Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Carnaval: folias de outros tempos em Garibaldi

26 de janeiro de 2015 0
Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi, divulgação

Em 1912: os primódios do carnaval garibaldense. Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi, divulgação

Datam de 1912 os primeiros registros sobre o Carnaval em Garibaldi, mas acredita-se que ele tenha começado ainda antes. Inicialmente, a celebração tinha início nas principais ruas da cidade, a Júlio de Castilhos e a Buarque de Macedo, de onde os foliões saíam rumo ao clube Borges de Medeiros – onde hoje é o 31 de Outubro.

Desde aquela época, já existiam os tradicionais blocos, e a regra era uma só: provocar riso. “Era comum mulheres se vestirem de homens e vice-versa”, recorda a diretora do Arquivo Histórico de Garibaldi, Elenita Girondi. A partir de 1940, por iniciativa do barbeiro Pedro Maciel, eram feitos cavalos de papel ou de tecido, nos quais os foliões desfilavam.

Um pouco desse caráter nostálgico estará de volta no próximo dia 13 de fevereiro, quando ocorre o primeiro Carnaval de Rua com tema retrô do município.Será na Av. Presidente Vargas, a partir das 20h30min, com a participação de blocos como o Juventude Acumulada, KGB Máfia, Os Kakedo e Taz Tchuco.

Para ir se inspirando, disponibilizamos algumas imagens cedidas pelo Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi. Confira abaixo três flagrantes da folia de 1950.

Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi, divulgação

Registro do Bloco Maracangalha. Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi, divulgação

Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi, divulgação

O Bloco Abessínios em 1950. Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi, divulgação

Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi, divulgação

O comerciante Julio Mereb, devidamente “caracterizado” para a folia de 65 anos atrás. Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi, divulgação

Envie seu Comentário