Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Parque dos Macaquinhos no início dos anos 1970

22 de setembro de 2014 8
O parque em 1972, com um ainda bucólico bairro Exposição ao fundo. Foto: Valdir Kaiser, divulgação

O parque em 1972, com caiaques no lago e um ainda bucólico bairro Exposição ao fundo. Foto: Valdir Kaiser, divulgação

O início oficial da primavera, neste dia 22 de setembro, é um convite a usufruir ainda mais de parques e praças que acompanham gerações de moradores de Caxias do Sul. As imagens deste post, por exemplo, trazem um nostálgico Parque dos Macaquinhos, ainda quando o local era habitado por… macaquinhos.

O registro acima, de 1972, traz uma vista aérea captada a partir da Rua Dr. Montaury. Estão lá o clássico lago, ainda com a ilha onde os animais viviam – e recebiam as bananas atiradas pelos frequentadores. Mais ao fundo, o antigo Parque de Exposições da Festa Nacional da Uva (hoje prefeitura), naquela que foi a última edição antes da inauguração dos novíssimos Pavilhões, em 1975.

Repare também na enorme área verde existente onde hoje localiza-se o prédio da Câmara de Vereadores e nas ruelas internas, que até meados dos anos 1980 permitiam o trânsito de veículos, com entrada e saída pelas ruas Dom José Barea e Alfredo Chaves.

As estruturas esféricas junto ao terreno que abrigou o Super Cesa e o atual Zaffari, na Festa da Uva de 1972. Foto: reprodução de cartão-postal, acervo pessoal de Ricardo Fabris de Abreu, divulgação

As estruturas esféricas junto ao terreno que abrigou o Super Cesa (atual Zaffari), na Festa da Uva de 1972. Foto: reprodução de cartão-postal, acervo pessoal de Ricardo Fabris de Abreu, divulgação

Detalhe curioso: as estruturas redondas, hoje um símbolo do município de Esteio, foram uma das novidades do parque da Festa da Uva de 1972. Elas estavam localizadas no terreno que abrigou posteriormente o Super Cesa e onde hoje situa-se o Zaffari.

Abaixo, um registro de 1973 para os então floridos e bem-cuidados jardins da escadaria localizada junto à Rua Os Dezoito do Forte. Até o cusco fez pose…

Foto: Valdir Kaiser, divulgação

Os canteiros floridos nas escadarias do parque em 1973. Foto: Valdir Kaiser, divulgação

A origem do nome

Em 1958, o então engenheiro agrônomo da prefeitura José Zugno conseguiu a doação de cinco macaquinhos do zoológico do Parque Farroupilha, em Porto Alegre, para o Parque Getúlio Vargas, em Caxias. Abrigados em uma ilha junto ao antigo lago, eles acabaram rebatizando o lugar.

O aterramento e a remodelação do espaço, nos anos 1990, deram fim ao lago e à ilha, mas a denominação popular segue até hoje. Poucos se referem ao lugar como Parque Getúlio Vargas.

Inaugurado em 1954, o parque recebeu o nome do ex-presidente um ano depois, em 1955, como forma de homenageá-lo – Vargas havia visitado a Festa da Uva de 1954.

Leia mais sobre a história do parque e veja mais fotos clicando AQUI.

Participe da coluna

As imagens deste post integram o acervo pessoal dos leitores Valdir Kaiser e Ricardo Fabris de Abeu. Você também possui fotos antigas do Parque dos Macaquinhos? Envie para o e-mail rodrigo.lopes@pioneiro.com.

Comentários (8)

  • Alberto Rech diz: 22 de setembro de 2014

    Parabens ,Rodrigo ,pela página…. Quantas boas recordações daquele tempo em que passear pelo Parque com os meus filhos era um programa muito seguro e legal… Muitas fotos fiz pelos gramados e ruelas do Parque….

  • Juliana Bassanesi diz: 22 de setembro de 2014

    Nossa, que impressionante. Nunca tinha visto fotos de como era o parque! Não dá pra imaginar um lugar lindo assim nos dias de hoje dentro da nossa cidade!

  • Fernanda diz: 22 de setembro de 2014

    Isso é que é saber acabar com a beleza de uma cidade… Não que o parque hj não seja bonito, mas é impensável ter tudo isso e decidir acabar com o lugar…

  • Georgio Guerra diz: 22 de setembro de 2014

    Admiro muito este parque, que é praticamente o quintal da casa da minha família em Caxias. Era meu caminho diário ao Colégio São José, era o lugar onde brincava quando criança, onde namorei quando adolescente, e sempre que posso, passo por ali… E os velhos plátanos? Lindos! Ditam as nossas 4 estações.

  • Cristiane diz: 22 de setembro de 2014

    Lindo! É uma pena a descaracterização dos locais. Demais esse lago.Os jardins das escadarias lindos, coloridos e bem cuidados. Essa matéria caiu como uma luva para uma colega, já que estamos fazendo um trabalho e cada um ficou com um atrativo de Caxias do Sul. Amei a matéria, adoro ver como era antigamente os locais, é uma volta ao passado. E aproveitando o ensejo quero saber se tem publicação da Estação Férrea. Como posso obter essas informações? Muito Obrigada!

  • Mara Regina diz: 25 de setembro de 2014

    Olá, Rodrigo!
    Hoje, 25.09, Valdir Kaiser, autor de uma das fotos da reportagem, estará lançando um livro ambientado no Parque dos Macaquinhos. A noite de autógrafos de “Crime e Mistério no Parque dos Macaquinhos” acontecerá ás 19:00hs no Salão Dia de Festa Park, bairro Sagrada Família.
    Parabéns pela matéria!
    Abraço

Envie seu Comentário