Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Escola Normal Duque de Caxias: 50 e 60 anos depois

22 de novembro de 2014 0
Foto: Studio Geremia, acervo pessoal, divulgação

Há 60 anos: a formatura do quarto ano ginasial em 18 de dezembro de 1954, no Clube Juvenil. Foto: Studio Geremia, acervo pessoal, divulgação

Dez anos separam uma turma da outra, mas os dois encontros prometem despertar muitas lembranças. Formandos das turmas de 1954 e 1964 da Escola Normal Duque de Caxias realizam neste sábado seus respectivos almoços de aniversário.

O distrito de Fazenda Souza sedia a confraternização dos ex-alunos do Ginásio de 1954, organizada por Joana Marchioro Voltolini e Aurora Dolores Bergamaschi. Ao lado, um dos registros da festa de formatura, realizada há 60 anos, em 18 de dezembro de 1954, nas dependências do Clube Juvenil.

O leitor Roberto Grazziotin, um dos integrantes da turma, ajudou a identificar parte dos colegas da foto acima. Entre outros vemos Oneide Pires, Christiano Carpes Antunes (à esquerda, de farda), Doroti Ártico, Noely Dal Monte, Ivan Cercato, Magali Furtado Giron, Maria Clélia Issler, Quitéria de Almeida, Jandyra Bonetto, Marlene dos Santos, Noemy Prataviera, Mário Alexandre Giron, Regis Ivan Berthi e Cícero Pezzi. Ao centro, o Frei Armindo, professor de disciplinas como Literatura e Língua Portuguesa.

O paraninfo foi o então prefeito de Caxias, Euclides Triches. Já a lista de professores homenageados incluiu Ligia Rosa, Iole Festugato Almeida, Silvia Pieruccini, Dinorah Julian, Ely Ramos Rodrigues, Edith Pezzi Reis, Dyna Braghirolli, Moacir Mendes Oliveira, Adão Fagundes e Mário Rosa Lopes.

Foto: acervo pessoal, divulgação

Maria Helena Balen, formanda da turma de 1954, aos 15 anos, em 1952. Foto: acervo pessoal, divulgação

A turma

Naquele 18 de dezembro de 60 anos atrás, a quarta série ginasial da Escola Normal Duque de Caxias formou 64 alunos. Muitos acabaram ficando de fora das fotos oficiais, mas continuam se reunindo até hoje.

Entram aí Adauto Celso Sambaquy, Vicente Fonseca Vieira, Eloy Casara, Delesson Orengo, João Alberto Rech, Marina Amoretti Polesso, Maria Helena Muratore, Lourdes Antônia Alves, Alvise Orestes Manfro, Vera Viezzer Rech, Dalva Therezinha Coelho, Sylvia Pieruccini e Lourdes Ponzi Pettinelli. Da turma também fazia parte a professora e escritora Maria Helena Balen, falecida em junho – será o primeiro encontro do grupo após sua morte.

Confira mais fotos da escritora Maria Helena Balen clicando AQUI.

Leia mais sobre Maria Helena Balen clicando AQUI.

Foto: Ary Pastori, acervo pessoal de Beatriz Paternoster, divulgação

Há 50 anos: as normalistas de 1964, durante a formatura no Cristóvão. Foto: Ary Pastori, acervo pessoal de Beatriz Paternoster, divulgação

Uma formatura em 1964

Dez anos depois da turma de 1954, o auditório do Cristóvão de Mendoza reuniu, em 8 de dezembro de 1964, as formandas do magistério da Escola Normal.

Os 50 anos também serão celebrados com um almoço especial neste sábado. O encontro deve reunir cerca de 40 ex-colegas, contatadas pelas organizadoras Beatriz Paternoster, Maria Cleusa Gobetti e Neuza Facchin de Oliveira. Também estará presente dona Zília Garcia, representando o grupo de professoras da época.

Leia mais sobre a formatura das normalistas de 1964 clicando AQUI.

Veja outras formandas da antiga Escola Normal Duque de Caxias clicando AQUI.

O colégio

Documentos, livros de registros e fotografias referentes às antigas escolas estaduais Colégio Elementar José Bonifácio, Escola Complementar de Caxias e Escola Normal Duque de Caxias, responsáveis pela formação da maioria dos professores da cidade nas décadas de 1930 a 1960, estão disponíveis para pesquisa no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

Em 2014, o acervo foi repassado ao Arquivo pelo Instituto de Educação Cristóvão de Mendoza. O material integra a documentação relativa à educação pública no município. A Escola Normal Duque de Caxias foi fundada em 1930 e, até o início do anos 1960, funcionou no prédio que hoje abriga o Colégio Presidente Vargas, na esquina das ruas Visconde de Pelotas e Bento Gonçalves.

No Carmo

No próximo dia 6 de dezembro, ocorre mais um encontro de 50 anos, desta vez dos alunos do Científico de 1964 do Colégio Nossa Senhora do Carmo.

Participe da coluna

Você possui imagens antigas de festas de formatura ou está organizando algum encontro comemorativo dos tempos de colégio? Envie imagens e informações básicas – como data, breve histórico e identificação das pessoas – para o e-mail rodrigo.lopes@pioneiro.com, com fone de contato.

Envie seu Comentário