Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Presidente Eurico Gaspar Dutra visita Festa da Uva de 1950

23 de fevereiro de 2015 0

FOTOS GEREMIA, ACERVO DO MUSEU DIOCESANO DOM JOSÉ BAREA
A Festa da Uva de 1950 assinala a retomada do certame, após estar segregada pelas diretrizes do governo brasileiro na 2ª Guerra Mundial. A comissão da festa enfatizou a temática da programação centrada ao aniversário de 75 anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. A inédita visita de um Presidente da República colocou a edição como um fato emblemático na história de Caxias do Sul.


Conforme reportagem do jornal Pioneiro, o presidente Eurico Gaspar Dutra foi recebido calorosamente em Galópolis. Sua presença e atenção com o povo caxiense foi extremamente atenciosa. Nos registros fotográficos, Dutra visitou museu da história italiana, onde apreciou o trabalho artesanal de tecelãs. Nos estandes, conversou com empresários e saboreou uvas. Fotografou-se com os prefeitos de cidades de colonização italiana. Participou do lançamento do pedra fundamental para construção do Monumento Nacional ao Imigrante, deixando uma impressão de humildade e empatia com o público, onde admirou as mais singelas atividades culturais.

O Presidente Dutra também demonstrou respeito aos valores religiosos ao assistir uma missa campal celebrada por Dom José Barea. Acompanhado pelo governador gaúcho Valter Jobim, ouviu um sermão que enalteceu a importância dos sacerdotes no auxílio aos colonizadores que superaram épocas de extremas dificuldades. Dom José Barea enfatizou a importância da fé, ânimo e coragem para construir uma nova sociedade no Brasil. Dom Antônio Zattera, bispo de Pelotas, Henrique Gelain, bispo de Cafelândia (SP) participaram do ato religioso. Após a cerimônia religiosa, Dutra e Valter Jobim foram saudados pelos visitantes do parque de exposição.

Convite para o banquete do Presidente

O prefeito de Flores da Cunha, Pedro Rossi (in memoriam) recebeu atenção do Presidente Gaspar Dutra. A família do político preserva fotos e documentos deste fato. Entre os documentos, destaca-se o convite para jantar com o Presidente da República. Na parte frontal, está impressa a foto do Presidente e escrito em destaque as comemorações relativas ao 75º aniversário da Imigração Italiana. O cardápio foi composto por maionese de salmão, creme de aspargos, peru à brasileira e filé à chateaubriand, acompanhados por vinhos e espumantes da região. A gastronomia local demonstrou criatividade ao

Envie seu Comentário