Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Irmãos Silva x Irmãos Toniolo em 1973

20 de janeiro de 2015 0
Foto: Antônio Almeida Neto, divulgação

Foto: acervo pessoal de Antônio Almeida Neto, divulgação

A Capela da Luz, fundada ainda na década de 1880, é uma das mais antigas localidades do município de Monte Alegre dos Campos, antigo distrito de Vacaria. Natural daquela localidade, mas morador de Caxias desde os anos 1970 – quando chegou à cidade para trabalhar na extinta Tecelagem Panceri –, Antonio Almeida Neto, 65 anos, guarda diversas recordações da família e dos 10 irmãos.

Em 1973, por exemplo, os 11 irmãos Silva disputaram uma partida de futebol contra… os 11 irmãos da família Toniolo, moradores da localidade de Santa Eulália, em Bento Gonçalves.

Na foto acima, o timão dos Silva completo: em pé, a partir da esquerda, Oliveira (primeiro nome), Francisco, Antonio, Plínio, Olivério e Flamino. Agachados vemos Adair, Getúlio, Sebastião, Ivo e Amadeu, além do mascote do time, Márcio Roberto da Silva (filho de Getúlio).

Abaixo, os dois times no estádio do antigo 1º Batalhão Ferroviário, em Bento Gonçalves, onde ocorreu a partida. Em Bento, os Silva ganharam por 3 a 1. Na disputa realizada em Caxias, os Toniolo (de camisa vermelha) marcaram 1 a 0.

Foto: Antônio Almeida Neto, divulgação

Silva (de verde) versus Toniolo, em 1973. Foto: acervo pessoal de Antônio Almeida Neto, divulgação

O campo em 1963. Foto: acervo pessoal de Dolmires Lunardi, divulgação

Dez anos antes: o estádio do antigo 1º Batalhão Ferroviário, hoje 6º Batalhão de Comunicações, em 1963. Foto: acervo pessoal de Dolmires Lunardi, divulgação

Em 1965

Na imagem a seguir, o time de futebol amador da Capela da Luz em meados de 1965. À época, as disputas varzeanas mobilizavam diversos moradores das capelas vizinhas, no interior de Vacaria.

Em pé vemos, a partir da esquerda, Oraci Bueno, Plínio Almeida da Silva, Evilázio Bueno, Adalo, Evori Bueno e Flavir Fernandes de Almeida. Agachados estão Flávio Ferreira, Olivério Almeida da Silva, Jorge, Noly Bittencourt e o próprio Antonio de Almeida Neto, então com 16 anos.

Detalhe: um erro em cartório suprimiu o Silva do nome de Antonio…

Foto: Antônio Almeida Neto, divulgação

Foto: acervo pessoal de Antônio Almeida Neto, divulgação

Foto: Antônio Almeida Neto, divulgação

Os Silva em 1970. Foto: acervo pessoal de Antônio Almeida Neto, divulgação

Foto: Antônio Almeida Neto, divulgação

Os Silva (de verde) em 1973, na localidade de Capela da Luz. Foto: acervo pessoal de Antônio Almeida Neto, divulgação

Envie seu Comentário