Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Juventus: os 60 anos do tricampeonato varzeano

22 de dezembro de 2014 4
Foto: Ary Pastori, acervo pessoal de Alvis Fiedler, divulgação

Vitorioso em 1952 e 1953, Juventus derrotou o Az de Ouro por 2 a 1 na final realizada em dezembro de 1954, no campo do Juventude. Foto: Ary Pastori, acervo pessoal de Alvis Fiedler, divulgação

Há 60 anos, em 5 de dezembro de 1954, o Esporte Clube Juventus conquistava o tricampeonato no Certame Varzeano de Caxias do Sul. Enfrentando o não menos lendário Az de Ouro, o Juventus entrou em campo com a vantagem do empate. Conforme reportagem do Pioneiro da época, mesmo com o adversário abrindo o placar, aos 21 minutos do primeiro tempo, o time virou o jogo na segunda etapa, vencendo por 2 a 1.

A festa, iniciada no antigo campo do Juventude (Estádio Alfredo Jaconi), prosseguiu na sede da agremiação, então localizada na esquina das ruas Tronca e Marechal Floriano. Na época, os jogadores e associados eram moradores do antigo bairro lusitano.

Acima, um registro do time vencedor, captado pelo fotógrafo Ary Pastori. A partir da esquerda, vemos Primo Carlin, Enoir Facchin, Rui Travi, Silvano Kuhn, Zatir Carlin, Hilário Frigeri, Euclides Dartora (o Bola), Itacir Scalabrin, Luis Amaral, Elídio Scalabrin e o goleiro Edino Chies. O presidente do time, Ítalo Dartora (ausente na foto), também acumulava a função de treinador.

Abaixo, a capa do jornal Vida Esportiva, com opiniões sobre a final.

Foto: reprodução

Jornal Vida Esportiva destacou a final do campeonato varzeano de 1954. Foto: reprodução/Pioneiro

A disputa

A terceira colocação no campeonato varzeano de 1954 foi disputada pelos times do Cruzeiro do Sul e do Pombal. O Cruzeiro venceu por 4 a 0. O Juventus só voltaria a conquistar o título de campeão varzeano cinco anos depois, em 1959.

Confira matéria sobre os 50 anos da conquista do tri, em 2004, clicando AQUI.

Leia mais sobre a sede do Juventus clicando AQUI.

Foto: Foto Schneider, acervo pessoal de Alvis Fiedler, divulgação

O time do Juventus em 15 de agosto de 1952, quando participou das Olimpíadas Caxienses. Foto: Foto Schneider, acervo pessoal de Alvis Fiedler, divulgação

Olimpíadas Caxienses e um registro na Praça Dante

Na imagem acima, um registro do time do Juventus em agosto de 1952, defronte à Catedral Diocesana. Foi durante as Olimpíadas Caxienses, promovidas pelo Departamento de Esportes da Rádio Caxias, sob a organização dos locutores Nestor Gollo e Dante Andreis.

A partir da esquerda, em pé, estão o massagista do time (não identificado), Chico Broca (o Ganso), Vasco Madalosso, Walter Gollo (o Flaitão), Maldo Santarém, Luiz Marzotto (o Raposa), Zattera (o Pão Torrado), Rech e o diretor-presidente Ítalo Dartora. Agachados, vemos Primo Carlin, Sargento, Valdir Fuhr (o Fuinha), Rui Travi, Arlindo Dartora (o Ferreirinho), Alcides Klauss (o Alemão) e Zatir Carlin (irmão gêmeo de Primo).

Se você identifica o menino agachado à frente, entre em contato com a coluna.

Foto: Ary Pastori, acervo pessoal de Alvis Fiedler, divulgação

O Juventus em 1950. Foto: acervo pessoal de Alvis Fiedler, divulgação

O Juventus em 1950

Na foto acima, o time do Juventus em 1950. Em pé, a partir da esquerda, vemos o treinador Alvacir Zeni e os jogadores Milton Denicol, Walter Gollo, Vasco Fedrizzi, Edino Chies (goleiro), Rech e Chico Broca. Agachados, aparecem Luis Tessari, Arlindo Dartora, Regal (o Português), Alcides Tronca (o Bancário), Luiz Marzotto e Zatir Carlin.

A fundação

Conforme os registros oficiais, o Esporte Clube Juventus foi fundado em 28 de março de 1938. Juntamente com o Esporte Clube Floriano, o Pombal, o Grêmio Esportivo Cruzeiro, o Bangu e o Az de Ouro, entre vários outros, o time costumava participar das disputas amadoras promovidas pela Liga Caxiense de Futebol.

As imagens

Todas as imagens deste post integram o acervo pessoal do aposentado Alvis Fiedler, que na época atuava como diretor do Esporte Clube Floriano. Fundado em 5 de julho de 1952, o Floriano foi o primeiro time de futebol amador de Caxias a dispor de abrigo no uniforme.

Leia mais sobre o Esporte Clube Floriano clicando AQUI.

Comentários (4)

  • Adauto Celso Sambaquy diz: 22 de dezembro de 2014

    Esse Juventus era fera mesmo. Lembro dessas conquistas, pois era amigo do Edino Chies, do Zatir e Primo Carlin, do Rui Travi. Gostava de ver o Flaitão, que deixava a bola passar, mas o adversário ficava sempre…. Lembro do Santarem, que trabalhava com meu pai e depois foi para o Floriano. O Chico Broca era irmão de meu tio Fortunato Broca. o Amaral foi despachante, se não me falha a memória. Gente boa esse grupo do Juventus.
    Parabéns por trazer mais uma parte de nosso passado esportivo. Eu joguei no Cruzeiro do Sul, e em 1955 foi campeão varzeano de Caxias do Sul.

  • Telmo Paravisi Machado diz: 22 de dezembro de 2014

    Parabéns pela reportagem. Excelente matéria Rodrigo, são por iniciativas assim que conseguiremos manter vivo o futebol no RS.
    http://timesdors.blogspot.com.br/

  • Ronaldo Chies diz: 24 de dezembro de 2014

    Neste time o goleiro era meu saudoso Tio Edino Chies. Revendo esta reportagem me vem na nemória ele mostrando o material que tinha guardado do Juventus e as fotos das conquistas da época.Parabéns por esta reportagem.

Envie seu Comentário