
A pracinha Monteiro Lobato em dezembro de 1953. Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
Ao mesmo tempo em que Caxias comemora a aquisição do COMPLEXO HISTÓRICO DA MAESA, há 60 anos o entorno da fábrica 2 da Metalúrgica Abramo Eberle também recebia um espaço de convivência.
Em dezembro de 1953, durante a administração do prefeito Euclides Triches, era inaugurada a Praça Monteiro Lobato, bem defronte ao portão de saída da metalúrgica pela Rua Plácido de Castro.

A professora Ester Troian Benvenutti e as crianças que frequentavam a biblioteca instalada junto ao parquinho. Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
As imagens deste post, disponibilizadas pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, mostram um pouco daqueles primeiros dias. Na foto acima vemos a antiga biblioteca que funcionava junto ao parquinho, com a professora Ester Troian Benvenutti e alguns dos primeiros frequentadores do espaço.
Conforme a professora Susana Storchi, do Arquivo Histórico Municipal, o local possuía uma seção adulta e infantil, dotada de mesinhas baixas para as crianças do bairro lerem. Entre elas, a própria Susana, filha de Humberto Storchi, ex-funcionário da metalúrgica.
A Maesa e o parquinho, aliás, são uma extensão da residência dos Storchi desde os anos 1950. Susana e seu Humberto ainda moram na mesma casa, na Rua Tronca, a poucos metros da fábrica.

Parquinho defronte à Maesa foi inaugurado em dezembro de 1953, na gestão do prefeito Euclides Triches. acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

Reportagem do Pioneiro em janeiro de 1954 destacava a inauguração pelo prefeito Euclides Triches. Foto: reprodução
Memórias do parque
Conforme recorda a ex-professora do Colégio Emílio Meyer Laura Chiaradia, a criação da Praça Monteiro Lobato e da biblioteca foi incentivada pela então primeira-dama Neda Ungaretti Triches, viúva do prefeito Euclides e hoje morando no Rio de Janeiro.
Atualmente bastante desfrutada pela população, a pracinha sofreu com o vandalismo e o abandono ao longo dos anos. Somente a partir de 2010, o espaço começou a ser revitalizado – em 2013 houve a troca dos brinquedos e a instalação de uma Academia da Melhor Idade.
Uma área que, com a futura ocupação pública da Maesa, deve ser ainda mais valorizada.

A Praça Monteiro Lobato em 2013, quando ocorreu um abraço dos alunos e professores da escola infantil Pequeno Ser, situada nas proximidades. Foto: Morgana Perini, divulgação
Nostalgia da infância
Nas imagens abaixo vemos Solange Storchi Facchin, irmã da professora Susana Storchi, em 1953, aos seis anos, brincando no balanço e no escorregador.

Solange Storchi Facchin (no escorregador) em 1953. Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

Solange Storchi Facchin, seis anos em 1953, era uma das tantas crianças do bairro que usufruiam dos brinquedos da Praça Monteiro Lobato. Ao fundo, à esquerda, a antiga biblioteca. Mais atrás, os prédios do Colégio Emilio Meyer e o Senai. Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação
Participe
Você possui fotos antigas brincando ou com seus filhos na Praça Monteiro Lobato? Envie e deixe seu relato no blog Memória.
Veja mais fotos antigas da Maesa clicando AQUI.
Leia mais sobre o encontro do coletivo Faço Parte Maesa, ocorrido na Praça Monteiro Lobato, clicando AQUI.
Comentários