divulgação

Foto: Basílio Scalco, acervo pessoal, divulgação

Jantar da equipe da TV Caxias no Restaurante La Vindima, em 1971. Ao fundo, Nestor Rizzo. Foto: Scalco, acervo pessoal, divulgação

Atuação na TV Caxias

Em 1962, juntamente com Maurício Sirotsky, Nestor Rizzo fundou a TV Gaúcha, em Porto Alegre. Na terra da Festa da Uva, a emissora chegou em 22 de fevereiro de 1969, e sua instalação foi favorecida pela experiência dos jornalistas e locutores da Rádio Caxias, que migraram naturalmente para o novo veículo.

Entre os momentos de destaque com parte de seus colaboradores na TV, lembramos o jantar realizado por ocasião das inovações administrativas, em dezembro de 1973, no Rincão da Lealdade. Na foto abaixo percebe-se Rizzo, Ottoni Minghelli, Luiz Carlos de Lucena (em pé) e Julio César Pacheco.

Foto: Basílio Scalco, acervo pessoal, divulgação

Parte da direção da TV Caxias em 1973, no Rincão da Lealdade: Nestor Rizzo, Ottoni Minghelli, Julio Cesar Pacheco e Luiz Carlos de Lucena (ao fundo, em pé). Foto: Basílio Scalco, acervo pessoal, divulgação

Em 1974, o processo de melhorias assinalou o contrato com fortes patrocinadores, a aquisição de equipamento de edição e a transmissão dos primeiros comerciais em cores.

Em família

Apesar de vinculado a uma rotina profissional intensa, Nestor Rizzo foi um pai zeloso. Do casamento com Carolina de Oliveira nasceram cinco filhos: Fernando, Nestor, Ana Maria, Maria Cristina e Eleonora.

Na foto abaixo, captada no aeroporto de Caxias, percebe-se o empresário afagando a filha Eleonora, ao lado da esposa, em 1963.

Foto: Studio Geremia, acervo pessoal, divulgação

Nestor Rizzo, a esposa Carolina de Oliveira Rizzo e a filha Eleonora, em 1963. Foto: Studio Geremia, acervo pessoal, divulgação

Seu engajamento no Clube Juvenil – onde atuou como presidente nos períodos de 1946/1950 e 1957/1967 – também foi uma forma de aproximar e fortalecer os laços das famílias caxienses, nas dimensões social, recreativa e cultural.

Foto: reprodução de vídeo do Arquivo Histórico Municipal Joaõ Spadari Adami, divulgação

Nestor Rizzo em um baile do Clube Juvenil em 1954. Foto: reprodução de vídeo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

Nestor Rizzo faleceu em 5 de abril de 1982, aos 67 anos.

As informações deste post são uma colaboração do fotógrafo Roni Rigon. 

Comentários (1)

  • waler penido diz: 6 de janeiro de 2015

    por que não aparece o nome CLEIA BARROS , que foi fazendo show.

Envie seu Comentário