Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Bochófilos festejam campeonato em Caxias

25 de fevereiro de 2015 1

Foto: Roberto Scola / divulgação
Caxias do Sul sediou o 43º Campeonato de Bochas em outubro de 1987. A Federação Rio-Grandense de Bocha esteve representada pelo presidente Adão Gomes dos Santos. No dia 27, houve um congresso que definiu o regulamento e o carnê da competição. Durante o pronunciamento de Adão, que contou com a presença do vice-prefeito Fernando Menegat e da rainha da bocha, senhorita Neide Medeiros, agradeceu a presença de 55 instituições inscritas. Além dos municípios de Caxias, vieram delegações de Porto Alegre, Erechim, Santa Maria, Alegrete, Faxinal do Soturno, Cachoeira do Sul, Passo Fundo, Vacaria, Tupanciretã, Pelotas, Tucunduva.

Já no dia 28, no Largo da Catedral, Adão enalteceu o desfile dos bochófilos locais e visitantes.

Desfile em Carlos Barbosa


Em Caxias do Sul, a pratica desta modalidade esportiva surgiu com a constituição da Sociedade Caxiense de Mútuo Socorro, a partir de 1887. Naquela época, era uma das restritas alternativas de recreação exercida nos finais de semana. Na foto, registrada no município de Carlos Barbosa, percebe-se o desfile dos bochófilos, no momento da passagem de uma banda. A bocha e a banda são elementos culturais que se harmonizaram na formação social, despertando motivos para o convívio esportivo e artístico nas comunidades.

Bocha no Esporte Clube Juventude

O Esporte Clube Juventude, além do futebol, valoriza a sociabilidade cultural da bocha. Em janeiro de 1980, juventudistas inauguraram sua cancha em anexo à estrutura do estádio Alfredo Jaconi. Na imagem, percebe-se o presidente Adelar Santarem prestigiando o local de jogos. À direita, testemunha o ato Dino Périco, então presidente do Centro de Tradições Gaúchas de Bocha. Naquela ocasião, a diretoria do departamento de Bocha estava formada por José Arent (presidente), Italo Boff, Luiz Marcolin e Dalcimar Pessato. Os empresários Carlito Chies e Alfredo Sehbe foram reconhecidos como presidentes de honra.

Comentários (1)

  • Sabrina Xavier Ravizoni Zanotto diz: 25 de fevereiro de 2015

    Preciso dizer que fiquei muito emocionada com esta reportagem! Meu estimado avô, Mario Ravizoni, que se estivesse vivo contaria com 82 anos, fez parte da Sociedade Caxiense de Mútuo Socorro, e, além do mais, era um Bochófilo!!! Obrigada por ter permitido essa lembrança tão boa! Parabéns!

Envie seu Comentário