Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Formandos do Científico do Carmo em 1964

24 de novembro de 2014 11
Foto: Studio Tomazoni Caxias, acervo pessoal de Alberto Rech, divulgação

A foto oficial da formatura do Científico do Carmo em dezembro de 1964, com os alunos, professores e irmãos lassalistas. Foto: Studio Tomazoni Caxias, acervo pessoal de Alberto Rech, divulgação

As reuniões já vem ocorrendo há meses, um grupo foi criado no Facebook e até uma lembrança especial, inspirada nos antigos diplomas de honra, foi desenvolvida. Tudo para que o encontro dos “guris” do 3º Científico de 1964 do Colégio Nossa Senhora do Carmo seja comemorado em grande estilo.

No próximo dia 6 de dezembro, um sábado, essa trupe se reúne para celebrar não só os 50 anos do último ano de escola, mas uma amizade surgida ainda no tempo das “calças curtas” do primário.

Conforme Alberto Rech, 67 anos, um dos organizadores, estão confirmados em torno de 20 colegas. A programação inclui recepção no colégio pela manhã, com o atual diretor, ex-professores, ex-alunos e familiares. Na sequência, haverá entrega de diplomas ao diretor e aos antigos mestres, missa na capela, almoço e distribuição das lembranças comemorativas do cinquentenário.

Ao alto, a foto oficial da formatura. Da esquerda para a direita, a partir da fila de trás, vemos Sérgio Magdalena, Eloi Marcon, Osvaldo Ártico, Pedro Turra, Paulo Pompeu Corrêa, José Luiz Atti, Sérgio Seidl, Silvino Omizzolo e Ivo Denicol.

Na segunda fila estão Edson Farina, Paulo Carvalho (o Polaco), Afonso Bortoluzzi Filho, Luiz Carlos Chiappin, Décio Broilo, Alberto Rech, Marcos de Lavra Pinto e Cláudio Luiz Viegas. Na terceira, Raul Bertolucci, Achiles Goldani Netto, Celso Rossi Corsetti, Cláudio Almeida, Marco Antônio Goldani, Antônio Luiz Bassanesi, José Aldo Mariani, Vitor Hugo Facchin e Clovis Fornari.

Por fim, sentados, aparecem Irmão Pedro, Irmão Benildo Guilherme, Padre Paulo Zugno, Irmão Gabriel, professores Armando Hansen e Guimarães da Silva, Irmão Constâncio e Irmão Bonifácio.

Foto: acervo pessoal, divulgação

Grupo de colegas de 1964, que nos recreios e horas de folga jogava futebol de salão. Foto: acervo pessoal, divulgação

Na foto acima, o grupo de colegas de 1964, que nos recreios e nas horas de folga jogava futebol de salão. Conforme o ex-aluno Alberto Rech, a brincadeira chamava-se MED-ENG.

- Eram os alunos que iriam seguir o curso de Medicina contra os alunos que iriam cursar Engenharia.Foram peleias maravilhosas – recorda.

Em pé aparecem Bassanesi, Facchin, Achiles, Chiappin, Marcon, Ártico, Lavra Pinto, Farina, Bertolucci e Mariani. Sentados estão Pompeu Corrêa, Corsetti, Atti, Seidl, Almeida, Broilo, o próprio Rech, Fornari, Omizzolo e Marco Goldani.

Foto: acervo pessoal, divulgação

Uma partida de futebol de salão, com um time formado, entre outros, por Luiz Carlos Chiappin, Alberto Rech, Ivo Denicol e Celso Corsetti. Foto: acervo pessoal, divulgação

Em 1962: uma animada torcida na final de um torneio de futebol. Entre outros, estão Luiz Carlos Chiappin, Marcos, Pompeu, Facchin, Achiles, Claudio Almeida (de óculos escuros) e Eloi Marcon (em pé, à direita). Foto: acervo pessoal, divulgação

Em 1962: uma animada torcida na final de um torneio de futebol. Entre outros, estão Luiz Carlos Chiappin, Marcos, Pompeu, Facchin, Achiles, Claudio Almeida (de óculos escuros) e Eloi Marcon (em pé, à direita). Foto: acervo pessoal, divulgação

Para a posteridade

As imagens deste post trazem um pouco do cotidiano escolar naqueles primórdios dos anos 1960: aulas, jogos, excursões, campeonatos de futebol, desfiles cívicos, a banda, o convívio com os irmãos lassalistas, as lembranças do irmão Bonifácio…

Abaixo vemos uma viagem da turma ao Itaimbezinho, também no derradeiro ano de colégio, em 1964. Em pé estão Sérgio Magdalena, Clovis Fornari, Marco Goldani, Paulo Carvalho, Alberto Rech, Pedro Turra, Celso Corsetti, Marcos de Lavra Pinto, Irmão Constâncio, Eloi Marcon e Osvaldo Ártico.

Sentados aparecem Achiles Goldani, Vitor Hugo Facchin, José Aldo Mariani, Antônio Luiz Bassanesi, Luiz Carlos Chiappin, José Luiz Atti, Ivo Denicol, Afonso Bortoluzzi Filho e Paulo Pompeu Corrêa.

