Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Casarões antigos ressurgem no Centro de Caxias

16 de setembro de 2014 1
Foto: Roni Rigon

Retirada do excesso de publicidade trouxe à tona fachada de sobrado da década de 1930, mas que carece de restauração urgente. Local é a Av. Júlio de Castilhos, entre a Visconde de Pelotas e a Dr. Montaury. Foto: Roni Rigon

O centro de Caxias do Sul, em especial a Av. Júlio de Castilhos, “respira” melhor com a adequação das lojas à lei da poluição visual. Se alguns casarões ressurgem da noite para o dia já devidamente pintados e com uma fachada mais de acordo com as normas, outros causam incômodo – fruto de anos e anos de descaso e intervenções sem critério.

É o caso dos dois sobrados localizados no trecho da Júlio entre a Visconde de Pelotas e a Dr. Montaury (fotos acima e abaixo). Após a retirada dos banners publicitários e à espera de uma possível reforma, um dos casarões, datado dos anos 1930, exibe os resultados de décadas de interferências desordenadas – aberturas cimentadas, detalhes subtraídos e parte da varanda em ferro comprometida.

Foto: Roni Rigon

Saem as placas, porém faltam ainda a recuperação e a pintura das antigas fachadas. Foto: Roni Rigon

Foto: Roni Rigon

Casarão azul ressurgiu já com a pintura, realizada pelos locatários antes da retirada das placas. Foto: Roni Rigon

Foto: Roni Rigon

Casarão de meados dos anos 1930, na Júlio, entre Visconde de Pelotas e Dr. Montaury. Foto: Roni Rigon

Exemplo a ser seguido

Proprietários ou locatários poderiam se inspirar, agora, na transformação ocorrida nas Lojas Bulla (a poucos metros dali) e também no emblemático casarão da família do dentista Aparício Postali, hoje sede da loja Conexão Urbana, no bairro São Pelegrino.

Na montagem abaixo, o antes e depois. Arraste o “P” com o cursor e compare.

Alguém duvida da importância da lei da poluição visual para deixar a cidade mais bonita? Foto: Luiz Chaves (com as placas) e Roni Rigon.

Alguém duvida da importância da lei da poluição visual para deixar a cidade mais bonita? Foto: Luiz Chaves (com as placas) e Roni Rigon.

A esquina da Júlio com a Feijó. Jr. ganhou, literalmente, novos e belos contornos, lembrando um pouco de como era o trecho em meados dos anos 1940. Na imagem abaixo vemos a rotatória da Av. Júlio com a Feijó e o início da Avenida Rio Branco.

À direita, aparecem o mesmo casarão da família Postali. Mais ao fundo, a primeira Igreja de São Pelegrino, ainda em madeira, onde hoje situa-se o Edifício Francisco Oliva. À esquerda, o antigo Colégio São Carlos, praticamente no mesmo ponto onde atualmente localiza-se o prédio do Teatro São Carlos.

Em frente a ele, do outro lado da rua, a primeira sede do Colégio La Salle (prédio branco de alvenaria).

Foto: Studio Geremia, acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

Um bucólico bairro São Pelegrino nos anos 1940: a Júlio de Castilhos, esquina com a Feijó Júnior, com a Avenida Rio Branco ao fundo. Foto: Studio Geremia, acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

Foto: Roni Rigon

Uma esquina ressurge no coração do bairro São Pelegrino. Foto: Roni Rigon

Foto: Roni Rigon

Retirada do excesso publicitário valorizou tanto a construção quanto o comércio localizado no térreo. Foto: Roni Rigon

Foto: Roni Rigon

Detalhes de outros tempos, que ficaram escondidos por anos, voltam a fazer parte do cenário urbano. Foto: Roni Rigon

Foto: Roni Rigon

Contrastes entre o novo e o antigo valorizam a região. Foto: Roni Rigon

Foto: Roni Rigon

São Pelegrino ontem e hoje: um diálogo possível. Foto: Roni Rigon

Outro exemplo

A limpeza visual na Júlio chega também às imediações com a Borges de Medeiros. A tradicional Livraria Rossi é outro ponto que passa por readequação visual – limpam-se os excessos, valorizam-se os detalhes arquitetônicos que restaram.

Foto: Roni Rigon

Prédio da Livraria Rossi, um dos estabelecimentos mais tradicionais de Caxias, também passa por readequação na fachada. Foto: Roni Rigon

Foto: Roni Rigon

Prédio da Livraria Rossi, na Av. Júlio de Castilhos, vem sendo recuperado. Construção data do final dos anos 1930. Foto: Roni Rigon

Participe

Você possui fotos de antigas construções da área central de Caxias do Sul. Envie para o e-mail rodrigo.lopes@pioneiro. com, com nome, identificação de quem aparece nas imagens, nome do fotógrafo, um breve histórico e fone de contato.

Comentários (1)

  • Marcia Luiz diz: 16 de setembro de 2014

    Muito legal. Até que enfim os prédios antigos serão valorizados e visualizados na sua integra.

Envie seu Comentário