Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Encontro dos reservistas de 1955 do quartel

28 de novembro de 2014 1
Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Grupo de reservistas de 1955 do 3º GAAAé, durante um intervalo do treinamento com canhões em Capão da Canoa. Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

O almoço deste sábado (29) será especial para a classe de 1936 do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, que incorporou em 1955. Os cerca de 45 participantes confirmados celebram uma amizade iniciada há 59 anos, ainda no então 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40 milímetros.

Conforme o empresário Nelson Sbabo, 78 anos, a passagem de aproximadamente 220 jovens pelo quartel significou muito mais do que a simples prestação do serviço militar obrigatório: traduziu-se no desenvolvimento das noções de cidadania, disciplina e responsabilidade. Para vários, inclusive, garantiu a alfabetização e o aprendizado de atividades banais do cotidiano, algumas até então desconhecidas por boa parte deles.

– Muitos vinham da colônia, estavam acostumados a trabalhar na agricultura, a usar tamancos e chinelos, não sabiam nem o que era um coturno. Foi um período de descobertas, uma escola para a vida – recorda.

Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Acampamento dos soldados no litoral em 1955. Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Treinamento militar em Vila Seca. Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Memórias e imagens

Hoje um dos diretores de política urbana e infraestrutura da CIC, Nelson Sbabo saiu do quartel em abril de 1956, mas até hoje mantém contato com vários ex-reservistas. Na foto abaixo, por exemplo, ele aparece junto a alguns colegas durante um treinamento em Capão da Canoa, quando diversos grupos atuaram no 1º exercício antiaéreo com biruta rebocada – Sbabo era o operador do corretor.

Um treinamento militar em Capão da Canoa, em 1955. Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Um treinamento militar em Capão da Canoa, em 1955. Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Outro registro do grupo na beira da praia, em Capão da Canoa, em 1955. Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Manobras do 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40mm em 1955, em Capão da Canoa. Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Os esportes

Na foto abaixo vemos parte da classe durante um jogo de basquete em 1955, no batalhão. Em pé, a partir da esquerda, estão o Tenente Getúlio, Cláudio Fávaro, José Medeiros (Coqueiro), Romeu Pasquali, Nelson Sbabo e Normélio. Agachados, Campagnolo, José Maria Martini, Wolney Rivoire, Ivan Mantovani e Santini.

Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Time em que jogavam os reservistas Nelson Sbabo (segundo à direita, em pé), José Maria Martini e Volnei Rivoire. Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

O quinteto

Além de Nelson Sbabo, (abaixo, à direita) o encontro é organizado por mais quatro amigos. Fiel ao espírito da época, vamos a eles pelos nomes de guerra: Almeida, D’Agostini, Pasquali e Saretta.

Como havia outro soldado chamado Nelson – e o sobrenome Sbabo não era lá muito fácil de pronunciar –, ele costumava ser identificado pelo segundo nome: Fábio.

E assim é chamado por vários ex-colegas de caserna até hoje.

Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Nelson Sbabo (à direita) e um colega não-identificado em 1955, durante um treinamento em Capão da Canoa. Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

60 anos em 2015

O encontro deste sábado também servirá para dar início à organização da grande festa dos 60 anos, em 2015. O almoço ocorre no Restaurante Sica, junto à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.

Leia mais sobre a classe de 1936 e outros encontros do grupo clicando AQUI.

Veja mais fotos antigas do 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40mm nos anos 1950 clicando AQUI.

Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

A classe de 1936, que incorporou em 1955 no antigo 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40mm, atual 3º GAAAé. Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Comentários (1)

  • Adauto Celso Sambaquy diz: 28 de novembro de 2014

    Rodrigo, eu faço parte desse grupo selecionado que incorporou em 7 de junho de 1955, nas fileiras de nosso honroso Exercito Nacional. A foto esportiva não era time de futebol, mas sim de basquete. Em pé, da esquerda para a direita para a esquerda -Ten. Getúlio, Cláudio Fávaro, José Medeiros (Coqueiro), Romeu Psasquali, Nelson Sbabo e Normélio. Agachados: Campagnolo, José Maria Martini, Wolney Rivoire, Ivan Mantovani e Santini. O não identificado na foto com Sbabo deve ser o Messias.
    Infelizmente, esse ano eu não poderei estar junto com meus irmãos de caserna, mas prometo que na comemoração dos 60 anos de nossa incorporação estarei em Caxias.
    Proponho que a gente faça esses encontros em meses de agosto/setembro, quando não existem tantos compromissos de final de ano. Acredito que mais gente iria participar.
    Um abraço a todos os que estiverem recordando aqueles dias que “sofremos” no 3º Gr. Canhões Anti Aéreos 40 mm, como era chamado na época.
    Adauto Celso Sambaquy

Envie seu Comentário