Foto: acervo pessoal, divulgação

Registro da excursão do grupo ao Itaimbezinho em 1964. Foto: acervo pessoal, divulgação

Foto: acervo pessoal, divulgação

A Banda Marcial do Carmo: Alberto Rech, Celso Corsetti, Travi, Locatelli, Tomasi e Ivo Denicol. Foto: acervo pessoal, divulgação

O time campeão de futebol de salão nas interséries de 1962. Na fila de trás, Irmão Benildo, Almeida, Denicol, Seidl, Magdalena, Corsetti, Paulo Carvalho e Sebben. Foto: acervo pessoal, divulgação

O time campeão de futebol de salão nas intersséries de 1962. Na fila de trás, Irmão Benildo, Almeida, Denicol, Seidl, Magdalena, Corsetti, Paulo Carvalho e Sebben. Foto: acervo pessoal, divulgação

Foto: acervo pessoal, divulgação

A turma durante uma aula prática de Ciências, dissecando um gato. Foto: acervo pessoal, divulgação

Os diplomas

Os diplomas que serão entregues aos ex-alunos reproduzem os antigos certificados de honra, que destacavam a conduta, o bom comportamento, a assiduidade e a aplicação durante o ano letivo. Abaixo, os originais guardados pelo leitor e ex-aluno Alberto Rech.

Foto: reprodução do acervo pessoal de Alberto Rech

Foto: reprodução do acervo pessoal de Alberto Rech

Foto: reprodução do acervo pessoal de Alberto Rech

Foto: reprodução do acervo pessoal de Alberto Rech

Foto: reprodução do acervo pessoal de Alberto Rech

Foto: reprodução do acervo pessoal de Alberto Rech

Homenagem ao Irmão Bonifácio

No dia 14 de junho, Irmão Bonifácio completou 95 anos. Na véspera, dia 13, parte do grupo dos formandos de 1964 visitou o irmão lassalista no colégio e registrou um vídeo com várias lembranças. O material está disponível no youtube.

Nos primórdios

Abaixo, dois registros do grupo ainda nas séries do primário, em meados dos anos 1950.

Foto: Studio Tomazoni Caxias, acervo pessoal, divulgação

O grupo no primário, em meados dos anos 1950. Foto: Studio Tomazoni Caxias, acervo pessoal, divulgação

Foto: Studio Geremia, acervo pessoal, divulgação

O início de uma amizade de mais de 50 anos. Foto: Studio Geremia, acervo pessoal, divulgação

O grupo hoje

Foto: acervo pessoal, divulgação

Parte do grupo hoje: Marcos de Lavra Pinto, José Luiz Atti, Celso Corsetti, Décio Broilo, Luiz Carlos Chiappin, Eloi Marcon, Paulo Carvalho e Alberto Rech. Foto: acervo pessoal, divulgação

Comentários (11)

  • Alberto Rech diz: 24 de novembro de 2014

    Prezado Rodrigo.
    Gostaria de agradecer, em nome dos meus ex-colegas, esta bela página e esta grata recordação que tu nos proporciona de uma parte muito importante de nossas vidas. Uma parte da vida que nos foi dada a oportunidade de , com a educação feita pelos nossos pais e a complementação feita pelos nossos mestres Irmãos Lassalistas e professores civis, nos tornarmos nas pessoas que somos hoje: sessentões honestos e realizados nas suas respectivas profissões .Sejam elas de engenheiros, médicos ou empresários que de alguma forma contribuiram para tornar a nossa sociedade mais humana, mais honesta e mais comprometida com o bem estar de todos com quem nos relacionamos…Tenho a certeza de que esta nossa geração de amigos ex-colegas do Carmo , que foi gerada numa época de mudanças políticas do Brasil, soube trilhar o caminho do bem e nunca se afastou do ideais que nos foi ensinado pelos Irmãos Lassalistas nos 12 anos de ensino no Colégio do Carmo…. Obrigado !!!!

  • Claudio Almeida diz: 24 de novembro de 2014

    Caro Rodrigo,
    Otima reportagem. Nunca pensei que minha sugestão inicial de reunir o grupo de Formandos do Cientifico do Carmo de 1964 nos 50 anos fosse ser tão bem sucedida e ter tanta repercursão. Estando longe de Caxias há já 50 anos, da muito mais vontade de rever a todos!

  • Ivo Prezzi Denicol diz: 24 de novembro de 2014

    Rodrigo
    Saudacoes
    Grato pela bela reportagem.
    Isto tudo que esta nas fotos parece que aconteceu
    ontem, textualmente.
    O tempo deveria permitir re-edicao.
    Abraco

  • Andre L S da Silva diz: 25 de novembro de 2014

    Cliquei na notícia por pura curiosidade, e eis que vejo meu avô na primeira foto com os formandos, o prof. Guimarães Silva. Informarei a ele sobre a comemoração, e com certeza ele fará o possível e o impossível para comparecer. Se alguém da turma quiser entrar em contato com ele, pode ligar no seu escritório, onde ele trabalha diariamente, no telefone 54 3221 2533.

  • Maria Amelia Silva diz: 25 de novembro de 2014

    Cliquei na matéria por simples curiosidade, mas me emocionei ao tomar conhecimento de uma história tão rica e tão preservada. Quero parabenizar a todos que dela fazem parte pelo carinho com que a preservaram, e que agora a compartilham, sinalizando que realmente valorizam os momentos vividos ali. Boa festa rapazes!

  • Claudio Luiz Viegas diz: 16 de junho de 2015

    Que grata surpresa, ao ver as diversas fotos dos colegas do Carmo. Tenho outras tantas que poderão preencher algum vazio. Tempos de ebulição e mudanças para o Brasil e o mundo. Moro em Brasília, há mais de 40 anos, e ao me deparar com comentários e pessoas que convivemos por doze anos no nosso colégio lassalista, confesso que me emocionei. E as imagens de nossos dedicados mestres, nos fazem crer que a educação foi e sempre será fundamental, para formarmos os caracteres indeléveis de nossas vidas. Abraços a todos.

  • Carlos Alberto Gil Pastor diz: 14 de setembro de 2015

    Eu gostaria de mandar algumas fotos quando estudava no Colégio N.S.da Dores em 1952,1953…Como faço?

Envie seu Comentário