Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cine Ópera na estreia do Cine Memória

08 de dezembro de 2014 0
Foto: reprodução

Filme tem sessão única e gratuita nesta terça, às 20h, na Sala Ulysses Geremia. Foto: reprodução

Pegando carona no aniversário de 20 anos do incêndio que destruiu o CINE ÓPERA, em 24 de dezembro de 1994, estreia nesta terça (9) o projeto Cine Memória, na Sala Ulysses Geremia.

A parceria entre a coluna Memória do jornal Pioneiro e a Unidade de Cinema e Vídeo, da Secretaria Municipal da Cultura, busca trazer novamente à exibição pública clássicos do cinema, seguidos de sessões comentadas. E o primeiro filme, lógico, integrou a programação da lendária sala – A Tortura do Silêncio, suspense considerado “menor” na carreira de Alfred Hitchcock, foi exibido originalmente no Ópera há 60 anos, em 17 de julho de 1954.

Na trama, o astro Montgomery Clift vive um sacerdote que entra em conflito após ouvir, em confissão, o servente da paróquia admitir um assassinato. Impedido pelas leis da igreja de quebrar o segredo sacramental, o padre acaba virando o principal suspeito, ao mesmo tempo em que detalhes de sua vida pré-religiosa vêm à tona.

Clift

Montgomery Clift, um dos galãs dos anos 1950, vive um padre acusado de assassinato no suspense de Alfred Hichcock. Foto: reprodução

O filme é um belo exercício sobre um dos temas preferidos de Hitchcock: o do homem inocente perseguido por um crime que não cometeu, aqui potencializado por nuances de culpa, religião e pela interpretação praticamente muda e contida de Clift (uma clara analogia ao segredo da confissão).

A Tortura do Silêncio tem sessão única nesta terça, às 20h, com entrada franca.

Confira um vídeo com cenas do filme clicando AQUI.

Ensaio especial

As sequências noturnas e sombrias do protagonista, enclausurado nas dependências da igreja, também inspiraram um ensaio fotográfico assinado por Bruno Zulian, com o ator Pietro Carlucci de Campos encarnando o padre Logan.

Na coluna impressa desta terça-feira você confere alguns dos registros que estarão em exposição no acesso à Sala Ulysses Geremia, do Centro de Cultura Ordovás.

A imagem abaixo é apenas uma palhinha do que você verá por lá…

No ensaio, ator Pietro Carlucci de Campos vive o padre interpretado por Montgomery Clift em 1953. Foto: Bruno Zulian, divulgação

No ensaio, ator Pietro Carlucci de Campos vive o padre interpretado por Montgomery Clift em 1953. Foto: Bruno Zulian, divulgação

Envie seu Comentário