Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Moinho Franzoi investe em equipamentos importados

17 de fevereiro de 2015 0

 

Na foto, aspectos do moinho inaugurado em 1952. Hoje, a empresa é administrada por Alberto Franzoi

Na foto, aspectos do moinho inaugurado em 1952. Hoje, a empresa é administrada por Alberto Franzoi. Foto: Geremia/ Divulgação

O Moinho Franzoi constitui-se numa das principais empresas alimentícias de Caxias do Sul. Sua origem está vinculada ao processo artesanal d e produzir farinha de trigo na pedra. Nos primórdios, de propriedade de Bortolo Franzoi, o moinho sediou suas atividades na localidade de 7ª Légua, às margens do Arroio Maestra. Por volta de 1920, o estabelecimento adquiriu maquinário por cilindros, com uma produção de 1,2 mil quilos diários.

O grande impulso na moagem de trigo chegou em 1952, quando foi inaugurada modernas instalações no bairro de Lourdes, à margem da estrada federal BR-116. Nesta época, a capacidade produtiva registrava 18 toneladas diárias.

Geremia/ Divulgação
mo
Nas imagens, percebe-se o majestoso prédio. A empresa era administrada pelos irmãos Augusto, Guilherme, Orestes e Joaquim Franzoi. Os equipamentos de alta tecnologia foram importados da Alemanha. Para enfrentar a falta de estrutura energética, foi adquirido um gerador inglês, da marca Ruston Hornsby, garantindo com isto autonomia no acionamento das máquinas de moagem. Uma frota de caminhões, conduzida por Joaquim Franzoi, Sadi Baldissera e Hermogenes Adami, atendia a distribuição para os mercados de Santa Catarina e São Paulo.

As marcas Saborosa, Imigrante e Jacira são lembradas pelo sua qualidade na elaboração de pães, cucas, bolos e biscoitos. Atualmente, a empresa é administrada por Alberto Franzoi, 61 anos. A produção de farinha de trigo destina-se ao atendimento da Germani Alimentos, que elabora biscoitos e massas.

Envie seu Comentário