Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Casarões antigos iluminados à noite: adote essa ideia!

30 de setembro de 2014 0
Foto: Diogo Salaberry

Após a retirada da publicidade excessiva, iluminação noturna fez renascer o casarão da Júlio esquina com Dr. Montaury. Foto: Diogo Sallaberry

Poucos metros separam o casarão da esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Dr. Montaury de outro sobrado no mesmo trecho, mas uma bela iniciativa aproxima ambos: a iluminação noturna após a adequação dos estabelecimentos à lei da poluição visual.

Na esquina, a clínica Brasdente, situada no segundo pavimento, literalmente jogou luzes sobre o CASARÃO EM ESTILO ART DÉCO dos anos 1930, escondido há anos por enormes banners desnecessários.

Foto: Diogo Salaberry

Casarão iluminado é exemplo para outros da área central. Foto: Diogo Sallaberry

Foto: Diogo Salaberry

Beleza do casarão também duela com um emaranhado de fios. Foto: Diogo Sallaberry

Outra clínica dentária da Júlio promoveu uma ação exemplar: deu uma nova cara à fachada antes mesmo da retirada dos painéis. Quando o segundo pavimento do casarão reapareceu aos olhos do público, já estava devidamente recuperado e pintado de azul. A iluminação noturna só coroou a iniciativa, conforme mostram as fotos abaixo.

Que tal adotar esta ideia em vários outros exemplares pela cidade?

Leia mais sobre antigos prédios de Caxias do Sul clicando AQUI.

Foto: Diogo Salaberry

Casarão da Júlio, entre a Visconde e a Dr. Montaury, teve segundo pavimento iluminado recentemente. Foto: Diogo Sallaberry

Foto: Diogo Sallaberry

Sede de uma clínica dentária valorizou sua fachada com iluminação noturna, um exemplo para várias outras do entorno. Foto: Diogo Sallaberry

Menos é mais

A adequação das lojas da área central promove algumas comparações, nem sempre percebidas pelo transeunte mais apressado.

O Edifício Vaccari, ao lado do Clube Juvenil, na Júlio, também foi “limpo”, com a retirada de uma placa abusiva (confira abaixo o antes e depois). Agora só falta uma pintura…

Fotos: Diogo Sallaberry e Roni Rigon

O Edifício Vaccari antes e depois. Fotos: Diogo Sallaberry e Roni Rigon

A tradicional Livraria Rossi, a poucos metros dali, também está de cara nova (foto abaixo). Faltam agora as farmácias, as que mais tem demorado para adaptar-se à legislação.

Alô, fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente!

Foto: Roni Rigon

Tradicional Livraria Rossi também limpou a fachada, mantendo alguns símbolos da arquitetura original do casarão no alto. Foto: Roni Rigon

Envie seu Comentário