Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A história da Diocese de Caxias do Sul à disposição do público

24 de outubro de 2014 1
Museu está localizado no subsolo do Bispado, ao lado da Catedral. Foto: Luciana Galiotto, divulgação

Museu está localizado no subsolo do Bispado, ao lado da Catedral. Foto: Luciana Galiotto, divulgação

Após a solenidade de inauguração nesta quinta-feira (23), o Museu Diocesano Dom José Barea estará aberto à visitação pública sempre de quarta a sexta-feira, das 14h às 18h, com entrada franca. Já horários especiais devem ser agendados mediante contato pelo e-mail museudomjosebarea@gmail.com ou pelo fone 3028.3117.

Na inauguração, o bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, ressaltou o papel do espaço como uma escola de fé.

- O museu será muito útil aos alunos e às novas gerações, que poderão entender como se vivia e celebrava há 80 anos. É uma aula de catequese especial. Para os adultos, é uma aula de fé, em que vemos o valor de tantas coisas que tornaram a nossa Diocese tão importante no Rio Grande do Sul – ressaltou o bispo.

Dom Alessandro Ruffinoni apresentou o novo espaço, que integra as comemorações dos 80 anos da Diocese. Foto: Luciana Galiotto, divulgação

Dom Alessandro Ruffinoni apresentou o novo espaço. Foto: Luciana Galiotto, divulgação

A inauguração do Museu Diocesano Dom José Barea integra as comemorações dos 80 anos da Diocese de Caxias do Sul, surgida em 1934. Localizado no subsolo do bispado, o espaço possui laboratório de restauro técnico, biblioteca, reserva técnica, além de abrigar as exposições temáticas dos sete sacramentos e de acervos da Diocese.

Leia mais sobre o Museu e veja mais fotos clicando AQUI.

Leia mais sobre a trajetória dos bispos de Caxias clicando AQUI.

O mapa de visitação. Foto: reprodução

O mapa de visitação. Foto: reprodução

No espaço é possivel apreciar um acervo de documentos, fotos, livros e utensílios religiosos. Foto: Roni Rigon

No espaço é possível apreciar um acervo de documentos, fotos, livros e utensílios religiosos. Foto: Roni Rigon

Indumentária objetos litúrgicos integram o acervo, agora aberto á visitação pública. Foto: Roni Rigon

Indumentária objetos litúrgicos integram o acervo, agora aberto à visitação pública. Foto: Roni Rigon

A abrangência

A Diocese de Caxias do Sul é constituída pelos seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Cambará do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul,Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Jaquirana, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Parai, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Teresa, São Francisco de Paula, São Jorge, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata. Além desses, compreende parte dos municípios de São Valentim do Sul e Imigrante.

Comentários (1)

  • paulo cesar guidini diz: 8 de dezembro de 2015

    boa tarde estou a procura de um antepassado meu .procuro pela sertidao de nascimento e batismo de meu avo que nasceu ai em caxias do sul no dia 15/02/188o seu nome e amgelo guidini filho de fernamdo guidini e fermina gomes amgelo foi casado com catharina pegoraro. pode aver variaçoes nos nomes .se puderem me ajudar des de ja agradeço.

Envie seu Comentário