Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Majestosos prédios na Praça Dante Alighieri

26 de fevereiro de 2015 0

Foto: Geremia / divulgação
Até a década de 1950, o entorno da Praça Dante Alighieri era emoldurado por prédios inspirados na arquitetura europeia. Os arquitetos Luiz Valiera e Silvio Toigo eram os mestres na construção civil da época. Ambroggio Bonalume foi proprietário de um prédio de quatro andares, na rua Marquês do Herval, vizinho do memorável cinema Guarany. No imóvel da família Bonalume funcionou o Hotel Menegotto.

A história deste estabelecimento remete ao espírito empreendedor do italiano Ambroggio Bonalume, que integrou os primeiros grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil, em dezembro de 1876. Bonalume (1862/1945), nascido em Monza, foi um desbravador no processo de industrialização de Caxias do Sul. No ramo vinícola, produziu vinhos da marca Elefante.

Também atuou no ramo de curtume e no comércio. Em novembro de 1925, um incêndio destruiu o seu antigo prédio na Marquês do Herval, que tinha sido estabelecimentos dos hotéis Veiga e Dante. Diante desta referência, o prédio que acolheu o Hotel Menegotto seria construído a partir de 1925.

Na imagem acima, que registrou o Congresso Eucarístico Diocesano, em maio de 1948, identifica-se o hotel ao centro, tendo o Cinema Guarany à esquerda e a casa Minghelli à direita.

Ambiente familiar no Hotel Menegotto

O administrador Valmor Concatto, 68 anos, nascido em Ilópolis (RS) conhece parte da história dos prédios antigos de Caxias do Sul. Na adolescência, Concatto deixou sua terra natal para estudar contabilidade no Colégio do Carmo. Entre 1964 a 1966, residiu no Hotel Menegotto. Naquela época, o estabelecimento era gerenciado por Ricardo Martini.

Concatto salienta que Martini era de Encantado e amigo de seu pai Albino Concatto. E foi por esta relação de amizade que facilitou um local seguro hospedagem no período de estudante.

A permanência no hotel propiciou Concatto a trabalhar na função de garçom. Nesta atividade, conheceu muitas famílias caxienses, que habitualmente almoçavam no local. Concattto, estimulado pelo espírito progressista, permaneceu em Caxias e deu continuidade nos estudos. Em 1972, graduou-se em Direito, pela UCS.

Ao rever as fotos do antigo hotel, Concatto recorda significativos fatos do ambiente hoteleiro. O cardápio era elaborado com pratos caseiros, organizado pela Dona Décima, mulher de Ricardo Martini. O estabelecimento mantinha um serviço de atendimento voltado aos representantes comerciais de Porto Alegre.

Internamente, a estrutura dos quatro andares, com 60 quartos, em edificação de madeira. Concatto residiu no quarto andar. O prédio não possuía elevador. Conforme reportagem do jornal Pioneiro, em março de 1982 Ricardo Martini fechou o estabelecimento que havia arrendado em 1960. A demolição do prédio iniciou-se em agosto de 1982.

Inevitavelmente, o desenvolvimento urbano alterou as características arquitetônicas no entorno da Praça Dante Alighieri. Do cenário da rua Marquês do Herval, na década de 1950, restou apenas imagens saudosistas. Em março de 1974, com a conclusão do edifício Satélite, foi inaugurada a agência do Banco do Brasil. Na época, ficou evidenciado o contraste entre o novo estilo de arquitetura com o prédio do Hotel Menegotto.

Patrimônio Tombado de Caxias do Sul

Para auxiliar uma melhor compreensão dos valores históricos dos prédios locais, a jornalista Heloisa Mezzalira lançou o livro Memórias de Caxias do Sul, que reproduz o patrimônio tombado. Com um excelente aproveitamento fotográfico, a obra traz consistentes informações da origem dos prédios e sua situação atual.

Das residências, destaca-se a casa onde residiu Abramo Eberle. Entre os prédios comerciais, evidencia-se o majestoso prédio da Farmácia Central, localizado nas proximidades do Clube Juvenil. Na indústria, registra-se o restauro do moinho Germani, no bairro Santa Catarina. A capela de Santa Lúcia, que está em processo de finalização da reforma, exibe a estética das pequenas capelas e da religiosidade no interior do município.

Envie seu Comentário