Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Reni Sefeld: uma trajetória de 47 anos no rádio

13 de outubro de 2014 0
Foto: acervo pessoal, divulgação

Reni Sefeld em registro do início dos anos 1980, na Rádio Caxias. Foto: acervo pessoal, divulgação

A voz emblemática de Reni Sefeld é ouvida há 47 anos nas rádios de Caxias do Sul. E, aos 66 anos, ele recorda de boa parte dessa trajetória, iniciada em 1967, na Rádio Princesa.

Na emissora, Sefeld fazia a locução para diversos programas musicais, convivendo com nomes como Lori Bones, Névio Zanette, José Fadanelli, José Pieruccini, Valderez Motta e o discotecário Lauri Romário da Silva. Já em 1969, o comunicador transferiu-se para a rádio Independência, de propriedade do Círculo Operário Caxiense e gerenciada pelo padre Angelo Tronca.

Reni Sefeld: uma trajetória de 47 anos no rádio

Reni Sefeld contabiliza 47 anos de atuação no rádio. Foto: acervo pessoal, divulgação

A terceira mudança de emissora deu-se um ano depois, em 1970, quando Sefeld ingressou na Rádio Caxias. Lá, teve a oportunidade de substituir o memorável Oswaldo de Assis, radialista que marcou época no jornalismo do meio-dia. Nessa função, permaneceu até 1992, reproduzindo as matérias para os ouvintes durante o almoço.

Ao revisar o passado, Sefeld destaca o reconhecimento de inúmeros colegas com quem trabalhou. Entre eles figuram ícones da comunicação caxiense, como Vivaldo Vargas de Almeida, Abelino Cardoso, Aldori de Oliveira, Suzette Dallegrave, Nestor Rizzo, Sérgio Chaves, Sérgio Stock e Alaor de Oliveira.

Da nova geração, ele destaca o jornalista Daniel Scola, que era seu operador e atualmente comanda a Rádio Gaúcha, em Porto Alegre.

Foto: Giancarlo Mantovani, divulgação

Sefeld entrevista um dos integrantes do conjunto Roupa Nova, durante show no lendário Teatro de Lona, em 1989. Foto: Giancarlo Mantovani, divulgação

O locutor e os artistas

Rodando os mais variados gêneros, o locutor também testemunhou o surgimento de inúmeros artistas da MPB. Falar sobre esse assunto, porém, é algo que exige tempo, tamanha a quantidade de histórias curiosas.

Entre os regionalistas, Sefeld recorda do sucesso de José Mendes com a canção Pára, Pedro!, que marcou o seu trabalho na rádio – ele destaca o inconfundível porte franzino de Mendes.

Foto: acervo pessoal, divulgação

Sefeld nos estúdio da Rádio Caxias, em 1973. Foto: acervo pessoal, divulgação

Foto: Luis Carlos Leite, banco de dados/Pioneiro

Sefeld (o quarto da esquerda para a direita) em um evento com colegas da área publicitária, em 1982. Foto: Luis Carlos Leite, banco de dados/Pioneiro

Semana da Propaganda

Na década de 1980, quando a colega de rádio Margot Sauer entrava em férias, Sefeld colaborava na divulgação permanente das notícias da coluna social do jornal Pioneiro.

Na foto acima, registrada em 5 de dezembro de 1982, por ocasião da Semana da Propaganda, Sefeld (o quarto da esquerda para direita) brinda com os amigos das agências de publicidade, num evento promovido pela Rádio Caxias.

Troféu

Atualmente, Sefeld trabalha nas rádios Difusora e 1010 AM. Em novembro de 2011, a Associação Rio-Grandense de Imprensa homenageou o radialista com o troféu Comunicador de Rádio.

As informações desta coluna são uma colaboração do repórter fotográfico Roni Rigon.

Envie seu Comentário