Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Praça Dante Alighieri e arredores nos anos 1930 e 1950

07 de outubro de 2014 0
Foto: Studio Geremia, coleção particular de Hildo Boff, divulgação

A Praça Dante cercada, durante a Festa da Uva de 1937. Foto: Studio Geremia, coleção particular de Hildo Boff, divulgação

Coração da cidade, com ou sem calçadão, a Praça Dante Alighieri (ou Rui Barbosa) sempre esteve no imaginário e na memória coletiva de diferentes gerações de moradores de Caxias do Sul. E a movimentação extra gerada pela Feira do Livro desde o final de semana proporciona um comparativo da área central em vários momentos do século passado.

Acima vemos um registro parcial da área em 1937, à época da Festa da Uva. Captada a partir do Clube Juvenil, a imagem destaca o quarteirão cercado e com os pórticos pela Av. Júlio e pela Sinimbu, defronte à catedral Diocesana.

Naquele ano também foi inaugurado O CHAFARIZ.

Em outra imagem do mesmo ângulo, mas de meados de 1938, vemos o imponente prédio em alvenaria do Magnabosco em construção (na foto abaixo, ao fundo). Ele seria inaugurado em 1939.

Foto: Studio Geremia, coleção particular de Hildo Boff, divulgação

Prédio do Magnabosco, um dos símbolos do entorno da Praça Dante Alighieri, à época de sua construção, em 1938. Foto: Studio Geremia, coleção particular de Hildo Boff, divulgação

Postal dos anos 1950

Um cartão-postal do antigo Studio Geremia, datado de meados dos anos 1950, destaca a esquina da Av. Júlio de Castilhos com a Rua Marquês do Herval, com o prédio do Clube Juvenil ainda sem o terceiro pavimento – ele seria erguido apenas em 1965, ano em que a agremiação completou 60 anos.

Foto: Studio Geremia, coleção particular de Hildo Boff, divulgação

Estacionamento oblíquo e coletivos transitando pela principal avenida de Caxias: a esquina da Júlio com a Marquês do Herval em meados dos anos 1950. Foto: Studio Geremia, coleção particular de Hildo Boff, divulgação

Repare ainda na Marquês do Herval com estacionamento oblíquo, defronte ao antigo Cine Guarany e ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul, e no coletivo da Empresa Santos de Transportes.

O ônibus fazia o trajeto do Monumento ao Imigrante até o bairro Rio Branco pela Av. Júlio e, a partir de São Pelegrino, pela Av. Rio Branco. À época, a Júlio concentrava vários abrigos para passageiros patrocinados pela CERVEJA PÉROLA.

Veja mais fotos da Praça Dante clicando AQUI.

Confira imagens antigas do Cine Teatro Guarany clicando AQUI.

Relembre como era a Praça Dante em antigos cartões-postais clicando AQUI.

Dia da Criança

Você possui fotos antigas de quando era criança, de filhos ou netos? Envie para o e-mail rodrigo.lopes@pioneiro.com, com data, um breve histórico, local onde foram feitas as imagens, nome do fotógrafo e fone de contato.

As imagens, em alta resolução, devem ser anteriores a 1980. Elas serão publicadas no blog e em colunas temáticas do Dia da Criança, nesta sexta (10) e sábado (11), véspera da comemoração.

Envie seu Comentário