Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Residência da Família Spinato em Galópolis

24 de fevereiro de 2015 4

Foto: Roni Rigon/ Agência RBS
O leitor João César Nicoletti, 64 anos, preserva consistentes referências na história de Galópolis. Em relação ao lanifício São Pedro, Nicoletti possui registros que vinculam ao passado de seus familiares. Na casa em que residiu o gerente João Laner Spinato, que localiza-se junto ao parque fabril, Nicoletti relata que seu avô João Nicoletti era o zelador do pomar de frutas e cuidador dos animais. A mãe, Adelina Forner Nicoletti, também trabalhou com a família Spinato, onde realizou a tarefa de babá e serviços domésticos.

Terezinha Spinato Bissaco, 80 anos, filha de Spinato, recorda dos momentos vividos na infância. Passear a cavalo pelo pátio era uma das atividades recreativas prediletas. Terezinha lembra que seus pais João e Luizinha residiram em Galópolis no período de 1927 a 1965. Ali nasceram suas irmãs Lori, Ruth e Rosemeri. Posteriormente, mudaram-se para o centro de Caxias do Sul. Na imagem atual, percebe-se o casarão na visão frontal, vizinho das casas do Instituto Hércules Galló. Nicoletti afirma que entre 1975 a 1977 o casarão voltou a ser habitado pelo gerente Heinz Dieter Loges. E, no período de 1978 a 1979, residiu Airton da Silva Rodrigues.

Na gestão do Grupo Kalil Sehbe, o imóvel acolheu no período de 1980 a 1998 parte da administração do lanifício. Nicoletti, na função de gerente de custo, chegou a trabalhar numa das salas. Em 1981, foi construído um lago no local, época em que começou a chegar revoadas de garças. Hoje, o imóvel está desativado.

Paisagem emblemática de Galópolis

 

Foto: Sisto Muner / divulgação
O casarão que serviu de residência da família Spinato está localizado na parte superior do parque fabril, à margem da Estrada Federal BR 116. A posição permitiu que o gerente tivesse uma visão abrangente da fábrica. O local também é privilegiado na estação de inverno, recebendo os primeiros raios solares, devido a abertura natural entre os morros. Na imagem registrada na década de 1930, percebe-se o cenário visto da parte sul da localidade. À direita da foto, havia um arvoredo formado por eucaliptos, que foi retirado em 1974. À esquerda da imagem, ao lado do casarão de Hércules Galló, destaca-se o prédio em que abrigou a escola Manoela Chaves, destruído por um incêndio em 1937.

Aniversário de Lori Spinato


O administrador João Spinato foi uma pessoa que valorizou permanentemente as relações familiares. Casado com Luiza Gitzler, teve quatro filhas: Lori, Ruth, Therezinha e Rosemeri. Com uma forte educação religiosa, adquirida na época de seminarista, Spinato soube transformar sua residência num ambiente de saudáveis encontros com seus vizinhos e amigos de Galópolis. Entre os momentos marcantes, destaca-se o aniversário de Lori Spinato(diante do bolo), em 19 de janeiro de 1943. À direita, percebe-se o casal João e Luiza. E, à frente da mesa, da direita para esquerda, estão as filhas Ruth, Therezinha e Rosemeri. Na lista de pessoas famosas, Terezinha Morango, miss Brasil, foi recepcionada pelo casal em 1958.

Comentários (4)

  • José Luiz Canale diz: 12 de junho de 2016

    A jovem, na foto do aniversário de Lori Spinato em 19/01/1943, em pé da esquerda para direita, é a minha tia e madrinha Helena Canale, irmã de meu falecido pai Euclides Mario Canale. Em 03/Outubro/2016 ela completou 90 anos de idade, gozando de muito boa saúde.

  • José Luiz Canale diz: 12 de junho de 2016

    Complementado: minha tia e madrinha Helena Canale é a terceira jovem da esquerda para a direita. Desculpem!

  • ARNALDO SPINATO JUNIOR diz: 25 de agosto de 2016

    Prezados gostaria de conhecer mais pessoas da familia Spinato , pois sou spinato com o pai nascido em caxias do sul

  • Paulo Fernando Bissaco (Spinato por parte de mãe – Therezinha) diz: 31 de agosto de 2016

    Sou filho da Therezinha , Neto de João Spinato.
    Brinquei algumas vezes na fábrica e na casa de meus avós.
    Boas lembraças.
    Arnaldo meu contato paulofb01@gmail.com
    Parabéns pela pagina, com lembranças da familia Spinato.

Envie seu Comentário